Bateria de Lítio: Compatibilidade, Comunicação e Parametrização
A maioria dos sistemas de armazenamento de energia em operação no mundo, utiliza baterias de lítio. Essa é uma prova do aquecimento desse mercado e, mais que isso, de que o futuro da descarbonização passa, entre outros fatores, por uma retenção adequada de energia.
Com a popularização das baterias de lítio, é preciso entender algumas particularidades de sua utilização em sistemas fotovoltaicos.
Por isso, nesse artigo vamos apresentar os conceitos de compatibilidade, comunicação e parametrização de baterias de lítio e mostrar a importância do relacionamento entre baterias e inversores híbridos.
Leia também:
Índice - Bateria de Lítio: Compatibilidade, Comunicação e Parametrização
Sistema de Energia Solar Fotovoltaica e seus Componentes
Funcionamento de um Sistema Fotovoltaico (Crédito da Imagem: NeoSolar)
Inicialmente, é importante destacar o papel dos componentes de um sistema de energia solar. O painel solar obtém a energia da atmosfera, transforma a luz captada em energia elétrica e, posteriormente, o inversor promove as adaptações necessárias para que ela seja utilizada.
Já a bateria solar permite que a energia solar seja armazenada e utilizada quando necessário, reduzindo o consumo e o fornecimento de energia elétrica para a distribuidora. E os controladores evitam sobrecargas ou descargas exageradas na bateria, aumentando sua vida útil e desempenho.
Clique no botão abaixo e compre sua bateria de lítio para energia solar!
Compatibilidade entre Baterias e Inversores
Para o bom funcionamento de um sistema que utiliza baterias de lítio, é necessário que o inversor híbrido seja compatível com a tecnologia de lítio e capaz de aceitar a programação dos parâmetros gerais da bateria.
Desta forma, o sistema estará corretamente configurado para realização segura dos processos de carga e descarga da bateria.
Bateria de Lítio: Compatibilidade, Comunicação e Parametrização para Energia Solar
Comunicação - Bateria Solar e Inversor Híbrido
Quando falamos em comunicação, nos referimos à troca de informações entre a bateria de lítio e o inversor híbrido. Para que isso ocorra, é necessário que ambas as soluções possuam firmware com protocolo correspondente. É importante destacar que a validação dessa comunicação é realizada pelo fabricante do inversor.
A comunicação torna o processo de configuração mais ágil, mas não limita a funcionalidade das baterias de lítio com sistemas que não possuam firmware compatíveis.
Parametrização em Inversor Solar
Quando não há comunicação entre o inversor solar e bateria de lítio, os parâmetros de funcionamento devem ser inseridos manualmente, possibilitando o funcionamento do sistema.
Os parâmetros de um inversor são as configurações que determinam o seu comportamento e desempenho. Podem variar de acordo com o modelo e o fabricante do inversor, mas geralmente incluem informações como a frequência de saída, a tensão de saída e a capacidade de carga. A configuração de parâmetros em inversores é um processo fundamental para garantir o funcionamento desses dispositivos dentro do sistema e o carregamento da bateria.
Todos os dados técnicos necessários para parametrização são encontrados no datasheet dos produtos. Além disso, nas soluções apresentadas pela Neosolar, entregamos um adendo junto aos equipamentos com o "passo a passo" para realização desta operação, facilitando e agilizando este processo para nossos clientes.
________________
Editado por Alexia Dias