Medidores para Grid-tie.

  • Diego Rios
  • Avatar de Diego Rios Autor do Tópico
  • Offline
  • Administrador
  • Administrador
Mais
11 anos 2 semanas atrás - 10 anos 5 meses atrás #97 por Diego Rios
Pessoal como isso é algo novo no Brasil, muitas pessoas nos questionam se o local da instalação precisará ou não de um medidor diferente dos que já está instalado.

Nós sempre orientamos que precisa sim de outro medidor, no caso um digital e bi-direcional, pois será medido a energia de consumo e a de geração.

Em algumas cidades do Brasil até já tem instalado medidores digitais mas são os de modelos simples que no caso não servirá para medir a energia produzida no Grid-tie .

A ANEEL no ano passado aprovou uma regulamentação para medidores de energia digitais. Esse informação esta disponível aqui .

Sobre os medidores antigos no caso os analógicos, as pessoas nos questionam se é possível utilizar com o antigo. No caso sim, pois o relógio antigo irá girar ao contrário mas não recomendamos pois não aproveitará esses crédito junto a concessionária, ou seja energia gerada vai de graça para concessionária.

Então pessoal como hoje a ANEEL aprovou tanto os sistemas para micro e mini geração e os novos medidores de energia, as concessionárias já ter orientam qual o medidor será necessário para o Grid-tie.
Última Edição: 10 anos 5 meses atrás por Diego Rios.

Please Acessar ou Registrar to join the conversation.

  • Pedro Aureliano Tostes Pintao
  • Avatar de Pedro Aureliano Tostes Pintao
  • Offline
  • Moderador
  • Moderador
Mais
10 anos 11 meses atrás #98 por Pedro Aureliano Tostes Pintao
Os sistemas de energia operando conectados e em paralelo a rede elétrica deverão ter o medidor de energia atualizado.

Cada uma das distribuidoras de energia pode definir os modelos de medidor de energia a ser utilizado.
Algumas delas já definiram e outras ainda estão no processo de definição.

A resolução 482 da ANEEL, que regulamenta os sistemas de micro e mini-geração de energia estabelece o sistema de compensação de energia (net-metering) e que o relógio medidor deve ser capaz de medir a energia consumida e gerada, porisso o medidor deve ser bi-direcional.

A Distribuidora de energia irá definir e trocar o medidor mediante uma solicitação do consumidor. A diferença de custo entre o medidor tradicional e o novo medidor deverá ser paga pelo consumidor que solicitou o acesso.

Please Acessar ou Registrar to join the conversation.

Mais
10 anos 8 meses atrás #124 por Marcelo Veloso
olá,
Para fazer esta solicitação de troca do medidor, temos que já ter todo o projeto do sistema fotovoltaico em mãos ou primeiro podemos pedir a troca do medidor para depois fazer a instalação?

Please Acessar ou Registrar to join the conversation.

Mais
10 anos 8 meses atrás #125 por Raphael Pintao
Veloso,

O sistema deve ser instalado antes da troca do medidor. Na verdade a troca do medidor é uma das últimas etapas do processo, até porque se não for aprovado o sistema não seria necessária a troca.

De acordo com os procedimentos do PRODIST (que regula os critérios de acesso à rede)no capítulo 3.7:

"7.4 A acessada deve adequar o sistema de medição no prazo de realização da vistoria das instalações e iniciar o sistema de compensação de energia elétrica imediatamente após a aprovação do ponto de conexão"

Espero ter respondido à sua dúvida e continuamos à disposição.

Abraços

PS: Caso tenha mais alguma dúvida, coloco abaixo tudo que o PRODIST diz sobre o sistema de medição para geração distribuída:

"7 SISTEMA DE MEDIÇÃO
7.1 O sistema de medição deve atender às mesmas especificações exigidas para unidades consumidoras conectadas no mesmo nível de tensão da central geradora, acrescido da funcionalidade de medição bidirecional de energia elétrica ativa.
7.1.1 Para instalações em baixa tensão, a medição bidirecional pode ser realizada por meio de dois medidores unidirecionais: um para aferir a energia elétrica ativa consumida e outro para a gerada.
7.2 O acessante é responsável por ressarcir a distribuidora pelos custos de adequação do sistema de medição, nos termos da regulamentação específica.
7.3 A distribuidora é responsável por instalar o sistema de medição, assim como pela sua operação e manutenção, incluindo os custos de eventual substituição.
7.4 A acessada deve adequar o sistema de medição no prazo de realização da vistoria das instalações e iniciar o sistema de compensação de energia elétrica imediatamente após a aprovação do ponto de conexão."

Please Acessar ou Registrar to join the conversation.

Mais
10 anos 3 semanas atrás #259 por Rui
Peço desculpa por esta apresentação que também é uma questão, pois estou interessado em colocar um sistema grid-tie.
A questão que queria colocar é no caso de eu querer instalar um sistema grid-tie mas só para auto consumo ou seja sem as burocracias da micro-geração posso também pedir a mudança para um medidor bi-direcional?

Obrigado

Please Acessar ou Registrar to join the conversation.

Mais
10 anos 3 semanas atrás #260 por Raphael Pintao
Rui, um sistema de autoconsumo ou geração distribuída são praticamente o mesmo conceito. Geração distribuída é aquela feita próxima ao local de consumo.
De acordo com a Aneel, você precisa regularizar o sistema junto à distribuidora, até porque o sistema "utiliza" a rede e deve respeitar as normas pra manter a segurança do sistema e operadores.

Quanto ao relógio, ele é operado e instalado pela distribuidora, ela faz isso quando há motivação, neste caso, a geração distribuida.

Há quem simplesmente ligue o sistema, mas isso não é recomendado. Neste caso, na maioria dos relógios instalados hoje no Brasil, o relógio "gira para tras", então o resultado será o mesmo que no relógio bidirecional.

abs

Please Acessar ou Registrar to join the conversation.

Tempo para a criação da página:0.180 segundos
Powered by Fórum Kunena