Banco de baterias 12 e 24V ao mesmo tempo.

  • Leandro Sampaio
  • Avatar de Leandro Sampaio Autor do Tópico
  • Offline
  • Novato
  • Novato
Mais
7 anos 3 meses atrás #1203 por Leandro Sampaio
Prezados, boa tarde.

Meu sistema off grid funciona em 12v, tinha 2 painéis de 265w da canadian (30v 8a).

Estou fazendo um upgrade com mais dois painéis iguais e a troca do controlador pwm por um Epsolar tracer 40A mppt.

Então surgiram algumas dúvidas:

Pelas especificações do tracer 40A, para usar os 4 painéis ~1000w, o sistema terá de funcionar em 24V para respeitar a limitação dos 40A, certo!?

Colocar as baterias em série não seria um grande problema, se não fosse o fato do meu inversor ser a 12v/220 senoidal puro.

Então a ideia que me surgiu foi, para não antecipar a troca do inversor por um 24v foi ligar as 2 baterias em série(24v) para carregar pelo Tracer e fazer uma ligação em parelo em 12v para o inversor.

Para evitar o curto pelas duas ligações simultâneas, a ideia é usar diodos de bloqueio schottky na ligação em série onde a amperagem de passagem deve ser menor.

A dúvida se baseia no fato de que acho mais proveitoso adquirir um inversor grid tie de 1000w para ligar junto com o controlador tracer (depois da carga das baterias o restante iria para a rede) do que trocar prematuramente o inversor off-grid que é bem decente 2500w e 5000 de pico (apesar de xing ling)

Sugestões??

Please Acessar ou Registrar to join the conversation.

Mais
7 anos 3 meses atrás #1204 por Raphael Pintao
Leandro, tudo bem?

Você tem 2 opções:

1) Trocar todo sistema para 24V

2) Montar dois conjuntos de painel em paralelo, no mesmo banco de baterias.

O 2o cenário deve ser mais econômico, uma vez que preserva todo o restante.
O ideal é sempre ter um banco único de baterias, isso aumenta a robustez do sistema e também aumenta a vida útil das baterias.

Então você adicionaria 2 painéis com um controlador igual ao que ja tem e ligaria no mesmo banco de baterias em 12V
(ou em um banco ampliado em 12v, uma vez que vc deve estar aumentando o consumo também)

São 2 "geradores" abastecendo 1 banco de baterias.

PS: Evite a solução que comentou de ter baterias em uma tensão diferente do inversor.

Please Acessar ou Registrar to join the conversation.

Tempo para a criação da página:0.140 segundos
Powered by Fórum Kunena