Sistema off-grid sem bateria é possível?

  • Ed Uiliam Bonani
  • Avatar de Ed Uiliam Bonani Autor do Tópico
  • Offline
  • Novato
  • Novato
Mais
7 meses 2 semanas atrás #3265 por Ed Uiliam Bonani
Boa tarde!
Meu nome é Ed Uiliam e, estou realizando um trabalho acadêmico para uma pós-graduação em veículos elétricos e híbridos e o nosso projeto é utilizar a energia renovável com placas solares para recarregar as baterias, mas não queremos fazer um banco de baterias.
Todo projeto que vejo off-grid acaba usando basicamente, placas, regulador de tensão, bateria(s) e inversor.
Minha questão é, a bateria usada entre o regulador de tensão e o inversor é necessário?
Se for necessário, qual a função principal delas?

O esclarecimento dessas dúvidas, vai facilitar muito a análise de viabilidade do meu projeto.

Desde já, agradeço a atenção.

Please Acessar ou Registrar to join the conversation.

Mais
7 meses 2 semanas atrás #3266 por Raphael Pintao
a bateria serve para algumas coisas, dentre elas:
- armazenar energia para ser usada em dias núblados, noite, etc...
- Estabilizar o fornecimento de energia (uma vez que a irradiação do sol varia muito, minuto a minuto e durante o dia.

existem algumas soluções que dispensam baterias, mas nesse caso utilizam algum outro equipamento para estabilizar o fornecimento, como por exemplo bombas de água solar ou motores elétricos através de inversores de frequência.

Please Acessar ou Registrar to join the conversation.

  • Ed Uiliam Bonani
  • Avatar de Ed Uiliam Bonani Autor do Tópico
  • Offline
  • Novato
  • Novato
Mais
7 meses 1 semana atrás #3271 por Ed Uiliam Bonani
Primeiramente, muito obrigado pela sua orientação.
Se eu entendi bem, a bateria poderia ser dimensionada apenas para que eu tenha uma fonte de energia para manter os equipamentos internos funcionando (inversores e controladores)?
Eu pergunto, pois dentro do meu trabalho eu não estou planejando dimensionar um banco de baterias, pois acho que ocuparia muito espaço e o valor seria bem alto, pois o intuito é fazer um sistema de carregamento de bateria de motos elétricas, uma estação de recarga usando apenas as placas solares.
Outra pergunta, se eu fizer um sistema hibrido, onde durante o dia eu usasse somente energia gerada pelas placas solares e a noite usasse a energia elétrica normal, ainda sim, seria considerado um sistema off-grid?

Novamente, muito obrigado pela atenção.

Please Acessar ou Registrar to join the conversation.

Mais
7 meses 1 semana atrás #3272 por Raphael Pintao
se utilizar a rede elétrica como fonte, eu classificaria como hibrido.
isso que comentou (usar pouca bateria) pode funcionar sim, se bem dimensionado.
provavelmente não é uma boa solução em termos de custo, ao longo da vida, pois as baterias vão estragar muito rápido, mas pode funcionar como protótipo

Please Acessar ou Registrar to join the conversation.

Mais
3 meses 2 semanas atrás #3285 por RichardVega
Sim, as baterias são recomendadas. Elas armazenam energia solar para uso contínuo, garantem estabilidade de tensão e protegem contra variações de carga, sendo essenciais para sistemas off-grid que alimentam veículos elétricos.

Please Acessar ou Registrar to join the conversation.

Mais
2 meses 2 semanas atrás #3295 por BrandonMartinez
Sim, a bateria é necessária para armazenar energia e garantir um fornecimento estável e confiável no sistema de energia solar off-grid.

Please Acessar ou Registrar to join the conversation.

Tempo para a criação da página:0.138 segundos
Powered by Fórum Kunena