É possível conjugar sistemas off gried e gried tie

  • MARCUS MOULIN
  • Avatar de MARCUS MOULIN Autor do Tópico
  • Offline
  • Novato
  • Novato
Mais
8 anos 10 meses atrás - 8 anos 10 meses atrás #596 por MARCUS MOULIN
Desculpes se a ideia for leiga, afinal sou leigo.
Seria possível em um sistema, previamente desligado da rede, mas que já possui 500W em painéis e microinversores ligados às duas fases, fazer conexão de um inversor 3000W ligado a baterias?

Qual a minha tosca ideia. Como os microinversores gried tie param de injetar energia quando a rede é desligada, ligando o inversor off grid na rede, imediatamente o sistema gried tie injetaria energia, utilizando do sistema off grie apenas o consumo que excedesse a geração solar.

Isso é viável?
Última Edição: 8 anos 10 meses atrás por MARCUS MOULIN. Razão: Incluir símbolo de interrogação

Please Acessar ou Registrar to join the conversation.

  • Glaucio Batista
  • Avatar de Glaucio Batista
  • Offline
  • Membro Expert
  • Membro Expert
  • Ser perseverante na Fé e na Honestidade.
Mais
8 anos 10 meses atrás #599 por Glaucio Batista
Olá MARCUS,

É bom tê-lo conosco. Não entendi direito o seu intuito, :blush: acredito que o Daniel aqui do fórum possa lhe ajudar com mais precisão. De imediato o que poderia lhe aconselhar é dar uma conversada com o pessoal da www.rta.com.br/produtos/chaves-estaticas/ e/ou www.energiapura.com/content/inversor-gri...rregador-8-kw-radian , são produtos de qualidade e, além disso, são polivalentes.

Espero que consiga os produtos procurados,

Felicidades...

Please Acessar ou Registrar to join the conversation.

Mais
8 anos 10 meses atrás #600 por Raphael Pintao
Marcus, tudo bem?

Esse é um tema polêmico. A primeira coisa que lhe perguntaria é:

Porque quer fazer isso?

Imagino eu que:
a) Não quer desperdiçar a energia excedente no off-grid
Neste caso, opte pelo grid-tie e não vai perder nada

b) quer ter backup de baterias quando acaba a energia
Neste caso mantenha o off-grid, ou se precisar expandir, use um nobreak
A energia solar em nada contribui como backup, a menos que os apagões sejam de pelo menos 3 ou 4 dias seguidos. Caso contrário a chance de ter sol é de 30%, não dá pra contar com isso.

c) não quer perder a energia dos painéis quando a rede desligar
Essa perda é irrisória, pouquíssimos eventos e de curta duração, muitas vezes à noite

b') no caso do b), você pode me perguntar: Porque não usar um equipamento unico (como o outback radian que o glaucio comentou)?
esses inversores, como os da outback ou schneider, que nascem off-grid e viram grid-tie, tem eficiência muito baixa, 90-93% (perante 97-98% dos grid-tie). Além do sistema custar mais caro, essa perda acontecerá diariamente e o custo dessa perda é muito maior que o de um no-break.
Alguns fabricantes de inversor grid-tie estão lançando inversores com bateria para backup, como SMA, Fronius e Kako, porém nenhum deles pode ser vendido hoje para o Brasil. Estes tem melhor eficiência.

Outro ponto a lembrar é que as normas hoje não estão feitas para sisteams com baterias, você pode ter problema com a concessionária. No-break não tem problema.

abs

Please Acessar ou Registrar to join the conversation.

  • MARCUS MOULIN
  • Avatar de MARCUS MOULIN Autor do Tópico
  • Offline
  • Novato
  • Novato
Mais
8 anos 10 meses atrás #602 por MARCUS MOULIN
Boa tarde.
De fato, estou com 2 painéis de 255W e 2 microinversores já em operação e estou iniciando os procedimentos para futura regularização.
Essas ideias mirabolantes seria para, enquanto não regularizado, desligar a residência da rede durante o dia, mantendo nas baterias e painéis.

Interessante perceber que, sem a efetiva regularização e troca do medidor, a utilização do sistema grid tie pode ser um tiro no pé, já que a energia excedente não utilizada e que vai para a rede pública é registrada pelo medidor como consumo!

Please Acessar ou Registrar to join the conversation.

Mais
8 anos 9 meses atrás #656 por Raphael Pintao
Compreendo a preocupação com a energia injetada na rede.
Atualmente realmente não é permitido fazer sistemas com baterias, ou pelo menos a norma diz que não foi feita para tal.
O sistema pode, sim, ficar "pendurado" em uma rede local gerada por um outro sistema. Este sistema paralelo deve gerar uma rede nos mesmos moldes da rede pública e então o sistema grid-tie vai se referenciar nele. Isso é feito em sisemas off-grid grandes, chamamos de mini-rede.
Acho meio complicado e pouco útil no seu caso com 2 painéis.

abs

Please Acessar ou Registrar to join the conversation.

Mais
5 anos 4 meses atrás #2495 por HCOTELO
Boa tarde, enviei um pedido de orçamento aos Srs. para minha clinica e tenho um problema que não é o mesmo deste aqui apresentado mas pode ser uma variante. Eu talvez precise de uma forma de gerenciar um sistema misto de energia (rede e um grid-tie sem estar conectado no relógio da rede e sem banco de batarias (off grid).
A questão é que possuo uma clinica com consumo médio de energia de 1400 kwh/mes e espaço disponível para montar um sistema de geração energia solar de aproximadamente 50% deste consumo. O problema de utilizar um sistema on-grid é que a clinica fica no 7º andar e o relógio da distribuidora fica no térreo e não há espaço para passar mais um cabeamento de forma a interligar a alimentação da geração de energia solar ao relógio da rede. Pensei em fazer o controle através de algum equipamento, a partir do meu quadro de distribuição no 7º andar, que consiga "injetar" a energia solar para suprir a minha demanda e havendo falta de potência, ele complemetaria com a alimentação da rede que chega ao quadro. Desta forma usaríamos a geração de energia "on-line" sem compensá-la com a distribuidora e sem a necessidade de instalar um banco de baterias (off-grid) o que não desejo. A clínica funciona de 2a a sabado, de 08:00 as 19:30. A priori a perda de energia gerada seria apenas aos domingos e feriados (o que acredito não justifique o investimento em banco de baterias).
Existe algum equipamento que serve para este proposito? Obrigado pela atenção.

Please Acessar ou Registrar to join the conversation.

Tempo para a criação da página:0.174 segundos
Powered by Fórum Kunena