Melhor configuração de painéis de 155W para um banco de baterias de 24V/600Ah

Mais
9 meses 7 horas atrás #3249 por Raphael Pintao
legal Sergio.
parece estar bem tranquilo o consumo, olhando para painéis e baterias.

Apenas uma ressalva sobre a potencia do gerador, uma vez que 6x 155 = 930Wp e não 686wp
com 930Wp / 26V = 36 A, então o controlador pode estar um pouco subdimensionado.
Não é um problema grave com um controlador da EP, pois eles são bem robustos, mas é legal saber que tem um "overpanelling" de ~ 20%, que seria já um limite.
Isso pode limitar a geração em dias muito ensolarados e mais frios, mas honestamente essa energia não vai fazer falta em um sistema offgrid. É uma sobra que vc vai desperdiçar.
Se quiser ficar mais tranquilo, coloque um controlador de 40A

Please Acessar ou Registrar to join the conversation.

Mais
9 meses 7 horas atrás #3250 por Raphael Pintao
apenas atenção para a potencia total que na verdade seria de 930Wp e não 686wp
930Wp/ 26V ~= 36A na saida do controlador (overpanelling de 20%).
Não é um problema desperdiçar energia em um dia muito ensolarada e mais frio, pois no sistema offgrid o excesso é perdido mesmo. Não me preocuparia com isso.
mas é já um limite de overpanelling.
Acho que o EP até aguenta, pq é muito mais robusto que outros do mercado...
mas se quiser dormir mais tranquilo, aumentaria para 40A o controlador

Please Acessar ou Registrar to join the conversation.

  • Sérgio José
  • Avatar de Sérgio José Autor do Tópico
  • Offline
  • Novato
  • Novato
Mais
8 meses 4 semanas atrás - 8 meses 4 semanas atrás #3252 por Sérgio José
Grato Raphael pelas suas pertinentes observações, apenas gostaria de esclarecer alguns pontos.
O cálculo da potência (teórica) do gerador foi feito a partir da seguinte equação:

Pger = Ec_corr / (HSPcrit x Efic_ger x Efic_elet)
onde:
Ec_corr = Consumo de Energia (corrigido) [2280,4 kWh]
HSPcrit = 4,93
Efic_ger = Eficiência do Gerador FV [0,75]
Efic_elet = Eficiência do Sistema Elétrico [0,90]
Concordo contigo que uma vez escolhido o arranjo dos módulos FV, a potência (real) do gerador será dada em função da potência individual de cada módulo.
Com relação ao controlador de carga de 30 A, eu considerei o arranjo FV (3x2), ou seja, 3 painéis em série e 2 strings em paralelo. Cada módulo de 155 W tem uma Vmp=20,6 V e Imp=7,5 A, então cada string com 3 módulos em série vai gerar 7,5 A no pico, o que daria 15 A na entrada do controlador com as duas strings em paralelo. Mesmo considerando a corrente de curto-circuito (Isc=8,3 A), eu ainda teria uma folga de 45% no controlador. Não sei se esse meu raciocínio está correto.
Última Edição: 8 meses 4 semanas atrás por Sérgio José. Razão: Corrgir fórmula

Please Acessar ou Registrar to join the conversation.

Mais
8 meses 4 semanas atrás #3253 por Raphael Pintao
Sergio, bom dia!

Uma coisa é a corrente na entrada no controlador, outra coisa é a corrente na saída do controlador
Como vai trabalhar com o banco de baterias em 24V, você deve calculcar a corrente de saída baseado nesses 24V.

OBS: Considerei 26V por a carga na bateria geralmeente fica daí pra cima. Se quiser ser mais conservador, calcule pela nominal (24V)

Please Acessar ou Registrar to join the conversation.

  • Sérgio José
  • Avatar de Sérgio José Autor do Tópico
  • Offline
  • Novato
  • Novato
Mais
8 meses 3 semanas atrás #3254 por Sérgio José
Bom dia Raphael, agradeço pela sua paciência comigo e desculpa pelas minhas dúvidas de iniciante, mas é assim que a gente aprende, né?
Fui dar uma olhada melhor nessa questão do oversizing do controlador de carga e na página da Epever.com tem a seguinte informação: "The limitation function of the charging power, charging current, and automatic power reduction function fully ensure stability when working with oversize PV modules(max.1.5 times of rated power) and operating under a high-temperature environment".
No manual do controlador Epever XTRA 3210N, pág. 32, tem o seguinte:
Potência de carga nominal: 390W/12V e 780W/24V
Ou seja, para um gerador FV de 930 W, estou trabalhando com um oversizing de 930/780 = 1,19 valor muito próximo ao que você calculou e que está dentro da faixa estimada pelo fabricante. Sei que isso não trará problemas no momento, mas, mais uma vez concordo contigo que é melhor ter uma folga maior nesse caso pois, no caso de expansão futura dos módulos, o controlador ficará sub-dimensionado e a diferença de preço entre o de 30 A e o de 40 A é de R$ 180.
Um abraço.

Please Acessar ou Registrar to join the conversation.

Mais
8 meses 3 semanas atrás #3255 por Raphael Pintao
Perfeito Sérgio!
Lembrando que uma coisa é o que o fabricante diz e outra é a realidade...
No caso da EPever, dá pra confiar muito! Mas muito cuidado com outras marcas...
Tem muito controlador de carga que não atende sequer o nominal.
O pessoal considera a tolerância para alterar a corrente de carga nominal. Como o controlador "funciona", o instalador e o cliente sequer percebem que alí tem um problema, perda de energia e desgaste do equipamento.
O controlador de carga é um item muito barato para economizar. Se ele não performa bem, o maior prejudicado é a bateria que é o item mais caro no sistema de energia solar...
Grande abraço e boa sorte com o sistema fotovoltaico!

Please Acessar ou Registrar to join the conversation.

Tempo para a criação da página:0.066 segundos
Powered by Fórum Kunena