Painel fotovoltaico

  • William
  • Avatar de William Autor do Tópico
  • Offline
  • Novato
  • Novato
Mais
9 anos 10 meses atrás #310 por William
Eu tenho uma dúvida quanto ao dimensionamento do painel. Por exemplo 1 painel de 245Wp em um sistema off-grid, de eficiência 15%, se eu tiver uma média de 6 horas de produção diária, significa que eu vou produzir 15% de 245W, ou seja 36,75 watts X 6 horas = 220,5 W por dia, e no final do mês esse painel me produziria 220,5 X 30 = 6615 watts?? O que me daria apenas 6,615 kW/h de consumo a menos na minha conta.

Estou certo quanto a esses cálculos?? O rendimento é tão baixo assim?

Obrigado pelo espaço, e parabéns pelo trabalho!

Please Acessar ou Registrar to join the conversation.

  • Pedro Aureliano Tostes Pintao
  • Avatar de Pedro Aureliano Tostes Pintao
  • Offline
  • Moderador
  • Moderador
Mais
9 anos 10 meses atrás #312 por Pedro Aureliano Tostes Pintao
William,

Na verdade, ao dizer que o painel tem 245W, isso já leva em conta a eficiência de 15%.
Considerando a irradiação solar média de 1.000W/m2, um painel com 15% de eficiência e 1,63m2 de área teria 245Wp de potência (1.000W/m2 x 15% x 1,63m2)

Desta forma, sem considerar as perdas e em uma região com 6h/dia de sol pleno, o painel produziria 245W x 6h/dia = 1.470Wh/dia ou 44.100Wh/mês
The following user(s) said Thank You: William, Marcos Andre de Assis Mendes

Please Acessar ou Registrar to join the conversation.

  • William
  • Avatar de William Autor do Tópico
  • Offline
  • Novato
  • Novato
Mais
9 anos 10 meses atrás #313 por William
Obrigado pela resposta Pedro,

Aproveitando o espaço, para ligação de painéis numa rede grid-tie, é obrigatório o painel apresentar certificação do Inmetro e possuir classificação de rendimento tipo A??

Outra dúvida, sobre a caixa de junção, vi que é necessário ter um diodo de bloqueio na ligação, este diodo já vem instalado em todos painéis?? Se não, como devem ser ligados e qual é o dimensionamento desse diodo?

Obrigado.

Please Acessar ou Registrar to join the conversation.

  • jeuciclei gomes do nascimento
  • Avatar de jeuciclei gomes do nascimento
  • Offline
  • Novato
  • Novato
Mais
9 anos 6 meses atrás #351 por jeuciclei gomes do nascimento
Ola boa tarde,
Dimensionei meu sistema com 18 módulos quero colocar eles em paralelos mais não sei como, quero saber como eles ficam em desenho?, modelo KD140SX-UFBS , do fornecedor KYOCERA.
quero saber como vai ficar minha bateria desenho??, são estacionária Freedom DF4001, são suficiente 14 baterias ligadas em serie.
dois controladores de carga para painéis solares 40 ampéres PWM.
um Inversor de Energia de 1000W com Porta USB Hayonik - 12V/220V

Please Acessar ou Registrar to join the conversation.

Mais
9 anos 6 meses atrás #354 por Raphael Pintao
Jeucilei,

Precisaria entender melhor sua demanda pra saber até mesmo se esta configuração é a melhor.
Sugiro que consulte diretamente o seu fornecedor, ele deve orientá-lo, até mesmo pra você não ter problemas com garantias no futuro.

Abs

Please Acessar ou Registrar to join the conversation.

Tempo para a criação da página:0.086 segundos
Powered by Fórum Kunena