Tipos de rede monofasica/ bifasica/ trifasica x quais inversores

  • juliano ferreira luz
  • Avatar de juliano ferreira luz Autor do Tópico
  • Offline
  • Novato
  • Novato
Mais
5 anos 2 meses atrás #2545 por juliano ferreira luz
Boa tarde galera
Estou entrando nesta area, e já fiz curso, mas agora que estou mais ciente do produtos no mercado me veio essa duvida. Pois as maiorias dos inversores são trifasicos 220 e 380.... mas só que aqui em MG a maioria dos lugares é monofasico 127 , bifasico 220, e trifasico 220... pensando nisso quais seriam os tipos de saida dos inversores ideal para cada tipo de rede, sem precisar de transformador... e se não tiver jeito, qual tranformador seria?

Rede monofasica 127V:
rede Bifasica 220V:
rede trifasica 220V.

abraço

Please Acessar ou Registrar to join the conversation.

Mais
5 anos 2 meses atrás - 5 anos 2 meses atrás #2546 por Gabriel Araújo
Boa tarde Juliano, tudo certo?

Para não utilizar transformadores, você precisa selecionar o inversor que tenha a tensão de saída igual à tensão da rede, e o número de fases da rede precisa ser igual ou superior ao número de fases do inversor. Ou seja, inversores monofásicos podem ser ligados em redes mono, bi ou trifásicas, e inversores trifásicos só podem ser ligados em redes trifásicas. Mas nem sempre é possível não utilizar transformador.

Considerando inversores mono 220V, tri 220V ou tri 380V, de forma geral temos:

- Rede mono 127V: somente inversores mono 220V, com transformador 220V -> 127V
- Rede bi 220V: somente inversores mono 220V, sem transformador
- Rede tri 220V: inversores mono 220V ou tri 220V sem transformador, ou tri 380V com transformador trifásico 380V -> 220V

Sobre os transformadores, como regra geral é bom utilizar transformadores de alta eficiência, com potência nominal igual ou superior à potência do inversor. O tipo de transformador a ser utilizado precisa ser avaliado caso a caso. Como esta escolha é bem específica, sugiro levantar as características da rede e do inversor, e pedir que o fabricante dos transformadores te oriente na escolha.

Espero ter ajudado!

Atenciosamente,
Gabriel Araujo
Última Edição: 5 anos 2 meses atrás por Gabriel Araújo.

Please Acessar ou Registrar to join the conversation.

Mais
4 anos 10 meses atrás #2683 por Pedro
Boa noite Gabriel, tudo bem?
Gabriel, só para tirar uma dúvida minha após ler as respostas acima, a rede que preciso conectar o Sistema FV, é trifásica, como o Juliano mencionou acima:
F/N - 127V
F/F - 220V
Porém me foi sugerido um inversor Fronius Primo 5.0-1, monofásico 220 V, sugerindo a seguinte conexão:
Fase da saída CA do Inversor conectada em uma das fases do barramento do Quadro Geral de Cargas;
Neutro da saída CA do Inversor conectado em outra fase do barramento do Quadro Geral de Cargas.

Essa conexão funcionaria necessita de um transformador?
Se sim, o transformador interno do Inversor seria suficiente?
E caso não necessite, haveria algum problema para a rede ou algum aparelho conectado à esses barramentos?

Obrigado!

Please Acessar ou Registrar to join the conversation.

Tempo para a criação da página:0.140 segundos
Powered by Fórum Kunena