Problema em Sistema Grid Tie com pouca potência e oscilando

  • Fernando
  • Avatar de Fernando Autor do Tópico
  • Offline
  • Novato
  • Novato
Mais
6 anos 5 meses atrás - 6 anos 5 meses atrás #2228 por Fernando
Olá pessoal! Este é meu primeiro post e gostaria muito de poder contar com a experiência de vocês e desde já agradeço a colaboração!

Realizei minha primeira montagem em minha própria residência mas estou com problemas....
Meu sistema é composto por 8 painéis de 260W (todos em série totalizando uma potência máxima 2080W, 275V e 8,4Amax) e um inversor grid tie THEIA HE-T da Eltek Valere 2625W. Como o inversor entrega 220V (tensão fase-neutro) usei um autotrafo de 3000W para converter 220V (tensão de fase) para 127V (tensão de fase da minha rede). E as devidas proteções.

O inversor é projetado para iniciar seu funcionando com as seguintes condições:
- Tensão de entrada dos PVs: >230Vdc
- Potência: >7W
- Tensão de saída e frequência da rede dentro dos parâmetros usuais.

O que está ocorrendo é que, mesmo com sol forte, sem nuvens, a potência que ele marca é menor que 7W (cerca de 2 a 5W) e ele não entra em operação. A tensão de entrada está ok (275V) e os parâmetros da rede também (aprox. 230V @60Hz). Em algumas ocasiões ele consegue perceber uma potência superior aos 7W e inicia o funcionamento. Nesta situação entrega cerca de 300W (corrente por volta de 1.1A) fica operando por uns 30 a 50 segundos e em seguida desliga voltando para menos de 7W (vejam as fotos).

Fiz um teste colocando um reostato ligado diretamente nos painéis e consegui verificar que os painéis estão entregando potência normalmente.

Não fiz o aterramento dos painéis ainda pois o inversor pode trabalhar com sistema não aterrado (configuração atual), sistema aterrado no negativo ou aterrado no positivo. Estou verificando com o fabricante dos painéis qual o modo que eles configuram o aterramento embora não acha que esta pode ser a causa do problema.

Vocês tem alguma ideia do que pode estar ocorrendo e o que posso fazer? Obrigado!
Última Edição: 6 anos 5 meses atrás por Fernando.

Please Acessar ou Registrar to join the conversation.

  • Fernando
  • Avatar de Fernando Autor do Tópico
  • Offline
  • Novato
  • Novato
Mais
6 anos 5 meses atrás #2229 por Fernando
Segue o link do manual do inversor também.

www.google.com.br/url?sa=t&rct=j&q=&esrc...KpSauu3h-ZVpOZV1GknT

Please Acessar ou Registrar to join the conversation.

  • Fernando
  • Avatar de Fernando Autor do Tópico
  • Offline
  • Novato
  • Novato
Mais
6 anos 5 meses atrás #2230 por Fernando
Esqueci de mencionar que o inversor aceita até 3 strings (todas com mesma potência, tensão e corrente) que atendam o limite máximo do inversor. No meu caso usei apenas uma string deixando as outras duas sem nada conectado. Experimentei as outras duas entradas também para ver se não era algum problema na primeira mas ocorreu o mesmo problema relatado.

Please Acessar ou Registrar to join the conversation.

Mais
6 anos 5 meses atrás - 6 anos 5 meses atrás #2235 por Bruno Palos
Olá Fernando,

Assim como você disse, para o inversor começar a funcionar, necessita ter uma tensão de entrada de no mínimo 230Vcc.

Não sei qual as informações técnicas dos seus painéis, mas quando se faz o dimensionamento de painéis para um inversor, recomendamos que leve em consideração a perda por temperatura, pois em em dias muito quente, o painel tende a esquentar e, consequentemente, a tensão de operação diminui. Esta informação está na especificação técnica do módulo solar, na parte de coeficientes de temperatura.

Se seu inversor não está dando o start, um dos motivos pode ser este: os painéis estão oferecendo uma tensão menor que a necessária para o sistema funcionar. Em dias que ele funcionou, pode ter sido em dias de frio, mas com sol.

Em princípio, você poderia ligar uma fase no lugar do neutro, não necessitando do transformador. Mas é importante consultar o fornecedor ou fabricante do inversor para ter certeza disso. Agora, se sua rede for monofásica, realmente iria precisar do transformador. Recomenda-se sempre que possível evitar o transformador, pois ele é um ponto de perdas de energia.

Não posso afirmar com certeza, mas em princípio, adicionar pelo menos mais dois painéis de 260Wp deveria resolver o problema, assim ficaria com um total de dez painéis. Estaria dentro dos parâmetro elétricos do inversor e dentro da potência máxima recomendada (2625W).

Espero ter ajudado.

Abs
Última Edição: 6 anos 5 meses atrás por Bruno Palos.

Please Acessar ou Registrar to join the conversation.

  • Fernando
  • Avatar de Fernando Autor do Tópico
  • Offline
  • Novato
  • Novato
Mais
6 anos 5 meses atrás #2236 por Fernando
Olá Bruno! Obrigado pela resposta!

A tensão DC está boa, entre 260V-270V, mesmo com a queda referente à variação de temperatura, está bem acima dos 230Vdc (na verdade com 220Vdc o inversor já é capaz de operar). Vou experimentar liga-lo em 220Vac (fase-fase) neste fim de semana e posto o resultado.

Abs.

Please Acessar ou Registrar to join the conversation.

Tempo para a criação da página:0.159 segundos
Powered by Fórum Kunena