Usando mais placas que o inversor suporta.

Mais
1 ano 8 meses atrás #3070 por Andre
Olá a todos.

Fiz através de uma empresa de Energia Solar, a instalação do sistema on grid.
Veio um inversor de 3k e 9 placas de 540w.
Não entendo muito de energia mas acredito que tenho mais placas que o inversor suporta. Procede essa minha dúvida?
Existe algum problema de usar como está?

Please Acessar ou Registrar to join the conversation.

Mais
1 ano 8 meses atrás #3071 por Raphael Pintao
André, tudo bem?
O uso de overpanelling em sistemas de energia solar fotovoltaica é bem comum, porém devem ser evitados os exageros, além de checar as especificações do inversor e projeto em cada caso.
O overpanelling é quando colocamos mais potencia de painéis (em Wp) do que a potencia do inversor, que é a potencia de saída
Um pequeno overpanelling (digamos até 20%) é até desejavel em um sistema de energia solar, pois assim se aproveita mais as placas solares praticamente em qualquer período com irradiação mais baixa, perdas, inicio e final do dia, etc.
Eu diria que dentro desses 20% você não vai perder nenhuma energia.
Até um pouco mais é aceitável, mas exageros vao causar riscos e/ou perda de energia nos dias onde a potencia deveria alcançar maiores picos (Ex: dias esolarados, mais frios e próximo as 12h)

No seu caso foi usado um overpanelling de 62% que me parece exagerado
Você deve veriricar o projeto específico, falar com o projetista e entender os motivos e precauções tomados, pois cada caso é um caso. Mas via de regra eu diria pra reduzir as placas ou aumentar o inversor

Please Acessar ou Registrar to join the conversation.

Mais
1 ano 8 meses atrás #3073 por Andre
Obrigado Raphael pela dúvida tirada. Como o projeto já foi feito e já está tudo montado vai ser difícil de mudar. Minha dúvida é: isso pode ser prejudicial para o inversor?

Please Acessar ou Registrar to join the conversation.

Mais
1 ano 8 meses atrás #3074 por Raphael Pintao
Andre, tudo bem?
Difícil de afirmar que sim ou que não... O ideal seria consultar o fabricante.
Alguns fabricantes recomendam um overpanneling máximo, outros não citam essa informação.
Depende um pouco de como o inversor "lida" com esse excesso de energia nos momentos de pico.
desulpe mas não consigo dar uma resposta mais precisa nesse caso.

Please Acessar ou Registrar to join the conversation.

Mais
1 ano 4 meses atrás #3094 por Pedro123
Tendo um inversor on gride solax 5KW que tem duas entradas MPPT pode-se colocar 8 paineis em serie numa das entradas e mais 4 paineis em serie na outra entrada? os painéis são iguais. Os meus agradecimentso

Please Acessar ou Registrar to join the conversation.

Mais
1 ano 4 meses atrás #3095 por Raphael Pintao
Pedro, bom dia!
Se são 2 mppts independentes, você pode fazer configurações completamente diferentes para cada um desses MPPTs, inclusive orientação e inclinação diferentes entre as duas séries de painéis.
Basta que respeite as faixas de operação e limites de cada entrada, conforme orientação do fabricante.
abs
The following user(s) said Thank You: Pedro123

Please Acessar ou Registrar to join the conversation.

Tempo para a criação da página:0.145 segundos
Powered by Fórum Kunena