Sistema Grid Tie on não gera o maximo de voltagem dos paineis.

  • Leonardo
  • Avatar de Leonardo Autor do Tópico
  • Offline
  • Novato
  • Novato
Mais
8 anos 7 meses atrás #742 por Leonardo
Desde já agradeço o espaço para tirar minha dúvidas sobre esse sistema tão interessante e revolucionário.

Não sou profissional no assunto mas sempre achei fascinante esse sistema de geração de energia. Fiz recentemente uma instalação com dois painéis solares em um inversor grid tie on ligado a rede de energia. São dois paineis ligados em paralelo de 255w cada um (Painel solar 255W fotovoltaico Yingli Solar - YL255P-29B 8,32A e 30,6V) em um inversor comprado no site aliexpress (O inversor é um 1000 W 20V-45VDC Grid Tie Micro inversor, Ac90v-ou 190 v-260 v,Viável para 600 w-1200 w, 24 v, 30 v, 36 V painel solar) e wattimetro. A tensão na minha residencia é de 110v.Os painéis estão voltados para o norte com uma inclinação de 11 graus estou em Aracaju Sergipe.
Minhas duvidas são: 1- Mesmo com sol nos dois painéis a media de geração de energia é de 350w. Eu achava que teria que pelo menos uns 450w. 2- No watimetro, observamos que mesmo os painéis com sol de meio dia e sem sombra, ele está marcando 350w e de uma hora para outra ele para de produzir, vai para zero depois ele volta novamente a produzir e fica assim produz durante uns a 10 segundos e depois para. Gostaria de saber se esses processos são normais ou se tem alguma coisa que possa fazer para melhorar a eficiência na produção da energia.
Muito obrigado pelo espaço Forte Abraço.

Please Acessar ou Registrar to join the conversation.

Mais
8 anos 7 meses atrás #778 por Deny
Leonardo boa tarde apenas uma dica , não use inversores sem homologação em rede de distribuição da concessionária , o primeiro motivo é caso esse inversor falhe , e não tenha passado por homologação ou siga padrões de segurança internacionais ,ele poderá no caso de uma manutenção na rede da operadora matar o operador que esteja mexendo na rede.

Principalmente, aqueles inversores laranja consoantes vendidos no MercadoLivre.

Outro ponto, por isso os inversores grid-tie devem ser autorizados pela concessionária para serem usado, caso eles descubram, poderão te desconectar da rede, o que poderá te trazer problema para fazer a religação do imóvel.

Deny

Please Acessar ou Registrar to join the conversation.

  • Leonardo
  • Avatar de Leonardo Autor do Tópico
  • Offline
  • Novato
  • Novato
Mais
8 anos 7 meses atrás #779 por Leonardo
Obrigado Deny pelas informações,
Como eu tinha interesse em montar na minha residencia e há pouco informação na minha opinião sobre a real eficiente do sistema fotovoltaico com a o inversor grid tie como tambem na minha capital não existe profissional experiente na área eu resolvir fazer esses teste pessoalmente. Já testei o inversor e ele realmente so injeta energia na rede da concessionaria se existir corrente.
Forte abraço.

Please Acessar ou Registrar to join the conversation.

Mais
8 anos 7 meses atrás - 8 anos 7 meses atrás #781 por Deny
Leonardo, vou passar minha impressão sobre as informações que você me passou, eu dei uma analisada
no inversor o qual você passou não sei se corresponde a esse: pt.aliexpress.com/item/FREE-Shipping-100....02020208.8.5.GAd5m9

Ele é bivolt e aceita uma corrente alta diferentes dos modelos convencionais, que trabalham com corrente baixa e tensão alta, devido a ligação em série.

Algumas perguntas, para poder te ajudar

Você fez a ligação do inversor na tomada como orienta o manual desse inversor ou fez uma ligação com proteção DPS, e DISJUNTOR ligada ao Quandro de distribuição da sua casa?

Por onde você está checando a potência? vejo que esse inversor não tem display. (corrente x tensão).

Pela minha experiência, a potência total dos painéis depende de alguns fatores, inclinação, orientação e temperatura. Como vc está em Aracajú - 10 grau de inclinação para sua região, já te dá uma captação de 4.73 HSP, que é muito bom, a temperatura influencia muito na geração, a cada 1 grau a tensão cai paulatinamente.

Um ponto a observar, os inversores independente do fator de inclinação , orientação e temperatura, mesmo em condições adversar como sombreamento , nublado ou chuva eles sempre geram alguma coisa, pois há tensão, mas a corrente é baixa, geralmente quando um inversor grid-tie zera a geração, é exatamente quando ele identifica uma falha na rede, que pode ser por: falta , variação de frequência ou tensão fora da faixa, como também fuga de corrente.

Outro ponto, quando te pergunto sobre o uso da tomada, como você está trabalhando com 2 painéis Yingli 255 em paralelo, a sua corrente de trabalho pode ultrapassar os 14A, caso tenha feito a conexão via tomada, cuidado pois as tomadas convencionais suportam no máximo 10A, caso esteja trabalhando acima disso por um período longo pode derreter, devido ao efeito "joule", verifique a tomada e a continuidade desse circuito.

Existe perdas dos painéis até o inversor e após o inversor, seria interessante colocar, um medidor após o inversor, para saber quanto de potência reativa eles está gerando, assim poderia realmente identificar se o Fator de Potência desse inversor condiz com o que ele declara.


Abs.

Deny
Última Edição: 8 anos 7 meses atrás por Deny. Razão: Falha no texto

Please Acessar ou Registrar to join the conversation.

  • Leonardo
  • Avatar de Leonardo Autor do Tópico
  • Offline
  • Novato
  • Novato
Mais
8 anos 7 meses atrás #783 por Leonardo
Deny mais uma vez obrigado pelas informações.

O inversor realmente é este. E fiz a ligação direto na rede pela tomada conforme o manual. Não tinha prestado atenção nesta informação da amperagem da tomada e vou reve la.
Eu comprei um watimetro que instalei depois do inversor, que é por ele que eu passo essas informações, conforme a foto. Os painéis estão com essa inclinação e virados para o norte, melhor posição, mas observo que no pico de geração o máximo que eles produzem são 350w com amperagem de 3,5a, na minha opinião deveria ser uns 450w.
Quanto ao problema de zera a produção que eu observo no watimetro eu conclui que quando a incidência alta do sol esta boa sem nenhuma nuvem, observo no watimetro que ele vai subindo ate os 350w ai ele zera depois volta novamente a produzir esse valor ou muito próximo disso ai zera novamente e fica assim umas 5 vezes se o sol continuar com essa incidência ele estabiliza e não fica zerando mais fica estável nos 350w e nao zera. A não ser que alguma nuvem diminua a incidência fazendo com que ele diminua a produção ate o sol voltar com a incidência boa, a produção vai subindo até os 350w e acontece isso novamente. Nos leds que ele possui um vermelho e um verde quando acontece essa fase de zerar a luz fica piscando, quando ele estabiliza ela fica acesa sem piscar.
A instalação esta aterrada e a toda a fiação utilizada foi de 6mm.
Agradeço a atenção Deny

Leonardo
Anexos:

Please Acessar ou Registrar to join the conversation.

Mais
8 anos 7 meses atrás - 8 anos 7 meses atrás #784 por Deny
Leonardo, tentei achar o manual desse inversor para ler o tópico de falhas, mas não achei nada pela internet, caso o tenha, veja a parte de alerta dos leds, poderá te ajudar.

2 coisas, interessante o ponto o o qual você comenta sobre quando o sol chega a pico ocorre a falha, nos sistemas solares acontece um efeito normal, o qual toda vez as primeiras incidência dos raios solares chegam aos painéis ocorre um pico de energia de alguns segundos que pode até ultrapassar o valor nominal do inversor, o qual é normal e os inversores estão preparados para tal, Isso geralmente acontece quando o sol está entre nuvens e essas se dissipam, e raios solares incidem sobre os painéis novamente.

Seria interessante você conseguir medir a amperagem e tensão CC através de um multímetro, antes do inversor, e veja se não há queda na tensão dos painéis até o inversor.

Caso queira ver esses dados em tempo real recomendo usar um voltímetro e amperímetro CC como esse:
produto.mercadolivre.com.br/MLB-68453879...-10a-som-bateria-_JM

OBS: sobre seu wattimetro, se não me engano esse consegue te mostra o fator de potência (PF) na saída, pois tenho um similar como esse.

Abs.

Deny
Última Edição: 8 anos 7 meses atrás por Deny. Razão: Nome estava errado
The following user(s) said Thank You: Pedro Aureliano Tostes Pintao

Please Acessar ou Registrar to join the conversation.

Tempo para a criação da página:0.163 segundos
Powered by Fórum Kunena