Conectar as saídas de carga em série de dois controladores

  • Giliard
  • Avatar de Giliard Autor do Tópico
  • Offline
  • Novato
  • Novato
Mais
6 anos 8 meses atrás #2152 por Giliard
Bom dia, parabéns a NeoSolar pelo fórum.

Tenho dois sistemas independentes, cada um com controlador ligado em um banco de baterias de 24v. Posso ligar as saídas de carga em série dos dois controladores para obter 48V?

Ou seria melhor para obter 48V conectar todas as 4 baterias em série (ligando cada controlador em 2 baterias), e ao invés de conectar na saída de carga dos controladores, conectar os equipamentos diretamente nas 4 baterias? De forma similar à figura anexa.

Obrigado.
Anexos:

Please Acessar ou Registrar to join the conversation.

Mais
6 anos 8 meses atrás - 6 anos 8 meses atrás #2157 por Bruno Palos
Oi Giliard, como vai?

O fórum está bem bacana, né? Tem bastante informação para nos guiar dentro do mundo solar fotovoltaico.

Sobre sua dúvida, nunca deve ligar controladores em série.

Quem irá determinar a tensão de operação do seu sistema é o banco de bateria. E a capacidade do controlador de carga deve estar alinhada com a tensão do seu banco de bateria.

Se você tem um banco em 12V, seu controlador deve ser de 12V. Se quer banco em 24V, necessita de um controlador que atenda 24V, e assim por diante.

Mesmo que você conecte o banco de baterias em 48V e ligue cada controlador em 24V, na saída de carga do controlador você ainda terá os 24V e não os 48V como desejado, pois é a tensão que seu controlador suporta.

Outro ponto importante é a ligação dos equipamentos diretos na baterias. Sugiro não ligar as cargas diretamente ao banco, pois não teria nenhum equipamento que limite a corrente que será passada às cargas. Esta é uma das funções do controlador.

Resumidamente, para seu banco de baterias de 48V, recomendo adquirir um controlador 48V ao invés de fazer qualquer outra ligação.

Espero te ajudado. Abraço
Última Edição: 6 anos 8 meses atrás por Bruno Palos.

Please Acessar ou Registrar to join the conversation.

Tempo para a criação da página:0.124 segundos
Powered by Fórum Kunena