× Tópico para dúvidas e respostas relativas ao funcionamento de sistemas fotovoltaicos conectados à rede (grid-tie)

Sobretensão inversores em paralelo

  • André Ricardo Rossi
  • Avatar de André Ricardo Rossi Autor do Tópico
  • Offline
  • Novato
  • Novato
Mais
4 anos 1 mês atrás #2799 por André Ricardo Rossi
Prezados, bom dia.

Venho aqui relatar um problema que venho enfrentando em alguns sistemas em busca de trocar alguma experiência para resolve-los e auxiliar quem, mais cedo ou mais tarde, possa enfrentar o mesmo problema.

Nós possuímos vários sistemas instalados, na mesma região, da mesma concessionária e venho percebendo o seguinte fato: Naturalmente, o inversor eleva um pouco a tensão da rede quando está em operação, porém, nada muito relevante, sempre cerca de 2 ou 3 Volts. O problema está em quando eu associo dois inversores em paralelo, em todas nossas instalações com inversores em paralelo eu tenho problemas com elevação de rede, independente da marca do equipamento utilizado, vou dar alguns exemplos abaixo.

Sistema residencial com dois inversores de 5 kW, tesão nominal da rede de 220V, quando os dois equipamentos entram em operação, a tensão CA chega a 242 V. Nessa mesma instalação, apenas um equipamento mantém a tensão em níveis aceitáveis, como citado acima.

Sistema em rede monofásica rural com dois inversores de 8,2 kW. Para esse caso, tendo a rede nominal do cliente em 254V precisei elevar a tensão do meu inversor até 280V (o limite) pois, o mesmo está chegando a 276V, dessa forma consegui faze-lo funcionar.
Outro cliente com as mesmas condições não foi possível solucionar assim, a tensão passa dos 280V quando os dois equipamentos tentam funcionar a pico.

Eu parto do pressuposto que a rede que atende esses clientes na área rural são muito antigas e isso faz com que os equipamentos elevem a tensão para entregar a mesma potência. Porém, e quando se trata de casos residências, com rede nova, inclusive trifásica?

Estou já cogitando a hipótese de instalar um transformador 254/220 para estabilizar a tensão a níveis aceitáveis na saída dos dois inversores de 8,2 kW.

Aguardo a gentil atenção dos senhores.
Desde já, agradeço.

Please Acessar ou Registrar to join the conversation.

Mais
4 anos 1 dia atrás #2820 por Paulo
Olá, estou em busca de uma solução também..

Tenho um sistema de 36kW instalado em uma rede trifásica 127/220V, contudo, em horários de maior geração, entre 11:00 e 15:00 a tensão da rede se eleva chegando a 242V o que ativa a proteção do inversor e o faz desligar.

Em contato com o fabricante tive que verificar os seguintes aspectos:

1) Verificação / reaperto de conexões;
2) Verificação do dimensionamento dos condutores;
3) Aferição da tensão do transformador operando sem carga.

Se nenhum desses procedimentos resolvessem eu deveria entrar em contato com a concessionária de energia para que ela faça uma verificação na qualidade da energia que está fornecendo.

No meu caso já realizei todos os testes e estou na etapa de contato com a concessionária, contudo, fazendo uma medição da tensão com o sistema desligado, os valores de tensão da rede estão bons..

Fico no aguardo caso alguém tenha uma outra solução para o problema!

Please Acessar ou Registrar to join the conversation.

Tempo para a criação da página:0.115 segundos
Powered by Fórum Kunena