ESTAÇÃO DE RECARGA - VEÍCULO ELÉTRICO

Os veículos elétricos e híbridos já são uma realidade (clique aqui para saber mais sobre eles). Mais sustentáveis, econômicos e eficientes que os automóveis a combustão, os carros, motos, ônibus e caminhões elétricos — entre outros veículos —, representam uma parcela cada vez mais importante do mercado automotivo. E, para que a mobilidade elétrica se consolide no Brasil e no mundo, é fundamental que seja criada uma infraestrutura de pontos de recarga para abastecimento desses veículos, com a ampla disponibilização de estações de recarga para carros elétricos. 

Saiba tudo sobre estação de recarga para veículos elétricos, onde e como encontrar um posto de abastecimento e muito mais. 

Carregador Wallbox - NeoCharge

Índice: Tudo sobre Estação de Recarga

Confira Carregadores para seu Veículo Elétrico

Este artigo visa explicar o que é uma estação de recarga para veículo elétrico e apresentar os diferentes tipos de aplicações possíveis. Vamos abordar aqui as diferenças entre as estações de recarga públicas (como eletropostos e terminais de recarga em pontos comerciais) e estações de carga de uso privado (como o uso de carregadores instalados em casas, condomínios ou garagens de empresas), além da possibilidade de utilização de carregadores portáteis e outras alternativas para carregar um carro elétrico no Brasil. 

 

Falaremos também sobre a cobrança no abastecimento de carros elétricos e híbridos, explicando a atual realidade brasileira em que já existe uma regulação para isso, mas ainda é mais comum encontrar estações de recarga gratuitas. Explicaremos por que o custo para carregar a bateria do carro elétrico é muito menor que o abastecimento dos carros a combustão e falaremos sobre as vantagens que vão além do preço — incluindo também a praticidade (com a possibilidade de carregar um veículo elétrico em casa ou em estacionamentos) e a redução de transtornos comuns no abastecimento com gasolina, álcool e diesel (apenas para citar um exemplo: utilizando mais carros elétricos evitaremos a escassez de combustível em alguns períodos, como ocorreu recentemente no Brasil quando houve a greve dos caminhoneiros).

 

​​1. O QUE É UMA ESTAÇÃO DE RECARGA PARA VEÍCULO ELÉTRICO?

Qualquer unidade de abastecimento que possibilite a recarga da bateria de um veículo elétrico é uma estação de recarga, incluindo aí os pontos de carga residenciais (quando os usuários podem abastecer o automóvel dentro de sua própria casa ou na garagem do condomínio), além de outros tipos de estações privadas (como carregadores exclusivos para funcionários de uma determinada empresa) e as diversas opções públicas de recarga (que podem ser cobrados ou não, seja em eletropostos ou instalação de carregadores em estacionamentos de comércios, por exemplo).

Existe, ainda, a praticidade dos carregadores portáteis, que permitem ao motorista de um carro elétrico ou híbrido abastecer em qualquer lugar quando houver necessidade. Abaixo, explicaremos tudo sobre os diversos tipos de estações de recarga.

VEJA O PASSO A PASSO DE COMO CARREGAR UM CARRO ELÉTRICO

​​​​2. OS TIPOS DE CARREGADORES PARA VEÍCULOS ELÉTRICOS

Existem diversas maneiras de se carregar carros elétricos e híbridos plug-in. Se não conhece as diferenças entre esses dois tipos de automóveis, clique aqui.

Abaixo, apresentaremos os principais tipos de carregadores para veículos elétricos:

  • Carregador de Emergência: são carregadores que costumam vir com o carro elétrico e podem ser conectados até em tomadas comuns. Apesar de serem práticos, normalmente possuem corrente de apenas 8 amperes (8A), o que torna a recarga lenta e, dependendo do tamanho da bateria do veículo elétrico, é possível que o abastecimento leve vários dias. Por conta dessas limitações, não é aconselhável que esse carregador seja de uso contínuo — como o nome já diz, ele deve ser utilizado em emergências.

  • Carregador Portátil: são práticos e portáteis como o carregador de emergência, mas trabalham com corrente de 16/32A, permitindo um carregamento até 4 vezes mais rápido.

  • Carregador Mini Wallbox Standard (sem função Smart): são carregadores preparados para serem também utilizados em instalações fixas, como paredes ou totens. De forma geral, são mais robustos e duráveis que os modelos modelos portáteis e podem ter algumas tecnologias mais avançadas. Apesar de não contarem com função Smart (conexão do carregador com a internet, que permite controle e monitoramento), alguns modelos contam com recursos como uma chave de segurança para impedir o uso de pessoas não autorizas.

  • Carregador WallBox / Parking (com função Smart): assim como os carregadores Standard, esses modelos têm a vantagem de serem fixos e são ideais para uso coletivo. Por contarem com função Smart, conseguem se comunicar com plataformas através do protocolo OCPP e proporcionam uma experiência de recarga diferenciada, com diversos recursos extras (como controle de usuário, gestão de energia, reserva de carregador e status de disponibilidade, por exemplo). 

  • Carregador de Carga Rápida/ Eletroposto: são carregadores de corrente AC em 43KW ou DC que vão de 50 até incríveis 350KW. Esses modelos são aconselháveis para usuários que necessitam de carregamento ultrarrápido e mais comuns em postos de abastecimento em estradas ou locais em que o proprietário precisa de um carregamento muito rápido.

Aqui apresentamos apenas um resumo. Se quiser saber tudo sobre os diferentes tipos de carregadores para veículos elétricos, clique aqui.

Cada um desses modelos de carregador é mais indicado para uma determinada aplicação, que explicaremos melhor abaixo.