Trabalhar apenas em 24v

  • Anderson
  • Avatar de Anderson Autor do Tópico
  • Offline
  • Novato
  • Novato
Mais
8 meses 1 semana atrás #3257 por Anderson
Olá.
Amigo, estou querendo comprar alguns produtos de vocês, para alimentar algumas torres, porem só encontro calculadoras solar com uso de inversor. E no meu caso eu não irei usar inversor.

Minhas torres vai consumir entre 60Wh (1440W em 24hrs) e 80Wh (1920W em 24hrs), que se for fazer uma conversão direta em Ah daria em torno de 2,5Ah (60Ah em 24hrs)-3,33Ah (79,92Ah em 24hrs). Se o sistema esta em 24v esse consumo e dividido entre as duas baterias certo?

Estava pensando em adquirir 2 painel de 280w para cada torre, 2 baterias de 150Ah (ou 2x 220ah) e controlador MPPT, já que o painel vai gerar entre 3-4x mais energia que o consumo. Vocês acham que caso eu monte os kit assim, ate quantos dias sem sol os equipamentos permaneceriam ligados??

Please Acessar ou Registrar to join the conversation.

Mais
8 meses 1 semana atrás #3258 por Raphael Pintao
Bom dia Anderson,
Deixando de lado as perdas, a conta é simples:
Com uma descarga máxima de 75%, você terá disponível:
220Ah x 0,75 = 165 Ah (considerando tudo em 24V e 2 baterias de 220Ah em série formando 220Ah em 24V)
165 Ah / 79,92Ah = 2 dias de autonomia sem sol (com as 2 baterias de 220Ah)

Please Acessar ou Registrar to join the conversation.

  • Anderson
  • Avatar de Anderson Autor do Tópico
  • Offline
  • Novato
  • Novato
Mais
8 meses 1 semana atrás #3259 por Anderson
Compreendi amigo, agradecido, só mais uma duvida, no caso o painel poderia usar 2 de 280w mesmo então?

Please Acessar ou Registrar to join the conversation.

Mais
8 meses 1 semana atrás #3260 por Raphael Pintao
Depende um pouco da radiação no pior mês, no local da instalação
Considerando 5 horas equivalentes (OBS: é irradiação e não tempo, precisa consultar):

2x280 x0,65 x5hsp ~ 1820Wh por dia

Está bem próximo do consumo que vc calculou, se usar MPPT deve funcionar sim.

Cuidado com a sombra das torres nas placas, em algumas épocas do ano isso pode acontecer e prejudica muito.

Please Acessar ou Registrar to join the conversation.

  • Anderson
  • Avatar de Anderson Autor do Tópico
  • Offline
  • Novato
  • Novato
Mais
8 meses 1 semana atrás - 8 meses 1 semana atrás #3261 por Anderson
Muito obrigado, Sim, usaria controlador MPPT, estarei adquirindo aqui do site mesmo.
Eu ia pegar esse kit www.neosolar.com.br/loja/kit-energia-sol...ltaico-570wp-24.html

Mas no caso então seria melhor o kit com 2x330w ou logo o de 3x280w

www.neosolar.com.br/loja/kit-energia-sol...aica-mppt-660wp.html

www.neosolar.com.br/loja/kit-energia-sol...ovoltaica-855wp.html

Minha região tem bastante sol (Mundo Novo - Mato Grosso do Sul), e as torre não tem arvores próxima, teria que cuidar só com a sombra dela mesmo então.
Última Edição: 8 meses 1 semana atrás por Anderson. Razão: add info.

Please Acessar ou Registrar to join the conversation.

Mais
8 meses 1 semana atrás #3262 por Raphael Pintao
Legal Anderson!
Comprando os kits sempre sai mais barato.
Se tiver CNPJ e fizer um cadastro como revendedor/integrador, você vai pagar ainda mais barato. A Neosolar tem tabela especial de preços.
Sugiro ligar e se identificar como empresa que trabalha na área, pra abrir cadastro.

Sim, MS tem muito sol realmente!!
A minha dica era com a sombra da pr´ropria torre mesmo. Tem gente que instala olhando apenas a sombra daqueles dias quando fez a instalação e se esquece que durante o ano o sol vai mudando de posição.
Quando o sistema fica muito próximo do equador é comum o sol passar "por tras" das torres, fazendo sombra nos painéis solares

Please Acessar ou Registrar to join the conversation.

Tempo para a criação da página:0.089 segundos
Powered by Fórum Kunena