Sera que meu medidor ja é Bi-Derecional?

  • Marcelo Norimbeni
  • Avatar de Marcelo Norimbeni Autor do Tópico
  • Offline
  • Novato
  • Novato
Mais
9 anos 2 meses atrás #474 por Marcelo Norimbeni
Recentemente fiz a troca do meu padrao de monofasico para bifasico e me colocaram um medido digital novo.
tem como saber se esse medidor ja é bi-direcional???

se for, posso montar um sistema grid tie para autoconsumo, sem avisar a concessionaria.

PS minha concessionaria é a Elektro - Fernandopolis -SP

Please Acessar ou Registrar to join the conversation.

Mais
9 anos 2 meses atrás - 9 anos 2 meses atrás #476 por Raphael Pintao
Marcelo,

Depende da marca e modelo exato que escolheram. Provavelmente não é bidirecional.
Alguns podem ser programados para serem bidirecionais, mas os digitais, em geral, não atendem esta função, por enquanto.

De toda forma, é importante o processo com a concessionária por questão de segurança da rede, não só pelo relógio bidirecional. É claro que depende do tamanho do sistema, mas dependendo do local eles precisam reforçar ou alterar a rede de distribuição pra que o sistema FV não cause problemas à rede como um todo.

Antigamente, muitas pessoas instalavam sem avisar e com o relógio mecânico (que quase sempre gira para trás também), o efeito era o mesmo que o net metering. Acontece que antes não tinhamos as normas e resolução 482 para nos apoiar e era muito complicado conseguir uma aprovação da distribuidora.

Atualmente, não vejo mais muito sentido em fazer o sistema sem conhecimento da concessionária. Aliás, o sentido é que fica mais barato não precisar de um engenheiro e que perderá menos tempo, mas acredito que é importante consultar o engenheiro e a distribuidora na hora de fazer seu sistema.

Grande abraço,
Última Edição: 9 anos 2 meses atrás por Raphael Pintao.

Please Acessar ou Registrar to join the conversation.

Tempo para a criação da página:0.141 segundos
Powered by Fórum Kunena