× Tópico para discussões e para tirar as dúvidas sobre a resolução da ANEEL que permite que os consumidores possam também gerar energia elétrica

ANEEL Lançou cartilha sobre Micro e minigeração distribuída

Mais
8 anos 11 meses atrás #521 por Raphael Pintao
Heitor,

Não sei te precisar se o padrão do poste tem que ser diferente, mas posso assegurar que não precisa mais de DSV para microgeração.

A ANEEL emitiu nota técnica a este respeito, tirando a obrigatoriedade, porque era ma redundância visto que o inversor já tem até anti-ilhamento.

A Norma da CPFL está desatualizada. Nós já mantivemos a DSV em um projeto com eles e eles mesmos disseram pra tirarmos porque não era mais obrigatório. Fique tranquilo quanto a isso!

Abs
The following user(s) said Thank You: Yuri Bedra

Please Acessar ou Registrar to join the conversation.

Mais
8 anos 11 meses atrás #547 por Heitor Righe
Olá Raphael. Muito obrigado pelos esclarecimentos.

Dei uma boa lida na norma da CPFL, a fim de ver os pontos de maior interesse... sou engenheiro eletricista e meu TCC foi baseado em energias alternativas, porém nunca pude colocar em prática, nem mesmo para meu uso. O dinheiro tá curto e não poderei ainda investir, mas é bom já ir adquirindo conhecimento para quando surgir a oportunidade, hehe.

Um ponto que eu tomei nota foi em relação aos inversores. A CPFL exige que os inversores atendam ao disposto na IEC 62116, conforme segue abaixo:

"No caso dos inversores eletrônicos, eles deverão obrigatoriamente atender os requisitos
estabelecidos na Norma Técnica ABNT NBR IEC 62116 – “Procedimento de ensaio de antiilhamento
para inversores de sistemas fotovoltaicos conectados à rede elétrica”, bem como na
normalização técnica internacional aplicável (notadamente IEC, IEEE e VDE)"


Dos inversores que eu vi, somente alguns modelos da Fronius e SMA fazem menção de atender ao disposto nesta norma. Os da i-Energy não encontrei referência ao cumprimento desta norma (o que me dá algum receio de adquirir um inversor cuja certificação não mencione a norma e a concessionária barre o uso). Uma outra marca boa do ramo de energia solar é a italiana Santerno (já tive contato com inversores de motor dessa marca), porém os inversores dela também não tem essa nada que mencione estarem adequados à norma pelos manuais que andei vendo.

Bom, minha dúvida é... se eu colocar um inversor que não traga nos seus certificados e aprovações o cumprimento normativo, pode acontecer do projeto ser barrado? O rigor das concessionárias chegam a esse ponto para a aprovação?

Abraços

Please Acessar ou Registrar to join the conversation.

Mais
8 anos 10 meses atrás #570 por Raphael Pintao
Hietor, desculpe a demora!

Hoje, nem sma, fronius ou i-energy tem certificado reconhecido no Brasil. Há apenas uma marca que já tem e o problema é que o laboratório (e agora os laboratórios, são 3) não estão dando conta de atender a demanda por certificação.

O pior é que é obrigatória desde fevereiro, mas mesmo quem enviou há 6 ou 8 meses ainda não tem o certificado.

Estamos pedindo, via absolar e outras associações, para que o prazo seja prorrogado por 1 ano, mas até agora o inmetro tem "enrolado" e retardado essa publicação. Isso piora ainda mais a situação, porque tem gente esperando pra ver onde vai dar, afinal se não for obrigtório agora os fabricantes vão postergar. Tem um absurdo na regra toda pois pedem recertificação anual e isso encarece muito o processo e manutenção.

Enfim, hoje há risco de um projeto ser negado por esse motivo, temos tido casos assim e outros aprovados. Nos resta tentar mudar a situação e, quando negado, tentar negociar e envolver o fabricante.

Conheço a Santerno, chegam inversores bem baratos ao Brasil e dizem que é "resto" de produção na europa onde estão bem mal das pernas... Não sei confirmar se isso é verdade, mas temos focado mais na Fronius que está bem envolvida e certificando os inversores.

Abs,
Raphael

Please Acessar ou Registrar to join the conversation.

Mais
8 anos 10 meses atrás #574 por Heitor Righe
Raphael,

Obrigado pelo retorno!

Tive conhecimento essa semana que a WEG tem inversores também para aplicação fotovoltaica, você já viu algo sobre?

ecatalog.weg.net/files/wegnet/WEG-invers...ogo-portugues-br.pdf

Tem modelos a partir de 1,4kW.


Pelo que você falou, a coisa está bem enrolada ainda aqui no Brasil... como vocês fazem quando o cliente precisa da instalação operante em um certo prazo e a concessionária fica barrando? Provavelmente, não é do interesse deles promover ou aprovar instalações fotovoltaicas, creio que devem fazer o possível para complicar.

Please Acessar ou Registrar to join the conversation.

Mais
8 anos 10 meses atrás #576 por Raphael Pintao
Heitor,

Quanto a WEG, não duvido nada da capacidade deles, mas há muito tempo venho acomapanhando, vendo datasheets, etc, mas nunca me ofereceram pra comprar, nunca vi ninguém usando, a não ser eles mesmos, em projetos próprios...
Acredito que ainda não têm produtos em linha, certamente não têm produtos certificados

Explicamos pros clientes antes da compra, e também temos focado na Fronius. A Fronius já tem alguns modelos testados, que são os que vendemos. Falta apenas listar no inmetro e tá meio parado por essa eventual suspensão.
Em outros casos temos conseguido negociar e aprovar, mesmo depois de fevereiro. Depende muito da distribuidora em questão

Please Acessar ou Registrar to join the conversation.

Mais
8 anos 7 meses atrás #736 por Alexandre Otto
Boa tarde,
Sobre a questão de documentação, projeto e adequações ( sistema de proteção etc) pergunto:
Dos que já instalaram os sistemas conectados a rede , qual o custo aproximado para uma instalação hipotética de 500 Wp em Grid Tie ?

Abraço
Alexandre

Please Acessar ou Registrar to join the conversation.

Tempo para a criação da página:0.153 segundos
Powered by Fórum Kunena