Potencia do Inversor

  • Eduardo
  • Avatar de Eduardo Autor do Tópico
  • Offline
  • Novato
  • Novato
Mais
8 anos 8 meses atrás #697 por Eduardo
Boa noite,

Meu nome é Eduardo, e estou começando agora a pesquisar mais a fundo sobre microgeração de energia, e uma das minhas duvidas é sobre como escolher o inversor ideal, pois li que o correto, é o mesmo trabalhar subdimensionado (em torno de 60% da potencia do gerador fotovoltaico) para conseguir um melhor rendimento, e não próximo a potência nominal do gerador. Isso está correto?

Att

Please Acessar ou Registrar to join the conversation.

Mais
8 anos 8 meses atrás - 8 anos 8 meses atrás #698 por Deny
Olá Eduardo, os inversores são construídos, para trabalhar na sua potência nominal, se você compra um inversor de 3000W, ele deve trabalhar até 3000W- sendo que alguns fabricante colocam sua potência nominal a 3000W e ainda, existe uma margem de segurança para esse valor.

Respondendo a sua dúvida os inversores no caso conectados à rede, são bem caros - imagina comprar um inversor de 3000W e ter que usar apenas 60% do que o fabricante recomenda, é jogar dinheiro fora. e o pior o "payback" vai ficar mais distante, não compensado a sua adoção para fins de economia de energia, e dinheiro.

O único caso que vc deve usar até 50% 60% - melhor caso 25%, que prolonga a vida útil de uso, são as baterias - será que seria isso. o ponto talvez que você tenha lido?

Caso você tenha montado um sistema solar não conectado (off-grid) com banco de baterias, e caso você use apenas 50% da carga das baterias e evitando descargas profundas nesse nível, você pode em alguns casos dobrar o tempo de vida das baterias (levando em consideração temperatura), pois elas trabalham por ciclos.

Espero que tenha ajudado.

Deny
Última Edição: 8 anos 8 meses atrás por Deny.

Please Acessar ou Registrar to join the conversation.

  • Eduardo
  • Avatar de Eduardo Autor do Tópico
  • Offline
  • Novato
  • Novato
Mais
8 anos 8 meses atrás #699 por Eduardo
Boa noite Deny,

Na verdade o que quis dizer foi em relação a comprar um inversor com 60% do total da carga gerada, e não utilizar 60% do inversor.
exemplo: Tenho um potencial de 10KWp nos paineis e instalo um inversor de 6KWp (seria +/- isso).

Segue em anexo o documento que gerou minha duvida.

Att
Este anexo não é visível para visitantes.
Por favor, faça o login ou cadastre-se para vê-lo.

This message has an attachment file.
Please log in or register to see it.

Please Acessar ou Registrar to join the conversation.

Mais
8 anos 8 meses atrás - 8 anos 8 meses atrás #700 por Deny
Eduardo boa noite, eu vi o estudo e pelo visto tem 11 anos, de lá para cá muita coisa aconteceu, ele diz que o FDI é 60% no início do estudo .

Vamos lá vou te falar na prática do meu dia-a-dia, hoje os inversores grid-tie tem FD (fator de potência entre 99 - 95 % (para maior que 5Kw ) isso é norma se estiver fora disso a concessionária, nem aprova o projeto, e dificilmente inversores homologados trabalharão fora disso.

Observo que o estudo levou em consideração o inversor, esquecendo um pouco do arranjo em questão.

O que quero dizer é se você tem um potencial instalado nos painéis de 10kwp, e se hoje com os novos inversores com fator de potência de 98 - 99%%, significa que ele poderá gerar 9800Wp de energia injetadas nas rede da concessionária, tirando é claro as perdas, isso em condições normais de temperatura, direção e inclinação.

Se levasse em consideração o estudo como verdade, que o FDI hoje fosse de 50% , 60% estaria jogando 38% de energia no lixo, pois se você tem 10kwp em painéis instalados e estão expostos ao intempéries, eles estarão sendo degradados pelo tempo, apesar de não estar gerando ao inversor, expostos ao sol estão trabalhado normalmente.

E uma outra dica: nunca se liga um inversor com capacidade inferior ao arranjo instalado de maior potência nominal, pois queimaria imediatamente. ( Isso só não aconteceria se vc tivesse problemas com sombreamento inevitável e estivesse compensado as perdas de sombreamentos com painéis adicionais).

No estudo isso foi possível essa ligação, pois foi feita por ligação paralela, que não é o padrão nas ligações feita hoje em dia, devido a voltagem de "start" dos inversores serem alta na faixa de 124 ~ 200Vcc.

Hoje quando de fala em FDI, dimensionamento do inversor, pensamos em primeiro lugar orientação, inclinação e incidência, isso você encontra nos ATLAS Solares, o que pode dar o melhor fator de de ganho para sua região. (Só consultar)

Um exemplo prático:

Tenho em casa um sistema Grid-tie instalado e funcionando o meu potencial instalado dos painéis é de 1530wp Nominal , meu inversor é 1500Wp tem margem de segurança de 10% sobre essa potência.

Hoje no inverso, com direção e inclinação correta, meu inversor de 1500wp tem gerado no pico 1435wp, o que me dá um FDI de 95%. - isso é na prática, sempre há perdas como pode ter visto.

Se tivesse comprado um inversor subdimensionado como colocado, hoje em dia teria que dividir meu arranjo em dois inversores, pois não posso ligar um potência maior em um inversor com potência menor devido a ligação em série.

Se trabalhasse com apenas um inversor subdimensionado o outro restante do arranjo não poderia estar ligado ao inversor, pois o queimaria, como já expliquei acima.

E no final o estudo diz algo interessante:

"Com relação à perda total de energia, percebe-se que o subdimen-
sionamento dos inversores não é um fator de grande influência, já que o
sistema apresenta um FDI cerca de 0,85." página 40.

O estudo é válido, mas já tem 11 anos, muita coisa melhorou de lá para cá.

Espero ter ajudado.

Deny
Última Edição: 8 anos 8 meses atrás por Deny.

Please Acessar ou Registrar to join the conversation.

  • Eduardo
  • Avatar de Eduardo Autor do Tópico
  • Offline
  • Novato
  • Novato
Mais
8 anos 7 meses atrás #701 por Eduardo
Olá Deny,

Sem duvida esclareceu muita coisa. Muito obrigado pelas explicações e em breve postarei mais duvidas a medida que as mesmas forem surgindo.

Abraço

Please Acessar ou Registrar to join the conversation.

Mais
8 anos 7 meses atrás #702 por Deny
Olá Eduardo, quando precisar é só postar, tentarei responder dentro do que conheço e da minha experiência.

É compartilhando que as coisas acontecem.

Abs.

Deny

Please Acessar ou Registrar to join the conversation.

Tempo para a criação da página:0.118 segundos
Powered by Fórum Kunena