SPDA

  • Guilherme Felipe da Silva
  • Avatar de Guilherme Felipe da Silva Autor do Tópico
  • Offline
  • Novato
  • Novato
Mais
9 anos 2 meses atrás #481 por Guilherme Felipe da Silva
Srs,
Bom dia!

Dimensionei um sistema para alimentar uma câmera ptz dome que será instalada a 18 metros de altura, em um poste metálico. Fiz os cálculos de acordo com o Anexo B da NBR5419 que sugeriram a necessidade de uso de SPDA. Segundo a mesma norma, meu poste pode servir de captador natural e condutor de descida. Minha dúvida é: no caso de usar o poste como captador e descida e supondo que não haveriam dificuldades mecânicas (resistência do ar e etc), eu poderia instalar o painel solar e caixa para os equipamentos neste mesmo poste (fazendo equipotencialização e aterramento)? E no caso de instalar o painel no topo do poste, anularia a função de captador natural do mesmo?

Obrigado.

Please Acessar ou Registrar to join the conversation.

Mais
9 anos 2 meses atrás #492 por Raphael Pintao
Guilherme,

Numa análise rápida, entendo que pode instalar normalmente no poste, fazendo como proposto.
Com o painel no topo certamente altera a capacidade do captador natura, visto que é uma área relativamente plana, sem pontas. Vc pode instalar o painel "no meio" do poste, com a precaução de que fique para o Norte, evitando sombreamento. Dependendo da latitude, precisa afastá-lo um pouco pra não pegar sobra do poste.

Eu me preocuparia também com o aterramento e proteções para o circuito, não só das carcaças, pois a corrente pode seguir para os painéis ou equipamentos, inclusive por indução.

O problema, geralmente, é que as proteções adequadas custam caro e nem sempre vale a pena o investimento, valendo a pena correr o risco e trocar se houver um problema.
Em postes de iluminação, por exemplo, com energia solar, geralmente não se usa o aterramento e as proteções todas, até por trabalhar em menores tensões, mas sempre com algum risco.

não sou um super especialista em SPDA, mas acho que as opiniões já vão te ajudar. Se for o caso procure um especialista, valerá a pena!!

abs

Please Acessar ou Registrar to join the conversation.

  • Jonathan Rodrigo Pedroni
  • Avatar de Jonathan Rodrigo Pedroni
  • Offline
  • Novato
  • Novato
Mais
9 anos 4 semanas atrás #515 por Jonathan Rodrigo Pedroni
Olá Raphael, como os painéis ficam sendo o ponto mais alto de uma edificação e são aterrados, eles não funcionariam como um para-raios? No meu caso a 60 metros de minha casa tem um prédio de 4 andares e pelo que percebi não possui para-raios e ao lado de minha casa tem outra residencia de 2 andares. Preciso me preocupar com descargas atmosféricas? O aterramento dos meus painéis é o mesmo de todos os equipamentos do sistema e está ligado até a barra de aterramento no quadro de comando com fio 2,5mm². Do quadro de comando até o aterramento feito com 3 hastes de 2,40m vai um fio 10mm². Outra dúvida, preciso colocar DPS na parte CC do sistema?

Please Acessar ou Registrar to join the conversation.

Mais
9 anos 3 semanas atrás #526 por Raphael Pintao
Jonathan,

Os prédios obviamente vão reduzir os riscos, mas só calculando e consultando um especialista pra considerar que não terá problemas, realmente. Não se esqueça que uma descarga próxima também pode afetá-lo, por indução.

Não sei te dizer se os dimensionamentos/projeto do seu aterramento estão corretos. Mas se seguiu as normas não deveria ter problemas.

Quanto ao DPS, sim, é uma proteção também na parte CC. a descarga pode vir direto nos equipamentos na parte CC (e precisaria então de um DPS Class I) ou por indução nesta mesma parte CC (então precisaria de um DPS classe II).

Porém, se o sistema é isolado, volto a dizer que nem sempre valerá a pena se utilizar de toda proteção que poderia, porque vai custar mais caro que o sistema de energia solar. Por outro lado, se os seus equipamentos são caros, então valeria mesmo a pena proteger e precisaria proteger o CC, pra não chegar até o AC e equipamentos, através do circuito.

abs

Please Acessar ou Registrar to join the conversation.

Tempo para a criação da página:0.145 segundos
Powered by Fórum Kunena