Desvantagem do Microinversor

  • ANDRE DO VALE
  • Avatar de ANDRE DO VALE Autor do Tópico
  • Offline
  • Novato
  • Novato
Mais
5 anos 5 meses atrás #2500 por ANDRE DO VALE
Bom dia. Esta é minha primeira postagem.
Estou na iminência de instalar um sistema de energia solar em minha residência. Já superei diversas dúvidas (muitas delas incutidas pela próprias empresas instaladoras a fim de manter o potencial cliente consigo), principalmente por ser engenheiro eletricista (não atuante) de modo a suspeitar quando estão me dando meias verdades. Depois de praticamente já ter escolhido a empresa a projetar e executar o projeto (além de ser franquia de empresa nacional com responsabilidade solidária pela garantia e ser de um conhecido meu) e das marcas a serem usadas (embora não sendo as mais conhecidas, possuem das maiores garantias e estão associadas às marcas da própria empresa executora - além de sabermos que os elementos constituintes do sistema são robustos e normalmente não apresentam falhas recorrentes). Todavia me surgiu uma dúvida no último momento da contratação, dúvida que o consultor (não-técnico) não me soube responder de forma convincente). Confesso que já pesquisei, mas não encontrei nenhuma referência sobre o assunto: só vejo elogios acerca dos micro-inversores como superiores em quase tudo sobre os inversores de parede, a não ser pela sua ainda não total solidificação no mercado, o que só me parece vir com a popularização advinda do próprio uso. É sabido que a região norte tem um comportamento climático peculiar (quente e úmido, com variação de temperatura considerável durante os dias - do sol intenso para chuva intensa em questões de minutos -, bem como entre o ponto de máxima durante o dia e o de mínima durante a madrugada, e mesmo entre o período de maior calor - em torno de outubro, novembro - e de chuva mais intensa - em torno de março, abril). Todavia o tal consultor me colocou como problema dos micro-inversores em minha região justamente a questão da temperatura, o que lhes causaria avarias e a necessidade de troca frequente, o que me pareceu estranho, uma vez que são homologados para funcionar em até 65ºC (nunca passamos de 40ºC por aqui). Se por um lado ele trabalha mais exposto por estar sobre o telhado, ele está sob o painel e há fluxo d ar constante entre o painel e o telhado. Não me parece factível que o clima da região norte possa comprometer a vida útil do micro-inversor (as garantias são em torno de 15 anos, maiores inclusive do que dos próprios inversores de parede). Meu questionamento é se faz sentido o argumento do consultor, bem como se há alguma (s) desvantagem prática para o micro-inversor, além de seu preço ser ligeiramente superior se comparado com o inversor de parede? Grato desde já.

Please Acessar ou Registrar to join the conversation.

Mais
5 anos 4 meses atrás - 5 anos 4 meses atrás #2506 por Gabriel Araújo
Bom dia André!

Neste tópico aqui , o Raphael Pintão discute amplamente as vantagens e desvantagens do uso de microinversores em relação aos inversores string. Vale à pena dar uma olhada para uma visão mais geral.

Em relação à sua dúvida especifica: devido à sua alta capacidade de absorção de radiação, em dias ensolarados os painéis podem atingir temperaturas muito elevadas, da ordem de 30ºC acima da temperatura ambiente. Como os microinversores ficam abaixo dos painéis, eles também estão sujeitos a essas altas temperaturas. Essa temperatura será amenizada pelas constantes chuvas da região norte, e também pela circulação de ar entre os painéis e o telhado, mas é possível afirmar com certeza que estes inversores estarão sujeitos a temperaturas muito mais elevadas do que os inversores strings. Principalmente no período seco. Porém, não sei dizer o quanto isso prejudica a sua vida útil.

Nesta decisão, de forma geral, sugiro levar em conta outros fatores, mais tangíveis na escolha: preço do sistema como um todo, geração estimada, eficiência, sombreamento, etc, características que o Raphael discute no outro tópico.

Espero ter ajudado!

Atenciosamente,
Gabriel Araujo
Última Edição: 5 anos 4 meses atrás por Gabriel Araújo.

Please Acessar ou Registrar to join the conversation.

Tempo para a criação da página:0.070 segundos
Powered by Fórum Kunena