× Tópico para discussões e para tirar as dúvidas sobre a resolução da ANEEL que permite que os consumidores possam também gerar energia elétrica

ANEEL Lançou cartilha sobre Micro e minigeração distribuída

  • Pedro Aureliano Tostes Pintao
  • Avatar de Pedro Aureliano Tostes Pintao Autor do Tópico
  • Offline
  • Moderador
  • Moderador
Mais
9 anos 11 meses atrás #263 por Pedro Aureliano Tostes Pintao
ANEEL lançou cartilha explicativa sobre sistemas e Micro e Minigeração distribuída.

A publicação, são esclarecidos com detalhes todas as dúvidas a respeito das regras para se tornar um gerador de energia elétrica e sobre o funcionamento do sistema de compensação de energia.

This message has an attachment file.
Please log in or register to see it.

Please Acessar ou Registrar to join the conversation.

Mais
9 anos 6 meses atrás #338 por Arthur Durigon Mello
Eu estou a pouco tempo acompanhando o tema da energia solar fotovoltaica, e tenho uma pergunta.
Antes desta Resolucao Normativa 482 da ANEEL, como o sistema fotovoltaico funcionava? E como era a sua instalacao?

Obrigado

Please Acessar ou Registrar to join the conversation.

Mais
9 anos 6 meses atrás #346 por Raphael Pintao
Arthur,
A maioria era "clandestina", ou seja, não informavam à concessionária.
Ainda hoje muitas pessoas fazem isso, mas agora com a RN 482 isso é ainda menos recomendado.
Além dos riscos à rede, pode ser perigoso para os operadores de manuteção e às pessoas no local da instalação.

abs

Please Acessar ou Registrar to join the conversation.

Mais
9 anos 1 mês atrás #483 por Heitor Righe
Boa tarde.

Andei dando uma olhada nas normas da CPFL... é exigido um modelo de poste específico com invólucro para uma chave seccionadora. No caso, não tendo este poste, pode-se fazer um painel conjugado junto ao poste (ou solução semelhante) para não ter que trocar o poste existente? Alguém sabe me dizer se é passível de aprovação alguma solução que não uso o poste exigido?

Obrigado.

Please Acessar ou Registrar to join the conversation.

Mais
9 anos 2 semanas atrás #508 por Raphael Pintao
Heitor,

Não entendi bem que poste é esse. Você diz o padrão de entrada?
A única preocupação neste sentido é se vai ou não caber o novo relógio. Mas deve caber.
Não tivemos nenhum problema com a CPFL neste sentido...

abs

Please Acessar ou Registrar to join the conversation.

Mais
9 anos 2 semanas atrás #510 por Heitor Righe
Raphael,

O item 5.6 da norma 15303 da CPFL diz:

5.6 – O arranjo físico típico para conexão de micro ou minigerador em unidade consumidora na
rede secundária de distribuição da CPFL deve estar entre as alternativas definidas no Padrão
Técnico da CPFL no documento GED nº 15578 – Padrão de Entrada para Micro e Minigeração
Distribuída. É obrigatório que o DSV (mencionado pela primeira vez no Sub-Item 4.19 acima) e
o medidor sejam voltados para a rua (calçada), tanto por motivos de segurança quanto
funcionais, permitindo imediato acesso dos eletricistas e técnicos autorizados da CPFL, a
qualquer tempo e sem quaisquer obstáculos ou impedimentos, para fins de inspeção, manobra
e leitura.


Se abrirmos a norma 15578 citada, é dado um modelo de padrão de entrada com uma cavidade um pouco acima do medidor, cuja função é abrigar o DSV (Dispositivo de Seccionamento Visível), no caso uma seccionadora do tipo manopla, seguindo algumas exigências... por isso minha dúvida se esse tipo de padrão/poste é um pré-requisito.

No caso, eu já tenho um poste padrão, sem essa cavidade para a seccionadora, e estou com receio de começar um projeto e ter que trocar o poste.

Obrigado, abraços

Please Acessar ou Registrar to join the conversation.

Tempo para a criação da página:0.127 segundos
Powered by Fórum Kunena