BATERIA DE UM VEÍCULO ELÉTRICO
Uma das principais diferenças entre carros a combustão interna e carros elétricos é a fonte de energia para alimentar o motor e tracionar as rodas. Enquanto os carros a combustão utilizam a energia da queima de combustível para movimentar os pistões e locomover o automóvel, os veículos elétricos apresentam uma bateria como fonte de energia.
Nesse artigo saiba como funciona a bateria de um Veículo Elétrico, valores, vida útil e a segurança do equipamento.


Índice: Tudo sobre Bateria de Veículo Elétrico
Nos veículos elétricos a bateria, também chamados de BEV, a bateria age como o coração do carro elétrico, já que é o principal local de armazenamento da energia necessária para tração das rodas. Eles ainda possuem uma bateria auxiliar de segurança apenas para alimentação de acessórios internos, assim como todos os automóveis.
Em outros tipos de veículos como o elétrico híbrido plugin (PHEV), a bateria também é utilizada para tracionar as rodas e o veículo ainda possui o motor a combustão para complementar o trabalho, garantindo assim maior autonomia nas viagens e prevenindo a descarga completa da bateria.
Embora seja parecida com as utilizadas por celulares, nos veículos elétricos a bateria é formada por um pacote composto de milhares de células trabalhando juntas.


COMO FUNCIONA A BATERIA DE UM CARRO ELÉTRICO
Os veículos elétricos a bateria têm um motor elétrico no lugar do motor de combustão interna e usam uma bateria tracionária (geralmente de íons de lítio) para armazenar a eletricidade que será usada pelo motor para acionar as rodas do veículo. Quando o pedal do acelerador é pressionado, o carro instantaneamente fornece energia ao motor, que gradualmente consome a energia da bateria.
O motor elétrico também pode funcionar como um gerador em momentos de desaceleração, conhecido como frenagem regenerativa (kers). A frenagem recupera a energia que seria perdida em forma de calor nas pastilhas de freio é armazenada na bateria – melhorando assim a autonomia do veículo.
Quando descarregada, ela é recarregada utilizando a energia da rede elétrica, seja de uma tomada de parede ou por um carregador dedicado para isso.
Nos veículos elétricos híbridos plugin, o motor é alimentado por uma bateria semelhante à de um BEV. A principal diferença é que a bateria possui um tamanho menor e o motor elétrico é utilizado como complemento do motor de combustão.
Via de regra, os PHEVs funcionam incialmente com a função “prioridade elétrico” até que a bateria se esgote, e depois, passam automaticamente para o combustível alimentar o motor de combustão interna. No entanto, é possível alterar estes modos de operação no veículo. A bateria, pode ser recarregada pelo carregador específico, frenagem regenerativa (kers) e até mesmo pelo motor a combustão. Ou seja, o motor a combustão ajuda na recarga da bateria.
A combinação de bateria e combustível oferece aos híbridos plugins uma autonomia maior do que seus equivalentes - totalmente elétrico. Tanto para os elétricos a bateria quanto híbridos plugin, a bateria é normalmente carregada em corrente alternada através de um carregador com conector padrão. Para as estações de carga rápida ou eletropostos, os plugues utilizados são diferentes pelo fato de a recarga acontecer em corrente contínua (entenda sobre plugues e tomadas clicando aqui). O tipo de veículo que você comprar determinará o tipo de conector utilizado para recarregar a bateria.
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TIPOS DE BATERIA
A comparação dos seguintes tipos de baterias de carros elétricos pode ser vista na tabela a seguir.
Íon de Lítio |
Níquel Hidreto Metálico
NiMH
|
Chumbo-ácido | Supercapacitor | |
---|---|---|---|---|
Densidade energética (Wh / kg) |
100 - 300 | 40 - 120 | 30 - 40 | 1 - 10 |
Densidade de potência (W / kg) |
1.000 - 5.000 | 300 - 1.000 | 180 | 1.000 - 10.000 |
Ciclo de vida |
500 - 15.000 | 500 - 1.000 | 500 - 800 | Ilimitado |
Eficiência de carga e descarga | 95 - 99% | 65 - 80% | 70 - 92% | 98% |
Taxa de descarga própria | 1 - 5% / mês | ~30% / mês | 3 - 20% / mês | - |
Tolerância a sobrecarga | Baixa | Baixa | Alta | - |
Manutenção | Sem necessidade | 60 - 90 dias | 3 - 6 meses | Sem necessidade |
Tempo de carga rápida | 1 hora ou menos | 2 - 4 horas | 8 - 16 horas | Segundos |
Bateria de íon de lítio - Li-íon
O tipo mais comum de bateria utilizada em carros elétricos é a bateria de íons de lítio. Esse tipo de bateria pode parecer familiar – já que também é usada na maioria dos eletrônicos portáteis, incluindo telefones celulares e computadores.
Elas não sofrem do famoso efeito de memória, o que significa que podem ser carregadas novamente - sem antes ter sido completamente descarregadas – não comprometendo seu desempenho. Por serem mais eficientes e consistentes, as baterias de íon de lítio não requerem manutenção.
Sua relação de peso/potência e eficiência energética são altas e possuem bom desempenho em altas temperaturas. Na prática, isso significa que as baterias retêm bastante energia para seu peso, o que é vital para carros elétricos - menos peso significa que o carro pode viajar mais com apenas uma única carga. A imagem a seguir mostra a equivalência do peso da bateria ao longo do tempo.
Embora a bateria seja de íons de lítio, ela não contém nenhum metal lítio, apenas íons. Os íons são átomos ou moléculas com cargas elétricas causadas pela perda ou ganho de um ou mais elétrons. Além disso, estas baterias são as mais seguras dentre as diversas opções e os fabricantes asseguram esta segurança a fim de proteger os consumidores de eventuais falhas.
A maioria das peças de baterias de íon de lítio são recicláveis, tornando essas baterias uma boa opção para os ambientalmente conscientes. Este tipo de bateria é usado em veículos totalmente elétricos (BEVs) e em híbridos plug in (PHEVs), embora a química exata dessas baterias varie da encontrada nos eletrônicos de consumo.
Bateria de hidreto metálico de níquel - NiMH
As baterias de hidreto metálico de níquel são amplamente utilizadas em veículos elétricos híbridos (HEV), mas também são usadas com sucesso em alguns veículos totalmente elétricos (BEVs). Os veículos elétricos híbridos não derivam energia de uma fonte externa plugin e, em vez disso, dependem do combustível e motor a combustão para recarregar a bateria, o que, segundo alguns especialistas, os excluem da definição de carro elétrico.
As baterias de níquel hidreto metálico têm um ciclo de vida mais longo do que as baterias de íon-lítio ou chumbo-ácido, porém um dos maiores problemas destas baterias são o alto custo, a alta taxa de autodescarga, além da geração de calor em altas temperaturas. Esses problemas tornam estas baterias menos eficazes para veículos elétricos recarregáveis, e por conta disto são usadas principalmente em veículos elétricos híbridos.
Bateria de chumbo-ácido
Atualmente, as baterias de chumbo-ácido estão sendo utilizadas em veículos elétricos apenas para complementar outras cargas, como as de acessórios. Essas baterias são de alta potência, baratas, seguras e confiáveis, mas sua curta vida útil e o baixo desempenho em temperaturas frias dificultam o uso em veículos elétricos. Existem baterias de chumbo-ácido de alta potência em desenvolvimento, mas no momento estas baterias estão sendo usadas apenas em veículos comerciais como armazenamento secundário.
Supercapacitores
O supercapacitor não é uma bateria no sentido tradicional, no entanto são dispositivos que armazenam energia com baixa densidade energética, alta densidade de potência e possuem um excepcional ciclo de vida. Em outras palavras, armazenam menos energia, mas possuem a capacidade de carga e descarga muito maior que as baterias tradicionais.
Diferentemente das baterias comuns que armazenam um líquido entre um eletrodo e um eletrólito, os supecapacitores são capacitores com alta capacidade de armazenamento que utilizam eletricidade estática para armazenar energia. Eles são componentes elétricos com dois terminais que armazenam energia eletromagnética na forma de um campo elétrico. Os terminais são conectados a duas placas condutoras que possuem um material isolante entre elas – o dielétrico.
Quando carregado, o capacitor fica com um dos terminais repletos de elétrons, que são incapazes de passar para o outro terminal devido ao material isolante e criando assim uma diferença de potencial. Quando liberados, os elétrons são utilizados para realizar trabalho, como movimentar o motor do carro elétrico, por exemplo.
Supercapacitores, como baterias de chumbo-ácido, são principalmente úteis como dispositivos de armazenamento secundário em veículos elétricos, porque eles ajudam as baterias eletroquímicas a nivelar sua carga. Além disso, podem fornecer energia extra aos veículos elétricos durante a aceleração e a frenagem regenerativa.