Problemas no Inversor KSTAR KSG 5KDM

Mais
5 anos 6 meses atrás - 5 anos 6 meses atrás #2450 por Deny
Vou dar os meus "2 Cents", acho que não fui assertivo na minha colocação.

1 - Quando fiz o ajuste no inversor o qual fiz menção, fiz juntamente com o que diz o fabricante do inversor e dentro da faixa que o inversor deveria trabalhar.

2 - toda rede Elétrica existe a variação de tensão que ocorre durante o dia, por N motivos. E se essa variação estiver dentro da faixa normativa a concessionária não fará nada, agora se a mesma passarem do que está na norma, pode existir uma anomalia na rede o que deve ser reportado para a concessionária, nesse recomendo faça uma checagem com já disseram aqui, veja seu vizinho mais próximo.

3 - quando eu disse para o ver a questão da tensão do inversor, não sei se fui claro em dizer para checar sua tensão de entrada 110/220V 127/220V 120/240 etc , e veja através do menu do inversor ou através do software caso possua, em qual faixa ele veio programado por padrão. Pois se estiver fora da faixa ele vai dar FAULT. O que é o esperado.


Abs.
Última Edição: 5 anos 6 meses atrás por Deny.

Please Acessar ou Registrar to join the conversation.

Mais
5 anos 6 meses atrás #2451 por Deny
Apenas para contribuir , vou deixar aqui a norma em relação as tensões, e os limites de tensão permitidos 5% para +-

No meu caso, meu tipo de tensão 120/240 está em extinção provavelmente, em novas instalações de padrão não existirá.
Em relação a variação , caso o inversor esteja configurado para trabalhar com entrada 120/240V, ele teria que trabalhar sem dar FAULT, nos limites homologados entre 228 - 252V. E assim em diante.



abs.
Anexos:

Please Acessar ou Registrar to join the conversation.

  • Leonardo Henrique de Brito Cavalcanti
  • Avatar de Leonardo Henrique de Brito Cavalcanti Autor do Tópico
  • Offline
  • Novato
  • Novato
Mais
5 anos 6 meses atrás #2452 por Leonardo Henrique de Brito Cavalcanti

Deny escreveu: Apenas para contribuir , vou deixar aqui a norma em relação as tensões, e os limites de tensão permitidos 5% para +-

No meu caso, meu tipo de tensão 120/240 está em extinção provavelmente, em novas instalações de padrão não existirá.
Em relação a variação , caso o inversor esteja configurado para trabalhar com entrada 120/240V, ele teria que trabalhar sem dar FAULT, nos limites homologados entre 228 - 252V. E assim em diante.



abs.


Boa noite Deny. Não domino bem os termos técnicos postados, meu padrão de conexão é de 220V, com flutuações de 201V até 231V e meu inversor é o KSG-5K-DM e as especificações dele estão no anexo.
Anexos:

Please Acessar ou Registrar to join the conversation.

Mais
5 anos 6 meses atrás #2453 por Deny
Fala grande beleza, deixa eu ver se entendi tudo, aí vc vai me corrigindo.

1 - A ligação AC output do inversor, qual a bitola do condutor e a metragem até a ligação com a rede?
2 - Você disse que sua Tensão máxima é 201V até 231V, checou isso na sua conta de energia ?
3 - Quando o inversor entra em "FAULT" qual foi a valor da tensão da rede no momento?

Desculpe, se caso já tenha respondido essas informações.

abs

Please Acessar ou Registrar to join the conversation.

  • Leonardo Henrique de Brito Cavalcanti
  • Avatar de Leonardo Henrique de Brito Cavalcanti Autor do Tópico
  • Offline
  • Novato
  • Novato
Mais
5 anos 6 meses atrás #2456 por Leonardo Henrique de Brito Cavalcanti
Oi Deny, queria excluir os anexos e acabei excluindo a resposta.
Respondendo as suas perguntas:
1 - Os cabos que saem do inversor até a caixa de passagem para se conectarem a rede são de 6mm com isolamento duplo(cabos solares) pra tensão até 1.000V e distam do inversor até a referida caixa +/- 6 metros.
2 - Minha tensão nominal é de 220V, sendo a mínima de 201V e a máxima de 231V, conforme consta na conta de energia.
3 - Todas as vezes que a tensão atinge 242V, automaticamente o inversor desconecta da rede, conforme preconiza a norma. Ou seja, ele fica conectado até + 10% da tensão nominal. Se esse valor durar mais de 0,2 segundos, ele tem que desconectar.

Da caixa de passagem até o medidor de energia, temos 7 metros e os cabos que alimentam o meu quadro de disjuntores são de 10mm.

Please Acessar ou Registrar to join the conversation.

Mais
5 anos 6 meses atrás #2457 por Filipe Ribeiro Macedo
Esse tópico "1" não está correto. Embora o inversor seja passivo e imite a tensão da rede, o fato de ele injetar potência já causa, de acordo com o Fluxo de Potência, uma elevação no potencial. O processo é o inverso da queda de tensão nos cabos, quando ligados à uma carga.
Esse "voltage-rise" só afeta a rede da concessionária quando os condutores dela estão mal dimensionados, gerando uma alta impedância, mas realmente é algo pouco provável. Em geral, esse problema ocorre mais quando os condutores que conectam o inversor ao ponto de entrega tem seção inadequada, também causando alta impedância.

A respeito do caso do colega, alguém já conseguiu que a distribuidora ajustasse sua rede? Aqui no Ceará, desconheço. Por isso, disse que, na prática, o que é feito é ajustar os parâmetros do inversor mesmo. Claro que isso não deve ser feito por um usuário comum. Pra isso que servimos os engenheiros...

Please Acessar ou Registrar to join the conversation.

Tempo para a criação da página:0.169 segundos
Powered by Fórum Kunena