TIPOS DE PLUGUES E TOMADAS PARA CARROS ELÉTRICOS


índice: Saiba mais sobre Plugues e Conectores pra VE
Independente se a recarga será feita em casa, no trabalho ou em locais públicos, uma coisa é certa: a tomada de saída da estação de recarga deve ser compatível com a tomada de entrada do veículo. Ou então, o plugue do cabo utilizado para carregar deve ser compatível com a tomada tanto do carregador quanto do veículo.
Existem diferentes padrões de conectores usados em veículos elétricos e, assim como os cabos para carregar eletrônicos, os cabos de carregadores tendem a ter dois conectores: um para conectar ao veículo e outro à estação de recarga. Eles podem variar de acordo com o veículo e com a velocidade de recarga.
A maioria dos veículos elétricos é equipada com entradas de carga CA (corrente alternada) e CC (corrente contínua), oferecendo a opção de qualquer método de carga.
Abaixo listamos os principais e falaremos com mais detalhes de cada um deles.
TIPO 1 (SAE J1772)
Este conector foi projetado para carregamento em rede monofásica com corrente alternada (CA), e permite o carregamento em potência até 7,4 kW (230 V, 32 A), dependendo do carregador e da capacidade da rede. Muito utilizado na região asiática e norte americana, ele é considerado tanto um conector CA de carga lenta, uma vez que possibilita o carregamento em potência de 3,7 kW, quanto CA de carga rápida com potência até 7,4 kW.
O conector Tipo 1 possui pinos de fase, neutro e terra, além de outros dois para comunicação com o veículo e proteção para travar o plugue com o intuito de evitar desconexão – CP e PP, respectivamente.
Para o carregamento rápido em corrente contínua (CC), a tomada Tipo 1 ganha dois grandes pinos tornando o conector em um sistema de carregamento combinado – CCS. Esta foi uma tentativa dos fabricantes de unificar os padrões de carga CA e CC. Assim, o padrão combinado Tipo 1 passa a se chamar CCS1 e suporta recarga em uma potência até 350 kW– conforme imagem abaixo.
Fabricantes compatíveis com este padrão: Citroën, Chevrolet, Ford, Kia, Mitsubishi, Nissan, Opel, Peugeot e Toyota.


É comum que os veículos elétricos sejam equipados apenas com uma entrada tipo CCS, onde a entrada em corrente alternada fica na parte de cima, e a entrada em corrente contínua fica abaixo. Isso permite que o carro consiga carregar tanto em corrente contínua quanto alternada. Mesmo assim, caso o usuário precise carregar apenas em CA, é possível utilizar o conector CA para realizar o carregamento – conforme imagem abaixo.
TIPO 2 (IEC 62196)
Este conector foi projetado para carregamento em rede trifásica com corrente alternada (CA), e geralmente é chamado de conector 'mennekes'. Ele possui fios adicionais e suporta a recarga em potência até 22 KW (400 V, 32 A). A distribuição dos pinos é similar ao conector Tipo 1, mas no caso, dois pinos são adicionados e eles correspondem às fases extras necessárias para o carregamento trifásico.
Por conta da rede trifásica e do conector Tipo 2 permitirem maior capacidade de energia, esse conector recarrega o veículo mais rápido se comparado ao Tipo 1. Ele também pode ser considerado tanto um conector CA de carga lenta – até 3,7 kW, quanto CA de carga rápida – até 22 kW.
Leia mais:
As estações de carregamento com esse tipo de plugue geralmente podem ser conectadas em redes monofásicas, no entanto o carro será carregado em menor potência e, consequentemente, com uma carga mais lenta.
Assim como o conector Tipo 1, para o carregamento rápido em corrente contínua adiciona-se dois grandes pinos ao conector e este passa a ser conhecido como CCS Tipo 2 - CCS2, suportando recarga também em potência até 350 kW.
Fabricantes que são compatíveis com este padrão: Audi, BMW, BYD, Mercedes-Benz, Renault, Smart, Tesla, Volkswagen e Volvo