Eficiência de um sistema

  • Adriano Macedo
  • Avatar de Adriano Macedo Autor do Tópico
  • Offline
  • Novato
  • Novato
Mais
8 anos 10 meses atrás #643 por Adriano Macedo
Boa tarde!
Estou fazendo alguns testes em bacada e surgiu uma duvida em relação a capacidade real e nominal de geração. Os equipamentos em questão são:

1 Controlador Morningstar Tristar TS-60 (PWM)
4 Paines Kyocera KD250GH-4FB2 (250W)
4 Baterias Freedom DF 4001 (220Ah)

Os painéis estão ligados em série-parelo (48v), de acordo com os dados do fabricante, teriam que gerar 2x8,39A = 16,78A. No software do controlador, em pleno meio dia, a corrente máxima de carga que registrou foi 10,20A. As baterias estão descarregadas. Essa perda é aceitável ou algo está errado? Obrigado.


Anexos:

Please Acessar ou Registrar to join the conversation.

  • Adriano Macedo
  • Avatar de Adriano Macedo Autor do Tópico
  • Offline
  • Novato
  • Novato
Mais
8 anos 10 meses atrás #644 por Adriano Macedo
Imagem correta!


Anexos:

Please Acessar ou Registrar to join the conversation.

  • Glaucio Batista
  • Avatar de Glaucio Batista
  • Offline
  • Membro Expert
  • Membro Expert
  • Ser perseverante na Fé e na Honestidade.
Mais
8 anos 10 meses atrás #650 por Glaucio Batista
Tem algo errado sim. Informa pra nós a configuração total do circuito neo

Please Acessar ou Registrar to join the conversation.

Mais
8 anos 10 meses atrás #652 por Deny
Adriano , como vc está trabalhando com módulos de 250W , vc deveria estar usando um controlador MPPT para corrigir a tensão e compensar na corrente que será injetada nos módulos.

No gráfico que vc passou pelo que entendo "Charge current" é o que está entrado no momento e não o pico de amperagem.



Abs.


Deny

Please Acessar ou Registrar to join the conversation.

Mais
8 anos 10 meses atrás #658 por Raphael Pintao
Complementando o Deny, vejo dois problemas:

1: painéis de 60 células, só com MPPT. (a menos que consiga uma configuração "exata" em termos de tensão, o que é meio difícil (impossível neste caso com 4 painéis).

2: mesmo que fosse MPPT, para alimentar em 48V você precisaria ligar todos em série. è preciso deixar a tensão nominal pelo menos uns 40%-50% acima da nominal da bateria para funcionar bem. Se ligar apenas 2 painéis em série, terá 60V que é muito pouco para um banco em 48V

Neste seu caso, pensando em uma tensão de carga por volta de 56V, 60V dá uma diferença muito pequena prejudicando a capacidade de carga.

Abs

Please Acessar ou Registrar to join the conversation.

  • Adriano Macedo
  • Avatar de Adriano Macedo Autor do Tópico
  • Offline
  • Novato
  • Novato
Mais
8 anos 10 meses atrás #664 por Adriano Macedo
Primeiramente, gostaria da agradecer a todos pela participação e parabenizar o fórum, pois foi aqui que aprendi quase tudo.

Trabalho na área de Telecom, meu conhecimento se limita em rádios, fibra ótica e servidores!

De alguns anos pra cá, comecei a tomar gosto por fontes de energia limpa, principalmente fotovoltaica. Montei alguns sistemas pequenos em estruturas remotas onde não tem energia, sistemas que desde montados nunca tiveram downtime, infelizmente são sistemas simples, no qual não exigiu muito planejamento, um Painel de 250W/24V, um Controlador MPPT 10A e duas Baterias Freedom.

Desta vez estou trabalhando em um sistema bem maior, o consumo vai ser de 48V * 4Ah = 192Wh * 24h = 4.608W.
Ou seja, um consumo diário de 96A, então pensei:

8x Painéis 250W (8 * 8,39A = 67,12A / 2 = 33,56A * 5h = 167,8A de produção diária com 5 horas de sol)
1x Controlador de Carga MPPT 60A
1x Controlador de Descarga PWM 60A
4x Freedom DF4001 C20 220Ah (220A / 96A = 2,2 dias, aparentemente vamos ter que pelo menos dobrar o banco)

(Se alguém tiver e interesse adequar este sistema ficarei grato)

Respondendo as postagens...

Glaucio:

Quatro painéis com duas series em paralelo ligados a um Tristar TS-60 (PMW), carregando quatro baterias em serie, que já foram um pouco descarregadas e todo o cabeamento adequado.

Deny:

Com certeza preciso de um controlador MPPT, o problema é que até hoje não encontrei e preciso com uma certa urgência, vou montar este projeto daqui 1 Mês. Caso saiba onde consigo favor mandar um email para Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. ou ligar no (38) 9202-2120, não encontrei em nenhuma loja conhecida.

Raphael:

Como eu disse acima, não estou encontrando o controlador MPTT, se por gentileza souber de algum favor entrar em contato no Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. ou (38) 9202-2120 que compro na hora! Já procurei em diversas lojas inclusive na Neosolar e não encontrei.

Sobre ligar mais que dois painéis em serie, aprendi isso em suas postagens anteriores! Porem o Voc do controlador é 125V, permitindo ligar apenas três painéis, de inicio fiz isso mas estava gerando pouca corrente, então mudei para serie de dois para poder usar os quatro painéis. Já o MPPT tem um Voc de 150V permitindo ligar até quatro painéis em serie.

Me desculpem ter saído um pouco fora do assunto inicial e meu muito obrigado a todos.






Please Acessar ou Registrar to join the conversation.

Tempo para a criação da página:0.163 segundos
Powered by Fórum Kunena