Diferença entre Inversor x Microinversor

Mais
5 anos 2 meses atrás #2580 por Alex
Se você adicionar placas de 330Wp elas vão perder potência, vai limitar a 265Wp. Você poderia por total de 15 placas de 265Wp. Você sempre deve olhar a capacidade máxima de tensão e corrente CC. Se você usa 16 placas de 265Wp, provavelmente não irá superar as tensões e correntes do inversor, mas o inversor não ira conseguir converter eficiente a potência total, desperdiçando um tanto significativo.
Seu arranjo está 10 placas em série?

No caso do aumento do número de placas e nao mexer no inversor, não precisa refazer homologação. Um agente da Cemig que faz a vistoria e a troca do medidor, concessionária da minha região, quase Minas gerais inteira, explicou que o que importa pra concessionária é o inversor. Quando você mandou projeto vc específicou a potência do inversor em 3kW. Essa é a potência de saida do seu sistema. Se vc por 1000 placas o inversor não vai conseguir fornecer mais que 3kW, então de forma simples o que importa pra concessionária é a potência do inversor. Caso vc tenha que trocar o inversor pra potência diferente, ai precisa fazer outro projeto.

Please Acessar ou Registrar to join the conversation.

Mais
5 anos 2 meses atrás #2581 por armando
Legal, sim ele está ligado em série, nesse caso se colocar a mais de placas o inversor converterá apena a sua capacidade total certo? agora me diz uma coisa...sabemos que as placas tem perdas estimadas em torno de 20 a 25% em média, digamos que as placas estão com uma inclinação não ideal e uma orientação desviada do norte, poderia colocar mais placas além das 15 permitidas para esse inversor sem ter prejuízo de conversão até o limite considerando a perda estimada do sistema? ou o inversor faz a leitura do numero de placas conectadas e automaticamente se limita a capacidade já predeterminada? (não sei se entende o que eu quis perguntar mas ta valendo, obrigado pelas respostas)

Please Acessar ou Registrar to join the conversation.

Mais
5 anos 2 meses atrás #2582 por Alex
Exatamente pelo fato das placas não trabalharem nas condições ideias que justifica o sobredimensionamento dos inversores. No caso, teoricamente, a potencia máxima instalada no inversor de 3kW deveria ser 3kWp, mas como as placas raramente atingem a potencia de pico por varias horas, pesquisas mostram que um inversor trabalhando com 20 a 30% de sobredimensionamento é vantajoso.
Quando falei 15 placas seria um potencia de 3,97kWp, ou seja, já está com aproximadamente sobredimensionamento dos 30%.
O inversor não sabe quantas placas estão instaladas, ele ve a tensão e a corrente. As 15 já está com uma boa margem a mais. Não aconselho passar dessa quantidade.

Vou deixar um link aonde tem uma matéria explicando mais sobre esse sobredimensionamento.
www.portalsolar.com.br/blog-solar/curios...e-uma-boa-ideia.html

Please Acessar ou Registrar to join the conversation.

Tempo para a criação da página:0.120 segundos
Powered by Fórum Kunena