DIFERENÇA ENTRE CARRO ELÉTRICO E CARRO A COMBUSTÃO INTERNA
O mercado de Carros Elétricos cresce a cada ano no Brasil e no Mundo. A transição para esse tipo de veículo já é realidade.
Nesse artigo, saiba as principais diferenças entre Carros Elétricos e a Combustão e esteja preparado para o futuro automobilístico.
Índice: Diferenças entre Carros Elétricos e a Combustão
O mercado automobilístico vem oferecendo mais opções de carros ao longo do tempo. São tamanhos, estilos, qualidades e performances diferentes. Os carros a combustão interna ainda lideram as vendas no mundo e são mais representativos em participação de mercado - isso não é nenhuma novidade. Porém, saber que a presença dos carros elétricos nas ruas vem crescendo exponencialmente nos últimos anos e ganhando mais espaço é uma grande novidade.
Os clássicos e convencionais que utilizam combustível fóssil já não são as únicas opções dos consumidores. Os veículos elétricos estão chegando para ficar e a prova disso é que diversos países ao redor do mundo têm direcionado sua produção à automóveis totalmente elétricos.
Os carros elétricos tiveram um apogeu por volta de 1900, mas o crescimento repentino dos carros a combustão acompanhado das ineficientes tecnologias de armazenamento de energia fez com que eles deixassem de ser usado em meados de 1920. No entanto, com a recente melhoria na tecnologia da bateria e eletrônica de potência, os carros elétricos retornaram forte.
Se você está considerando fazer parte desta transição, é preciso entender o funcionamento de cada tipo de carro, quais são as principais diferenças entre eles e onde provavelmente você terá maior economia.
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COMPARATIVO ENTRE VEÍCULOS: COMBUSTÃO INTERNA vs ELÉTRICO
Carros a combustão interna
O motor de combustão interna é o principal mecanismo para locomoção destes tipos de veículos. A mistura de combustível e ar com uma centelha de faísca provoca explosão que fornece energia suficiente para mover os pistões. O movimento linear dos pistões é transferido por meio de um mecanismo de manivela para o movimento rotacional e uma transmissão é responsável pela transferência desta rotação para as rodas.
Carros elétricos
Em um veículo elétrico, a energia responsável por alimentar o motor vem de uma bateria. Um inversor converte a corrente contínua da bateria em corrente alternada, que é utilizada para acionar o motor elétrico e consequentemente tracionar as rodas.
MOTOR
Em um motor a combustão, a produção de força e energia nunca é uniforme. Os componentes ligados ao pistão causam problemas de equilíbrio mecânico e diversos acessórios são necessários para resolver estes problemas, o que torna o motor mais pesado. Grande parte da energia produzida pelo motor é perdida em forma de calor e apenas cerca de 30% é convertida em trabalho para movimentar os eixos.


Estes mesmos problemas não aparecem em um motor elétrico, uma vez que ele trabalha com a ajuda de um campo magnético gerado pelo estator, possibilitando controlar a velocidade do motor apenas com o ajuste da frequência da potência injetada. Este controle garante uma produção uniforme de potência e velocidade. Os motores elétricos ainda não necessitam do sistema de exaustão, reduzindo consideravelmente os níveis de ruído e têm um aproveitamento de 95% da energia.

Devido a estes fatores, os motores elétricos são mais leves, eficientes, com menor quantidade de manutenção e produzem maior torque e potência que os motores a combustão interna. A tabela a seguir mostra resumidamente a diferença entre um motor elétrico e um motor a combustão interna.
MOTOR A COMBUSTÃO | MOTOR ELÉTRICO | VANTAGENS DO MOTOR ELÉTRICO |
---|---|---|
1 - 3 kW/kg | 3 - 10 kW/kg | 3x mais potente |
400 kW/m³ | 13.600 kW/m³ | motor 35x menor |
5 - 30% | 93 - 96% | 3-20x mais eficiente |
Muitas peças móveis | Uma peça móvel | Livre de manutenção |
Câmbio e transmissão complexa | Controle direto | Mais simples, leve e barato |
Precisa de entrada de ar | Sem necessidade de refrigeração | Design mais aerodinâmico |
Sem controle autônomo | Com controle autônomo | Maior facilidade no controle |
EMISSOES
O uso do carro a combustão contribui fortemente com o aquecimento global devido aos gases liberados. Um veículo abastecido por gasolina, por exemplo, libera em média 120 gramas de gás carbônico (CO2) por km rodado. Outros gases como o monóxido de carbono (CO), óxidos de nitrogênio (NOx), hidrocarbonetos (HC), dióxido de enxofre (SO2) e material particulado (MP) também são emitidos contribuindo para a poluição da atmosfera e são prejudiciais à saúde humana.
Os veículos elétricos por si só não emitem gases de efeito estufa. E mesmo que a fonte geradora de energia utilizada para fabricação e carregamento do veículo produza estes gases, como é o caso da termoelétrica, o ciclo de vida do carro elétrico terá menos emissões de gases e poluentes do que um carro a gasolina, ou qualquer outro combustível.
Outra forma de ficar livre das emissões e poluentes é utilizando uma fonte geradora 100% limpa e renovável. A Resolução Normativa nº 482 de 2012 da ANEEL permite o uso de sistema de energia solar como fonte de energia. Desta forma, é garantido que a energia será limpa e sustentável.