COMO FUNCIONA O MOTOR DE UM CARRO ELÉTRICO


Índice: Tudo Sobre Motores de Veículos Elétricos
O que diferencia o motor elétrico de um veículo para o de uso industrial é o torque. O motor utilizado para carros elétricos, geralmente, requer alto torque em baixas velocidades permitindo que o veículo atenda às necessidades da aceleração. Além disso, são motores que necessitam de uma faixa de operação diferenciada, por conta das diferentes velocidades que o motor irá operar, diferente do motor industrial, que geralmente são desenvolvidos para trabalhar em condições específicas e menos dinâmicas.


Dois tipos de motores são comumente utilizados em veículos elétricos: motores de corrente contínua – motores CC e os motores de corrente alternada – motores CA. Mais abaixo discutiremos cada um deles, mas antes é bom destacar duas coisas para se manter em mente sobre os carros elétricos. De um lado, uma das grandes vantagens de se utilizar o motor elétrico nos veículos é a livre emissão de gases poluentes, contribuindo para a redução dos níveis de poluição no ar. De outro lado, como esses motores são alimentados principalmente pela energia do banco de baterias, elas levam um certo tempo para serem recarregadas e os carros não podem ser utilizados enquanto a bateria é recarregada na tomada.
Veja Como Usar Carregador de Carro Elétrico
TIPOS DE MOTORES ELÉTRICOS
MOTOR DE CORRENTE CONTÍNUA COM ESCOVAS - CC
Começando com o motor mais simples, o motor CC escovado nada mais é do que um motor alimentado por corrente contínua (CC) de uma bateria ou alguma outra fonte CC. Como dito anteriormente, ele possui dois elementos: o primeiro é o estator – parte fixa do motor – que é constituído por imãs; o segundo é o rotor – parte girante do motor – que possui uma bobina elétrica dentro.
Os imãs dentro do estator geram um campo magnético entre os polos norte e sul; quando a bateria transfere energia para o rotor, a corrente elétrica que passa pelas bobinas gera uma força magnética com pólos invertidos em relação ao estator, produzindo torque, o que força o rotor a girar para tentar alinhar os pólos.
Estes motores são geralmente utilizados em carros para abrir e fechar vidros elétricos e retrair e expandir os retrovisores.
 VANTAGENS | DESVANTAGENS |
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 Fácil construção e instalação | Manutenção  |
 Curva velocidade-torque linear | Dissipação de calor  |
Simples controle de velocidade  | Barulhento  |
Este é apenas uma exemplificação de motor elétrico, no entanto existem três outros tipos de motores que são comumente mais utilizados para veículos elétricos:
MOTOR DE INDUÇÃO (ASSÍNCRONO)
Os motores de indução são considerados os mais comuns e melhores custo-benefício do mercado. Eles fazem parte da família dos motores de corrente alternada (CA) e não precisam de imãs permanentes; ao invés disso, o campo magnético é produzido pela corrente elétrica que passa pelas bobinas fixadas no estator. Caso uma corrente alternada seja ligada ao estator, o campo magnético também será alternado.
O controle deste motor é bem simples e devido a esse design, eles não precisam de muita manutenção. São mais caros que os motores de corrente contínua e possuem torque de arranque baixo, porém são amplamente utilizados entre os fabricantes de motores elétricos, especialmente para carros elétricos de alta performance.
O funcionamento deste motor acontece da seguinte forma: o campo magnético criado pelas bobinas no estator irá induzir tensão e corrente no enrolamento do rotor. Por isso o nome do motor – de indução. Esta indução levará ao rotor a produzir seu próprio campo magnético que, automaticamente, tentará alinhar-se ao campo magnético do estator. Como o estator gera campo magnético alternado, o rotor irá girar de forma que seu campo magnético tente acompanhar o campo do estator.
VANTAGENS | DESVANTAGENS |
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Sem escovas | Corrente induzida causa perdas |
Não necessita de imas permanentes | Não é compacto |
Não necessita de mecanismo de partida | Pesado |
Fácil controle de velocidade |
Modelos de carros elétricos que utilizam este tipo de motor: Tesla Modelo S, Tesla Modelo X, Toyota RAV4, Mahindra Reva e2o
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MOTOR SÍNCRONO DE IMÃ PERMANENTE
Os motores de ímã permanente também são conhecidos como motores síncronos, pois o rotor gira na mesma velocidade (sincronizado) que o campo magnético rotativo; diferente do motor de indução que gira em uma velocidade menor que a do campo. Se construirmos um motor de imã permanente, não será mais necessário induzir um campo magnético no rotor, evitando assim perdas e aquecimento no rotor. Além disso, podem oferecer as mesmas vantagens do motor de indução incluindo melhor eficiência, alto torque em velocidades baixas, além de ser compacto e mais leve.
Este tipo de motor é comumente utilizado na indústria quando se precisa de um mecanismo com velocidade constante e de alta precisão, tal como robôs, instrumentação, máquinas e controle de processos. Ele é formado por um estator bobinado, geralmente enrolamento trifásico, e um rotor constituído de ímã. Este ímã é composto de material de alta permeabilidade e com alta intensidade de campo magnético, como por exemplo o ímã de Neodímio.
Quando o enrolamento do estator é energizado por uma fonte externa, cria-se um campo magnético rotativo em velocidade síncrona. Como o rotor possui um ímã permanente, ele tem seu próprio campo magnético, e ao interagir-se com o campo magnético do estator os pólos opostos dos campos irão se atrair e se alinhar fazendo com que o rotor gire sincronizadamente na mesma velocidade do campo rotativo.
VANTAGENS | DESVANTAGENS |
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Pequeno e leve | Custo dos ímãs permanentes |
Silencioso | Mecanismo de partida |
Eficiente | Perdas em velocidades altas |
Torque alto em velocidade baixa |
Modelos de carros elétricos que utilizam este tipo de motor: Toyota Prius, Nissan Leaf, Kia Soul EV