OVERCLOCK DE INVERSORES - Como gerar um pouco alem do limite recomendado.

  • ALEXANDRE GARCETE PRADO
  • Avatar de ALEXANDRE GARCETE PRADO Autor do Tópico
  • Offline
  • Novato
  • Novato
Mais
5 anos 3 meses atrás #2537 por ALEXANDRE GARCETE PRADO
Olá pessoal, possuo um sistema de 8 placas de 330w e um inversor fronius 3.0.1 (3000w). Apos 8 meses de uso acrescentei mais 4 placas de 345w no sistema, porém não as coloquei em série com as outras 8 que eu já tinha, e sim no segundo mppt do inversor. Bom , o que acontece é que a soma das potências das placas chegam a 4020w porém percebo que o inversor para nos 3030 w e não passa disso. Pesquisando na internet e nas especificações do próprio produto verifiquei que este inversor suporta até 40% alem do seu limite recomendado, podendo gerar até 4500w porem sua vida útil seria reduzida e tal. A pegunta ė o seguinte: 1 como desbloquear este inversor para passar de 3000w? Ou não tem jeito mesmo e este bloqueio é próprio para isso mesmo ( proteção do inversor ) . Obrigado se alguem puder ajudar ..

Please Acessar ou Registrar to join the conversation.

Mais
5 anos 3 meses atrás #2539 por Gabriel Araújo
Bom dia Alexandre!

Não é possível desbloquear este inversor para gerar acima de sua potência nominal. Independente da potência de painéis utilizada, ele sempre limitará a saída à sua potência nominal (ou muito próximo disso).

É comum utilizar uma potência maior de painéis em relação aos inversores. A potência pico especificada do painel é obtida em condições de laboratório, com temperatura de 25ºC e irradiação de 1000W/m². Em condições reais, as temperaturas podem ser bem superiores, a irradiação pode não ser tão alta, pode haver sujidade, sombras, etc. Além disso, os inversores são itens com um custo significativo em relação ao total do sistema. Por isso, os painéis são superdimensionados para compensar essas perdas e aproveitar melhor a capacidade do inversor, de forma que a potência de saída seja mais próxima da potência nominal do inversor na maior parte do tempo.

Esse "superdimensionamento" dos painéis deve ser determinado pelo projetista do sistema de acordo com as condições do local de instalação. No Brasil, costuma-se utilizar 20% a 30% mais potência de painéis do que de inversores, mas isso pode variar bastante de acordo com a instalação.

Espero ter ajudado!

Atenciosamente,
Gabriel Araujo
The following user(s) said Thank You: ALEXANDRE GARCETE PRADO

Please Acessar ou Registrar to join the conversation.

  • ALEXANDRE GARCETE PRADO
  • Avatar de ALEXANDRE GARCETE PRADO Autor do Tópico
  • Offline
  • Novato
  • Novato
Mais
5 anos 3 meses atrás #2540 por ALEXANDRE GARCETE PRADO
Camarada, obrigado mesmo pela ajuda, me esclareceu bastante..

Please Acessar ou Registrar to join the conversation.

Tempo para a criação da página:0.141 segundos
Powered by Fórum Kunena