Potencia do Inversor

  • Eduardo
  • Avatar de Eduardo Autor do Tópico
  • Offline
  • Novato
  • Novato
Mais
8 anos 8 meses atrás #697 por Eduardo
Boa noite,

Meu nome é Eduardo, e estou começando agora a pesquisar mais a fundo sobre microgeração de energia, e uma das minhas duvidas é sobre como escolher o inversor ideal, pois li que o correto, é o mesmo trabalhar subdimensionado (em torno de 60% da potencia do gerador fotovoltaico) para conseguir um melhor rendimento, e não próximo a potência nominal do gerador. Isso está correto?

Att

Please Acessar ou Registrar to join the conversation.

Mais
8 anos 8 meses atrás - 8 anos 8 meses atrás #698 por Deny
Olá Eduardo, os inversores são construídos, para trabalhar na sua potência nominal, se você compra um inversor de 3000W, ele deve trabalhar até 3000W- sendo que alguns fabricante colocam sua potência nominal a 3000W e ainda, existe uma margem de segurança para esse valor.

Respondendo a sua dúvida os inversores no caso conectados à rede, são bem caros - imagina comprar um inversor de 3000W e ter que usar apenas 60% do que o fabricante recomenda, é jogar dinheiro fora. e o pior o "payback" vai ficar mais distante, não compensado a sua adoção para fins de economia de energia, e dinheiro.

O único caso que vc deve usar até 50% 60% - melhor caso 25%, que prolonga a vida útil de uso, são as baterias - será que seria isso. o ponto talvez que você tenha lido?

Caso você tenha montado um sistema solar não conectado (off-grid) com banco de baterias, e caso você use apenas 50% da carga das baterias e evitando descargas profundas nesse nível, você pode em alguns casos dobrar o tempo de vida das baterias (levando em consideração temperatura), pois elas trabalham por ciclos.

Espero que tenha ajudado.

Deny
Última Edição: 8 anos 8 meses atrás por Deny.

Please Acessar ou Registrar to join the conversation.

  • Eduardo
  • Avatar de Eduardo Autor do Tópico
  • Offline
  • Novato
  • Novato
Mais