Dúvida - fases e CPFL

Mais
5 anos 6 meses atrás - 5 anos 6 meses atrás #2423 por Jonis
Olá.
Estou pensando em investir no sistema grid-tie para minha residencia. Moro em Ribeirão Preto - SP, onde a CPFL é a fornecedora de energia local.
Como reformei a residencia recentemente (a cerca de 5 anos), já instalei todo o padrão de entrada novo e seguindo as exigencias da CPFL. Meu sistema é trifásico (3x127v + neutro) e meu consumo mensal varia entre 400 e 550Kw/mes. Estou pensando em comprar um inversir Fronio (homologado) de 4kw, mas este é monofásico (pelo que li). Pelos posts neste forum, eu vi várias respostas afirmando que é possivel ligar normalmente.....mas a minha dúvida é: como é feita a ligação da unica fase do inversor com as tres fases da rede? Ou eu simplesmente ligo uma fase e ignoro as outras?
Se for a segunda opção, o sistema irá ficar desbalanceado (com relação a micro-geração, não a rede).....é isso mesmo?
Pelo que li, ele irá contrar normalmente como fornecimento para a rede externa, porém em uma fase apenas....mas a geração (quantidade) nao mudará (comparando com mais fases), uma vez que a podencia de saida é a mesma (que varia de acordo com os meus paineis).

Uma segunda dúvida: eu tenho um certo conhecimento técnico e sempre sigo as normas (eu mesmo montei toda a elétrica da minha residencia, incluindo a entrada). Porém, não tenho CREA.....logo, nao consigo fornecer um 'técnico responsavel'....é preciso isso para solicitar micro-geração na CPFL paulista? Alguem sabe me dizer?
Claro, todos os equipamentos vão ser homologados e certificados, como pede a regulamentação. Só o 'instalador' que seria eu mesmo.


EDITADO: mais uma duvida....eu vi que a saida dos Fronius é de pelo menos 180v (1 ~ NPE 220 V / 230 V (180 V - 270 V)). Essa saida eu ligo em duas fases? (uma vez que cada fase minha é de 127v, e nao 220v como em alguns locais).
Última Edição: 5 anos 6 meses atrás por Jonis.

Please Acessar ou Registrar to join the conversation.

Mais
5 anos 6 meses atrás #2425 por Gabriel Araújo
Bom dia Jonis!

Obrigado por nos enviar a sua dúvida!

Sobre a conexão do Fronius: O Primo é um Inversor Monofásico 220V (fase-neutro). A sua rede é fase-neutro 127V e fase-fase 220V. Portanto, você deve ligar o fase-neutro do inversor no fase-fase da rede, ignorando a outra fase e o neutro da rede. O software do Fronius Primo já está programado para reconhecer esta ligação. O importante é que ele seja ligado em dois fios 220V, independe de serem fase-fase ou fase-neutro na rede.

Isso não causará um desbalanceamento na instalação, pois segundo as normas brasileiras, cargas inferiores a 10kW não causam esse desbalanceamento. Por isso que todos os inversores inferiores a 10kW são monofásicos, e os superiores são trifásicos.

Independente de quais fases você usar para ligar o inversor, a contabilização da energia gerada será a mesma, pois o relógio bi-direcional reconhece energia injetada e consumida em qualquer uma das fases.

Sobre a homologação: sim, é necessário um técnico eletrotécnico ou engenheiro eletricista, pois é necessária uma ART de projeto e uma de instalação para homologar o sistema na CPFL. Somente profissionais com CREA ativo podem emitir estas ARTs.

Espero ter ajudado!

Atenciosamente,
Gabriel Araujo

Please Acessar ou Registrar to join the conversation.

Mais
5 anos 6 meses atrás #2426 por Jonis
Hummm....interessante! Essa parte de ligar o inversor nas duas fases e ele 'entender' que deve distribuir os 220v dele nas duas é interessante, não sabia disso.

Quanto ao CREA, surgiu uma dúvida: eu tenho eletrônica como hobby a vários anos e estou pensando em fazer um curso de eletrônica no próximo ano. Este curso (no instituto monitor), segundo informações do instituto, permiti me credenciar ao CREA. Dai a dúvida: um CREA emitido para um formado em eletrônica engloba o mesmo 'direito' de um CREA emitido para quem é formado em eletrotécnica?
Eu sei que são cursos diferentes, mas em tese eletrônica engloba boa parte do curso de eletrotécnica.

Please Acessar ou Registrar to join the conversation.

Tempo para a criação da página:0.375 segundos
Powered by Fórum Kunena