TEMPO DE CARGA DE UM CARRO ELÉTRICO
Nesse artigo saiba quais fatores influenciam diretamente no tempo de carga de um Veículo Elétrico para estimá-lo.
Aprenda mais sobre o carregamento de um carro elétrico e sane as principais dúvidas sobre o tema.


Índice: Tudo sobre o Tempo de Carga de um Carro Elétrico
Se você não faz ideia de como responder algumas dessas perguntas não se preocupe, o objetivo desse texto é dar condições para estimar o tempo de recarga e responder essas questões. Então, não deixe de ler até o fim.
CORRENTE DE CARREGAMENTO
Existem dois principais tipos de corrente para carregar um veículo elétrico: a corrente contínua (CC) e a corrente alternada (CA). A energia da rede elétrica é sempre disponibilizada em corrente alternada pela concessionária, enquanto as baterias em geral conseguem apenas armazenar energia em corrente contínua. Este é o motivo que a maioria dos eletrônicos possuem um conversor, inclusive os celulares. Neste caso, a conversão da corrente alternada para carregar o celular é responsabilidade do carregador, que possui um pequeno conversor no plugue que vai na tomada.
Com os carros elétricos não é diferente. Existe um inversor que converte a corrente alternada da rede em corrente contínua para alimentar a bateria. O inversor, ou conversor, fica localizado dentro do veículo e é comumente chamado de inversor integrado ou carregador de bordo. Atualmente, este é o método mais comum para carregar veículos elétricos e a maioria dos carregadores utilizam corrente alternada para carga.
Como dito anteriormente, a energia da rede sempre é disponibilizada em corrente alternada. A diferença entre o carregamento em corrente alternada e corrente contínua é onde a energia para carregar a bateria é convertida: dentro ou fora do carro. Diferente do carregador em CA, o carregador em CC possui um inversor próprio em seu interior. Isso significa que ele pode alimentar diretamente a bateria do veículo, sem precisar passar pelo carregador de bordo para fazer a conversão da corrente. Por conta disso, os carregadores em corrente contínua são mais rápido que os carregadores em corrente alternada.


TIPO DE REDE ELÉTRICA
O tipo de rede elétrica também influencia no tempo de carga. Dependendo da tensão disponível na rede elétrica, a potência de carga pode variar e consequentemente variar o tempo de carregamento. Para descobrir qual é a rede elétrica da residência ou estabelecimento comercial, basta verificar com o eletricista de sua confiança.
A grande maioria dos carregadores funciona em tensão 220 V, dessa forma existem três possíveis tipos de fornecimento de tensão em baixa tensão para efetuar o carregamento do veículo elétrico.
Monofásico 127 V ou 220 V (F + N + T) sendo uma fase, um neutro e um terra.
O carregador normalmente funciona em 220 V, então caso o fornecimento monofásico seja em 127 V, será necessário colocar um autotransformador para elevar a tensão para 220V.
Bifásico 220 V (2F + T) sendo duas fases e um terra.
Esta é a tensão de entrada que a maioria dos carregadores funcionam.
Trifásico 220 V ou 380 V (3F + N + T) sendo 3 fases, um neutro e um terra.
No modo trifásico, o carregador normalmente funciona em 380 V, então caso o fornecimento trifásico seja em 220 V, será necessário colocar um autotransformador para elevar a tensão de 220 V para 380 V.
A tabela abaixo resume a potência máxima disponível para carregadores alimentados em cada tipo de rede elétrica.
Rede Elétrica disponível / Corrente de Carga |
Monofásico ou Bifásico
220 V
|
Trifásico 220 / 380 V |
---|---|---|
16 Amperes | 3,7 kW | 11 kW |
32 Amperes | 7,4 kW | 22 kW |
Quanto maior a potência, mais energia o carregador consegue fornecer para o veículo e menor o tempo de carga.