SISTEMA OFF GRID APRESENTANDO FALHAS DEPOIS DE 15 DIAS DE USO

  • Ibsol Energy
  • Avatar de Ibsol Energy Autor do Tópico
  • Offline
  • Novato
  • Novato
Mais
1 ano 6 meses atrás #3087 por Ibsol Energy
Tenho um sistema off grid com:
- 4 Módulos de 155W
- 1 Controlador de Carga Epever 30A
- 3 Batérias de 220Ah
- inversor de 1500W

Para Ligar um Freezer de 116W e duas lâmpadas de 9W.
De inicio estava funionando bem, porem agora eu não consigo usar meus equipamentos, eu só consigo usar durante o dia enquanto tem sol. Os paineis estão ligados em paralelos, as baterias estão em paralelo por que o sistema é de 12V mas eu não consigo usar. ja testei com outras baterias novas mas não é as baterias, o controlados de carga não apresenta problema nenhum, sempre mostra uma corrente acima de 20A todos os dias.

Please Acessar ou Registrar to join the conversation.

Mais
1 ano 6 meses atrás - 1 ano 6 meses atrás #3088 por Raphael Pintao
Ibsol, td bem?
Não sei bem o regime de uso das lâmpadas e mesmo do freezer (ex: abre muitas vezes por dia, ou não, etc).
Me chama a atenção a potencia do freezer, geralmente é maior que isso.

Feitas essas ressalvas, me parece que a quantidade de painéis e baterias não estão muito fora.
O controlador é PWM ou MPPT? isso dá uma diferença de uns 20 a 30% no aproveitamento.

O controlador, de qualquer forma, está subdimensionado. Eu diria que você precisa de pelo menos 40A para não limitar a geração. Não sei dizer se essa é a causa do problema, mas não está bem dimensionado.

Outra observação que eu faria, é não deixar as baterias descarregarem todos os dias. Quando me diz que só funciona quando tem sol, posso concluir que isso está acontecendo. Fazer isso estraga as baterias bem rápido.

Teste colocar baterias novas e carregá-las 100% antes de ligar as cargas. Se o sistema funcionar normalmente, acho que dá pra concluir que está faltando mesmo energia. (talvez por conta do controlador, ou o consumo é maior do que o imaginado)

abs
Última Edição: 1 ano 6 meses atrás por Raphael Pintao.

Please Acessar ou Registrar to join the conversation.

  • Ibsol Energy
  • Avatar de Ibsol Energy Autor do Tópico
  • Offline
  • Novato
  • Novato
Mais
1 ano 6 meses atrás #3089 por Ibsol Energy
O controlador é PWM de 30A, comprei o kit completo aqui mesmo na NeoSolar,
Na descrição do kit dizia que daria para usar uma geladeira de 300litros, 4 lâmpadas de 9w por 4h, um notebook por 2h, uma TV por 2h. e lá eu só uso o freezer e somente duas lâmpadas.

Freezer consome 41kW/mês, marca no selo do inmetro

ja coloquei baterias novas, continua do mesmo jeito

Please Acessar ou Registrar to join the conversation.

Mais
1 ano 6 meses atrás #3090 por Raphael Pintao
Estranho não funcionar com as baterias novas.
Elas estavam 100% carregadas e não funcionou? isso seria estranho pela quantidade de energia.

Calculo aproximado (não é exatamente assim, mas pra termos uma ideia):
- Se você tem 660Ah de bateria, teria disponível pelo menos uns 75% até o sistema cortar
660 x 0,75 = 495 Ah (em 12V)
- mesmo considerando perdas no inversor, digamos de 10%, teríamos:
495 x 0,9 = 440Ah

440Ah x 12V = 5.280Wh disponíveis no total com baterias carregadas 100% (ja pensando na perda do inversor0

Claro que você não pode consumir isso todo dia, mas estou pensando com as baterias carregadas e sem geração solar nenhuma

- se o seu freezer consome 41kwh/30 dias = 1366 Wh/dia
- Se as 2 lampadas por 12h consomem aprox: 2x9wx12h = 216Wh/dia
Então da um total de uns 1.500Wh/dia

Suas baterias deveriam suportar pelo menos uns 2 ou 3 dias até desligar.
5200wh / 1500wh/dia =~ 3 dias

Isso independente dos painéis e controlador.
Mesmo desligando esses equipamentos, o sistema teria que funcionar 2 ou 3 dias com as baterias 100% e inversor.

Então eu concluiria que o problema deve estar nas baterias ou no consumo maior que o planejado.

Faz sentido?

Se comprou com a NeoSolar, sugiro entrar em contato via SAC, vai ser bem atendido para resolver o problema.
Diga que já comentou sobre o caso no Forum e eles também podem resgatar esse histórico.
abs

Please Acessar ou Registrar to join the conversation.

Tempo para a criação da página:0.064 segundos
Powered by Fórum Kunena