Ligação Elétrica - Inversor Grid Tie no QD

  • Marlon Roberto
  • Avatar de Marlon Roberto Autor do Tópico
  • Offline
  • Novato
  • Novato
Mais
6 anos 7 meses atrás #2193 por Marlon Roberto
Boa tarde. Queria saber como é a ligação física detalhada do inversor, passando pela string no QD. É jampeado nas entradas do djuntor principal, junto com as fases da concessionária ?

Muito grato!

Please Acessar ou Registrar to join the conversation.

Mais
6 anos 6 meses atrás - 6 anos 6 meses atrás #2205 por Bruno Palos
Marlon,

O sistema pode ser ligado em qualquer ponto da instalação que tenha capacidade elétrica de transportar a energia e a potência gerada pelo sistema. Porém, é necessário observar todos os requisitos de proteção para cada caso.

"Jampear" os cabos do sistema FV no disjuntor de entrada do alimentador de energia, não é muito indicado pelo fato de não se conseguir o aperto necessário nos bornes do componentes que podem causar aquecimento, danos ao equipamento, perdas de energia, e até outros problemas mais graves.

O ideal seria conectar o sistema ao barramento central do quadro, com um disjuntor, corretamente dimensionado para proteção do cabo que conecta o sistema FV à instalação elétrica do local.

A equipe de engenharia de NeoSolar faz estes projetos e o serviço pode ser adquirido por eles, ou então, caso tenha interesse, o curso de Sistemas Conectados a Rede aborda, como parte do conteúdo programático, a montagem de stringbox e conexão com o QD.

Espero ter ajudado.

Abs
Última Edição: 6 anos 6 meses atrás por Bruno Palos.

Please Acessar ou Registrar to join the conversation.

  • Milene Oliveira de Sousa
  • Avatar de Milene Oliveira de Sousa
  • Offline
  • Novato
  • Novato
Mais
6 anos 6 meses atrás #2217 por Milene Oliveira de Sousa
Eu também tenho essa dúvida, Bruno. Comprei um sistema On Grid, inversor de 3000 W, mas na minha residência, no quadro geral, só existe um disjuntor (disjuntor geral) de 40 A. É necessário dividir minha instalação em circuitos?
Saio do inversor com fase e neutro não é? A fase eu conecto ao disjuntor geral? O neutro tem que ir para o barramento do quadro?
Entendi você falar que posso adquirir um disjuntor de acordo com as características do cabo FV, ligar o cabo a ele e depois fazer a conexão ao disjuntor geral?

Please Acessar ou Registrar to join the conversation.

Mais
6 anos 6 meses atrás #2219 por Bruno Palos
Milene,

Em geral a conexão é feita antes da divisão dos circuitos, mas isso não é mandatório e depende do projeto elétrico como um todo.

Com relação às proteções, você vai precisar de DPS, Disjuntor ou fusível e eventualmente de chave seccionadora. Cada uma delas deve ser dimensionada também no projeto elétrico feito por um profissional habilitado. Não da pra dizer muito neste nível aqui do fórum e sem gastar um tempo maior em projeto.

Sobre a conexão em sí, deve compatibilizar o inversor com a rede. Se é mono 220V, pode ligar Fase-Neutro 220 ou Fase-Fase 220V (neste segundo caso é importante consultar o fabricante sobre esta possibilidade pois há casos em que o inversor pode "se perder" sem a referencia do Neutro.

Espero ter ajudado

Abs

Please Acessar ou Registrar to join the conversation.

  • Marlon Roberto
  • Avatar de Marlon Roberto Autor do Tópico
  • Offline
  • Novato
  • Novato
Mais
6 anos 5 meses atrás #2233 por Marlon Roberto
Bruno,

Então o ideal é ligar a saída do Sistema FV num novo djuntor dentro do QD e a saída desse novo djuntor ir para o djuntor principal ? Assim a energia vem do Sistema FV, entra no djuntor principal e vai pra os circuitos individuais da residência ?

Grato!

Please Acessar ou Registrar to join the conversation.

Mais
6 anos 5 meses atrás #2237 por Bruno Palos
Marlon,

Estas são definições de projeto, precisa ir mais a fundo e há diversas possibilidades.

De toda forma, é muito usual ligar a saída do Sistema FV num novo disjuntor dentro do QD e a saída desse novo disjuntor ser ligado no mesmo barramento onde se encontra o disjuntor geral.

Assim, acontece como você escreveu, a energia vem do Sistema FV, entra no mesmo barramento que está o disjuntor geral e vai para os circuitos individuais da residência.

Abraço

Please Acessar ou Registrar to join the conversation.

Tempo para a criação da página:0.199 segundos
Powered by Fórum Kunena