Off-Grid Sobre a água

  • Tulio Canut
  • Avatar de Tulio Canut Autor do Tópico
  • Offline
  • Novato
  • Novato
Mais
5 anos 8 meses atrás #2398 por Tulio Canut
Olá pessoal,
Comprei duas placas Yingli 320Wp aqui pelo site e estou com algumas dúvidas.
Estou montando um sistema de monitoramento (câmeras, internet e luz) em uma criação de peixes que utiliza tanques rede (criação em represa). Como a criação muda de lugar o tempo todo devido ao nível da água, a distância fica grande entre meu pondo de energia e a criação. Por este motivo optei por utilizar energia solar.
Meu sistema será montando em um tablado que já é utilizado como apoio na criação. Este tablado é de metal, grande e bem estável. Além disso, fora os painéis o sistema será montando abrigado da chuva e sol.
Preciso de 2000W por dia, não passando de 400W ao mesmo tempo. Já adquiri os equipamentos e pensei em configurar da seguinte forma:
• Duas placas em paralelo -> controlador MPPT Victron 100v/30A (fio de 6mm, 3 metros).
• Controlador -> duas baterias de 240Ah em série (fio de 6mm, 1 metro).
• Baterias -> inversor Victron 24v/800w/220v (fio de 10mm, 1 metro)

Para não fazer besteira, seguem minhas dúvidas:
1. Estou fazendo algum erro de cálculos? Fios, equipamentos, etc?
2. Com este sistema consigo os 2000w (83,3A) por dia, mantendo e carregando as baterias?
3. Para proteção de choques elétricos, basta aterrar na estrutura metálica do tablado?
4. Devo utilizar qual bitola de fios para ligar as baterias em série?
5. Vou utilizar um disjuntor de 40A entre as placas e o controlador. Está correto? Devo utilizar em alguma outra ligação? Devo ter algum outro sistema de proteção?

Desculpem pela quantidade de perguntas hahahaha, mas realmente gostaria de fazer certo.

Obrigado,
Tulio

Please Acessar ou Registrar to join the conversation.

Mais
5 anos 8 meses atrás - 5 anos 8 meses atrás #2401 por Gabriel Araújo
Bom dia Tulio, tudo bem?

Obrigado por nos enviar as duas dúvidas!

Vamos lá:
1. Estou fazendo algum erro de cálculos? Fios, equipamentos, etc?
R: Considerando uma cidade com 5 horas de sol pleno por dia, em condições ideais, este sistema deve gerar muito próximo à energia total necessária. Caso haja sombreamento ou muita sujeira sobre os painéis, o sistema pode não ser o suficiente.

Em relação aos fios, está bem dimensionado. O único ponto de atenção são as baterias, que com essa profundidade de descarga terão uma vida útil de aproximadamente 2 anos. Para que a vida útil seja de 4 anos, é recomendado manter a profundidade de descarga entre 20% e 25%.


2. Com este sistema consigo os 2000w (83,3A) por dia, mantendo e carregando as baterias?
R: Sim, considerando os pontos de atenção citados acima. Para ter certeza da energia gerada, é necessário avaliar a inclinação dos painéis e quantidade de Horas de Sol Pleno que incidem nesta inclinação, na cidade em que o sistema será instalado.

3. Para proteção de choques elétricos, basta aterrar na estrutura metálica do tablado?
R: É interessante também usar um DPS entre os painéis e o controlador de carga, que deverá ser ligado neste mesmo aterramento. Se atentar para que o aterramento não tenha nenhum contato com a água.

4. Devo utilizar qual bitola de fios para ligar as baterias em série?
R: Caso estejam a menos de 1m uma da outra, 6mm² é o suficiente.

5. Vou utilizar um disjuntor de 40A entre as placas e o controlador. Está correto? Devo utilizar em alguma outra ligação? Devo ter algum outro sistema de proteção?
É recomentado usar um outro disjuntor de 40A (corrente contínua) entre o banco de baterias e o inversor, além do DPS citado acima.

Espero ter ajudado!

Atenciosamente,
Gabriel Araujo
Última Edição: 5 anos 8 meses atrás por Gabriel Araújo.

Please Acessar ou Registrar to join the conversation.

Tempo para a criação da página:0.128 segundos
Powered by Fórum Kunena