Sistema off-grid de 6.500W

  • Junior Sousa
  • Avatar de Junior Sousa Autor do Tópico
  • Offline
  • Novato
  • Novato
Mais
8 anos 2 meses atrás #892 por Junior Sousa
Boa tarde a todos!

Estou cuidando da instalação de um sistema que quer se desligar da concessionária local que consome em média 800 Kwh/ mês.

Fiz todos os cálculos de dimensionamento dos painéis, contudo estou com problema sobre o dimensionamento do grupo de controle de carga, ou seja ,inversores e controladores de caraga que são consequência do número de baterias do sistema.

Pelo que vi o adequado seria conectar um único inversor central de 15.000 W para suportar picos de energia com segurança e instalar 280 Ah no sistema de baterias.

Contudo estou com dúvida sobre os controladores de carga e se é possível associar outputs de controladores para o inversor.

Queria pedir ajudar sobre quais seria o arranjo com melhor custo benefício para o meu cliente, pois vi que o inversor também não supotaria o input de voltagem.

Please Acessar ou Registrar to join the conversation.

Mais
8 anos 2 meses atrás #893 por Deny
Junior olá, não sei quais os motivos do seu desligamento da concessionária, mas caso seja custo, acho que o investimento não compensa, talvez a alternativa para redução de custo e "zerar" a conta, seria você conectar essa instalação através de um sistema grid-tie, pois as baterias tem tempo de uso curto, teria que ter uma reposição em relação ao restantes dos equipamentos.

Para se ter uma ideia, como você não disse, suponho que esse 6.500W seja em um dia correto?

Tenha em mente que os sistemas desconectados tem um fator de geração menor (perdas maiores) que conectado.

Quando se fala em bateria em seus cálculos, geralmente para prolongar a vida útil delas, devemos dobrar o valor do banco para ter uma descarga em 50%, descargas profundas podem acabar precocemente com sua eficiência.


Em relação aos output:

Output de controladores de carga: sempre é diretamente para as baterias, e não para o inversores
Output das Baterias : sempre para o inversor


Abs.

Deny
The following user(s) said Thank You: Junior Sousa

Please Acessar ou Registrar to join the conversation.

  • Junior Sousa
  • Avatar de Junior Sousa Autor do Tópico
  • Offline
  • Novato
  • Novato
Mais
8 anos 2 meses atrás #905 por Junior Sousa
Entendo, amigo obrigado pela atenção.

Meu cliente não quer se desligar totalmente da concessionária, mas quer passar a consumir o que produz e usar o fornecimento convencional como back up apenas. Ele sabe que existem custos maiores envolvidos, porém assim preferiu.

O sistema possuiria uma potência máxima de 8.000 W de consumo, pois ele possui muitos ar condicionados ligados, inclusive estou dimensionando sistemas menores para esses eletrodomésticos em si, pois um inversor muito potente aumentaria muito os custos.

A profundidade de carga vai ser de 50% aproximadamente, enfim todo o projeto de acumuladores e custos foram ok. A minha dúvida é especificamente para os controladores de carga, pois eles possuem três pares de contatos, 1 par para o painel ou para as strings (de acordo com o dimensionamento), outro para o carregamento das baterias e outro para a ligação do sistema no inversor, certo?

Posso estar enganado, mas baterias estacionárias possuem apenas um par de contatos, certo? FIquei confuso com essa parte de input e output, no caso eu faço a mesma ligação dividindo para o controlador e para o inversor?

Abs

Please Acessar ou Registrar to join the conversation.

Mais
8 anos 2 meses atrás - 8 anos 2 meses atrás #906 por Deny
Junior entendo, como você disse o sistema tem potência máxima de 8000W , mas não disse o período que chegará essa potência dia/horas , a minha preocupação em sistemas off-grid com potências muita altas deve se ter cuidado com as baterias, sala climatizadas deve ser pensada e bem ventiladas o tempo inteiro, como todo acumulador ela libera gás explosivo, espero que tenha pensado nisso.

Agora vamos a sua pergunta.

A minha dúvida é especificamente para os controladores de carga, pois eles possuem três pares de contatos, 1 par para o painel ou para as strings (de acordo com o dimensionamento), outro para o carregamento das baterias e outro para a ligação do sistema no inversor, certo?

Resposta:

Quase isso, a primeira entrada é para o painel,painéis ou string como bem disse, segunda é uma saída para as bateria, ou baterias o terceiro contato é para uma carga de 12V,24V etc dependendo qual a tensão está trabalhando seu banco.

O inversor se liga diretamente nas baterias.




Veja o esquema abaixo:

www.neosolar.com.br/media/kunena/attachm...ao2controladores.png
Abs.

Deny
Última Edição: 8 anos 2 meses atrás por Deny. Razão: Erro no texto
The following user(s) said Thank You: Junior Sousa

Please Acessar ou Registrar to join the conversation.

  • Junior Sousa
  • Avatar de Junior Sousa Autor do Tópico
  • Offline
  • Novato
  • Novato
Mais
8 anos 2 meses atrás #910 por Junior Sousa
OK, Deny.

Muito obrigado pelas considerações, a exaustão dos gases está planejada e a potência também.

No caso, a região onde vou fazer a instalação (Fortaleza, CE) é muito privilegia pelo Sol, tendo tranquilamente não menos que 5 horas de sol diariamente.

Então o terceiro par de saída do controlador é de 12/24 V?

A ligação com o Inversor pelas baterias possui alguma ordem ou padrão específico como o da figura em relação as polaridades, ou foi apenas para ilustração?

Please Acessar ou Registrar to join the conversation.

Mais
8 anos 2 meses atrás - 8 anos 2 meses atrás #911 por Deny
Olá Junior a ligação do inversor tem polaridade, assim ligar o contato positivo do inversor no contato positivo do seu banco de baterias, da mesma forma ligar o negativo do inversor no negativo do banco, faça essa ligação cruzada assim o descarregamento será equalizado.


Seja no desenho abaixo.
Última Edição: 8 anos 2 meses atrás por Deny. Razão: Não anexou o arquivo
The following user(s) said Thank You: Junior Sousa

Please Acessar ou Registrar to join the conversation.

Tempo para a criação da página:0.086 segundos
Powered by Fórum Kunena