sistemas trifasico

  • Rodolfo Zamborlini
  • Avatar de Rodolfo Zamborlini Autor do Tópico
  • Offline
  • Novato
  • Novato
Mais
9 anos 3 meses atrás - 9 anos 3 meses atrás #418 por Rodolfo Zamborlini
Boa tarde,

Pretendo montar um sistema solar na minha casa, estou na fase de aprender/estudar a viabilidade e como instalar, vi pelas montagem ilustradas nos manuais dos inversores e placas que os inversores são ligados em serie e a sua saída bifásica posso ligar direto na rede da casa ou no relógio da concessionaria de energia.

Minha duvida é que minha casa é trifásica, eu teria que ter pelo menos 3 painéis/inversores para que a saída seja ligada dois a dois nas três fases para "equilibrar" ou talvez um inversor não atrapalhar o outro?, caso eu queria aumentar o sistema como eu ligaria os outros painéis/inversores (em paralelo ou em serie com os anteriores nas 3 fases)?

Minha intenção é ser um micro gerador e fornecer para a concessionaria afim de reduzir o custo na minha conta como a resolução 482 prevê.

Grato desde já.
Última Edição: 9 anos 3 meses atrás por Rodolfo Zamborlini. Razão: complementar

Please Acessar ou Registrar to join the conversation.

Mais
9 anos 3 meses atrás #420 por Raphael Pintao
Rodolfo, tudo bem?
Que bom que está entrando para este mundo, vc vai gostar!

Quem defini se o sistema pode ser mono/bifásico ou se deve ser obritagóriamente trifásico, é o tamanho do sistema fotovoltaico, e não o local onde será instalado.

Se for até 10kWp, ele pode ser mono ou bifásico, sem problemas, passando disso obrigatoriamente trifásico.

Se o sistema mono ou bifásico, vc quase nunca terá dificuldades.
Se for trifásico, pode ter uma dificuldade se sua rede for 220/127, porque muito provavelmente o seu inversor fornecerá 380/220. Neste caso você precisará de um transformador.
Outra opção é usar inversores mono ou bifásico e balancear as 3 fases, o que é aceito de forma geral pelas concessionárias.

abs
The following user(s) said Thank You: Rodolfo Zamborlini

Please Acessar ou Registrar to join the conversation.

  • Rodolfo Zamborlini
  • Avatar de Rodolfo Zamborlini Autor do Tópico
  • Offline
  • Novato
  • Novato
Mais
9 anos 3 meses atrás #422 por Rodolfo Zamborlini
Obrigado pela resposta, mas tenho mais, seguem o projeto da minha casa e um esquema de ligação, de acordo com que você explicou vai dar certo. A minha preocupação era coloca os inversores em paralelo balanceando as fases. O fato de eu ligar a saída dos inversores direto no quadro de distribuição, se eu tiver consumindo energia irá consumir das placas e pegando da rua o restante da demanda e quando eu não tiver usando estaria vendendo diretamente para a concessionaria? (claro depois que a concessionaria colocar o outro relógio)
ou eu teria que adquirir outro dispositivo?
Este anexo não é visível para visitantes.
Por favor, faça o login ou cadastre-se para vê-lo.


Anexos:

Please Acessar ou Registrar to join the conversation.

Mais
9 anos 3 meses atrás #423 por Raphael Pintao
Rodolfo, belo esquema, ficou bem claro!!

O esquema em sí, está correto, porém acredito que vc não ligará desta forma na prática, devido ao tamanho do sistema.

Você vai usar microinversores? Com microinversores a ligação poderia ser esta, porque é 1 inversor p/ 1 painel, mas geralmente são n painéis para 1 inversor.

Mesmo com microinversor, se a potencia total for < 10kW, você vai fazer bifásico ou monofásico mesmo.
O esquema que desenhou faria sentido se fossem 3 arranjos de painéis e não apenas 3 painéis. Neste caso, de 3 arranjos que somados superam 10kW, o esquema estaria correto.

Quanto à questão da energia entrar ou sair, é isso mesmo. A energia sempre corre para o caminho mais curto onde há carga. No caso do seu sistema, será sempre a sua casa em 1o lugar e se sobrar, sairá para a rede pública. Se faltar, é complementado pela energia da rua.
O único aparelho alterado para esse funcionamento é o relógio, que será bidirecional. Mede entrada e saída, no final do mês vc paga o saldo. Se sobrar, gera credito e pode usar por até 36 meses.
Nunca haverá venda de energia.

abs

Please Acessar ou Registrar to join the conversation.

Mais
9 anos 1 semana atrás #512 por mauro dap
Ola´, eu sou novo e tenho m sistema trifasico no meu apt. Moro em Salvador e estavo pensando de comprar it de celula solar e costruir dois painel solar potenca complesiva 300w circa. Posso colocar tramite inversor gired tie na tomada do meu apt, nao vou tem problema com a concesionaria, ele nao va descobrir ?? Secundo e nao entendi bem o problema do inversor com o trifasico, nao posso usar aquele que encontro no mercadolivre e colocar diretamente na tomada ?? Muito obrigado

Please Acessar ou Registrar to join the conversation.

Mais
8 anos 11 meses atrás #529 por Raphael Pintao
abaixo de 10 kw pode ser mono, bi ou trifásico.
O sistema tem que ser aprovado pela distribuidora pois ha riscos para a rede de energia.

Não recomendo os inversores do mercado livre, eles não tem as proteções mínimas de um inversor grid-tie e vão lhe causar problemas.

No brasil não é permitido ligar o sistema em uma tomada, mesmo que ele produz menos que 10A (que seria suportado pela tomada, em princípio)

Entendo o desejo de reduzir os custos e simplifcar o processo, mas há riscos reais à rede e às pessoas, então é necessário seguir as normas e recomendações técnicas.

abs
The following user(s) said Thank You: Anderson

Please Acessar ou Registrar to join the conversation.

Tempo para a criação da página:0.163 segundos
Powered by Fórum Kunena