Ligações entre placas (potencia, voltagem e amperagem)

  • Jean Vasconcelos
  • Avatar de Jean Vasconcelos Autor do Tópico
  • Offline
  • Novato
  • Novato
Mais
9 anos 11 meses atrás #287 por Jean Vasconcelos
Senhores preciso de esclarecimentos.
Imaginando o inversor grid tie de vocês Sunny Boy 1200 Watt
Imaginando a placa JT235PCe (235Wp)
Então os questionamentos.
1 - A voltagem desta placa é 30V e 8,4amp?
2 - Se eu conectar 05 placas destas em paralelo eu vou ter os seguintes resultados 1175Wp, 30V e 42 amps, correto?
Posso ligar da forma acima mencionada ou outra forma é melhor?
3 - Imaginando ligações em paralelo (soma potência, mantem voltagem e multiplica ampers),Quantas placas das mencionadas acima eu posso conectar?
4 - POsso fazer duas ligaçõe sdiferentes (05 placas paralelo e mais 05 placas paralelo) e conectalas ao grid, como faço?
5 - para saber a amperagem máxima de um grid, é correto

Please Acessar ou Registrar to join the conversation.

Mais
9 anos 10 meses atrás #291 por Raphael Pintao
Jean, tudo bem?
Se este kit ainda não estiver atualizado no site, já te adianto que hoje levaria painel yinlgi de 245Wp e SMA SB 1300. Tudo em estoque daqui 10 dias.
Mas a lógica de funcionamento e montagem é a mesma.

Em sistemas grid-tie, quase sempre a ligação é em série, portanto a opção (2) não está correta, seria tudo em série, somando tensão e mantendo corrente.

A compatibilidade das séries/paralelo é feita com o inversor, desde que atenda o inversor ele fara a conversão e sincronização com a rede.

Se verificar nas especificações, o inversor terá uma faixa de voltagem, por exemplo, de 150 a 500 Vcc na entrada. Então a configuração deve fornecer pelo menos 150Vcc e por isso você precisará fazer séries grandes e pouco paralelismo.

Além da tensão(V), você também precisa checar a potencia de entrada (corrigida com perdas de temperatura e cabos) e a potencia de saída do inversor.

Sobre fazer diferentes configurações, ou diferentes combinações, como perguntou, tudo depende do inversor que escolher e seus parâmetros de operação. Lembrando que podem ser utilizados mais de um inversor, se preciso for.

Sugiro que nos consulte antes de realizar a compra, nós faremos um estudo técnico e daremos toda orientação que precisar.

Espero ter ajudado!

abs

Please Acessar ou Registrar to join the conversation.

  • Jean Vasconcelos
  • Avatar de Jean Vasconcelos Autor do Tópico
  • Offline
  • Novato
  • Novato
Mais
9 anos 10 meses atrás #292 por Jean Vasconcelos
Amigo,

Inicialmente agradeço a atenção.
Efetivamente, estou com a intenção de adquiri os produtos, mas preciso entender melhor o funcionamento e custos. Inicialmente tenho a intenção de testar alguma coisa menor, avaliar custos e benefícios e, posteriormente, se for o caso, fazer algo maior.
No site de vocês tem apenas o Sunny Boy 1200 Watt. Mas por este me serve para entender melhor a sistemática.
Este possui as seguintes características:
• Potência máxima de entrada: 1320W
• Voltagem máxima de entrada: 400Vcc
• Faixa de Voltagem do MPP: (100Vcc a 320Vcc)
• Voltagem mínima de entrada: 100Vcc
• Voltagem para inicialização: 120Vcc
• Corrente máxima de entrada: 12,6A
1 - Conforme a sua explicação anterior, então tenho que ter placas até uma potência máxima de 1300w uma voltagem máxima de 400v e uma mínima de 100v e corrente máxima de 12,6A, correto?
Imaginando os painéis solares Yingli YL240P, com as seguintes características:
• Máxima Potência (Pm): • 240 Watts
• Tolerância: • 0 / 5 Watts
• Voltagem de Máxima Potência (Vm) : • 29.5 Volts
• Corrente de Máxima Potência (Im): • 8.14 Amps
• Voltagem de Circuito Aberto (Voc): • 37.5 Volts
• Corrente de Curto-Circuito (Isc): • 8.65Amps
• Voltagem Máxima do Sistema: • 1000 Volts
• Eficiência do Painel: • 14.7%
• Coeficiente de Temperatura da Potência(Pm): • -0,45 %/°C
• Coeficiente de Temperatura da Corrente(Isc): • 0,06 A/°C
• Coeficiente de Temperatura da Voltagem(Voc): • -0,33 V/°C
2 – Nas ligações em série (soma tensão e mantém correte) soma a potência?
3 – Assim, se eu ligar 05 placas acima mencionada em série eu teria os seguintes valores 1200W, 147,5V e 8,65A, é isso?
4 – A ligação acima seria ideal para o grid mencionado?
5 – Não seria possível fazer nenhum paralelo, pois a amperagem passaria do máximo de 12,6A?
6 – Levando em conta condições de perda, seria possível conectar 06 placas 1440W 177V e 8,65A.

Please Acessar ou Registrar to join the conversation.

Mais
9 anos 10 meses atrás #293 por Raphael Pintao
Jean,

Seu raciocínio está bem coerente agora. Apenas não considerou as perdas, coeficientes de temperatura, possível inclinação e orientação dos painéis,etc.
Não dá pra passar tudo aqui em detalhes, mas vamos dizer que seu raciocínio já atenderia, sim.

Neste caso, você provavelmente poderia instalar com 6 painéis sem dificuldades (barateando o Wp instalado.

chegaria em 1440W que é maior que 1320W, mas esses 120 de diferença devem ser perdidos por temperatura, conexões e cabeamento.

Uma dica é que baixe o simulador da própria SMA pra ver a comatibilidade (sunny design), ele é gratis.
Os dados de radiação não são tão confiáveis, mas dá pra entender bem como funciona, é bem intuitivo.

abs

Please Acessar ou Registrar to join the conversation.

Mais
9 anos 10 meses atrás #294 por Raphael Pintao
Jean,

Só relembrando, o ideal é consultar nosso suporte técnico pra validar os equipamentos e compatibilidade pois dependem também do seu fornecimento por parte da companhia elétrica.

abs

Please Acessar ou Registrar to join the conversation.

Mais
5 anos 7 meses atrás #2444 por Caio moreira
De acordo com o que acompanhei, quando voce for fazer o agrupamento das placas, você considera a Tensao de agrupamentos Vm ? e nao a tensao Voc ? e a corrtente seria a de curto, Isc ? e nao o Im ?


Obrigado!

Please Acessar ou Registrar to join the conversation.

Tempo para a criação da página:0.091 segundos
Powered by Fórum Kunena