Conexão Rede da Residência e Inversor

Mais
6 anos 7 meses atrás #2174 por PAULO
Olá,

Tenho dúvidas se posso conectar a energia proveniente do inversor diretamente na rede principal da minha residência sendo a geração menor que a demanda. Tipo: colocar os dois sistemas de alimentação em paralelo como se faz com transformadores.

Ou preciso direcionar essa potência para algum equipamento de forma isolada, tipo a geladeira? E caso acabe essa energia da bateria tenho que utilizar uma contactora para transferir a alimentação para a concessionária?

Please Acessar ou Registrar to join the conversation.

Mais
6 anos 7 meses atrás #2177 por Bruno Palos
Olá Paulo,

Pergunta interessante.

Em princípio a solução que você precisa é um sistema grid-tie (conectado à rede), uma vez que você já possui energia elétrica no local. Esse sistema é mais eficiente e barato que um sistema isolado. Nele, tudo funciona automaticamente: quando falta energia ela vem da rede elétrica, quando sobra ela vai pra rede elétrica. Tudo é medido e você gera créditos que podem ser usados por até 60 meses, se sobrar energia no fim do mês.

Em alguns casos específicos, para sistemas pequenos ou se você não quiser pedir a autorização da distribuidora para um sistema grid-tie, você pode fazer um sistema como o que sugeriu;

Vai depender muito do tipo de inversor que deseja utilizar. Inversores/Carregadores fazem isso de forma bem simples.
Geralmente, há sistemas em paralelismo para nobreak e backup, onde o usuário utiliza a energia da rede e quando há falta de energia, o sistema Off-Grid assume automaticamente as cargas por um determinado período de tempo.

Ou então, você pode sim ligar o sistema Off-Grid apenas em alguns equipamentos. Dependendo do equipamento a ser ligado no sistema isolado, nem é necessário uma contactora para transferir a alimentação, pois a bateria pode dar conta da demanda deste equipamento. Mas para tal é necessário saber o regime de trabalho da carga a ser ligada no sistema isolado.

Abraço

Please Acessar ou Registrar to join the conversation.

Tempo para a criação da página:0.139 segundos
Powered by Fórum Kunena