× Dúvidas sobre produtos comercializados pela Neosolar Energia.

Duvída técnica a respeito do invesor solar PVI-3.0-TL-OUTD da ABB

  • Rafael
  • Avatar de Rafael Autor do Tópico
  • Offline
  • Novato
  • Novato
Mais
9 anos 2 meses atrás #499 por Rafael
Boa tarde pessoal. Este é o meu primeiro tópico aqui. Espero aprender e contribuir com todos vocês.
Estou com uma dúvida a respeito do inversor PVI-3.0-TL-OUTD da ABB (antes era da Power One) e espero que alguém possa me ajudar.
No datasheet deste inversor existe uma informação de que ele só aceita 2000W por entrada MPPT (ele possui duas entradas). Acontece que estou querendo comprar um kit que contém 12 painéis de 255W ligados em uma única string (portanto, uma única entrada MPPT). Os 12, juntos, somam 3060W. Minha dúvida é se realmente posso ligar os 12 em uma única entrada, levando em conta que o datasheet limita a entrada em 2000W.
Além disso, o datasheet diz que a máxima corrente de entrada de curto-circuito dos painéis é 12,5A. O painel possui corrente de curto de 9A, mas com o fator de segurança essa corrente vai para quase 14A. Isso também não seria um problema para ligar na entrada MPPT?
Alguém pode me ajudar com esses questionamentos, por favor?

Please Acessar ou Registrar to join the conversation.

Mais
9 anos 1 mês atrás #502 por Raphael Pintao
Chará Rafael, vamos lá!

Não conheço em detalhes seu inversor, então vou me basear nas suas informações, ok?

Se o limite é de 2000W, você não pode ligar 3000W, o fabricante não diria isso se não fosse verdade.

O que vc vai fazer é dividir os painéis em 2 strings. Se possível deixe as duas iguais, mas isso não é mandatório quando for ligar em 2 MPPTs distintos. Como seu inversor é de 3000 e o limite do mppt é 2000, concluo que tem pelo menos 2 MPPTs.

Então, a solução "desejável" seriam 2 strings de 6 módulos, 1 para cada MPPT.

Atente-se apenas para os limites de tensão, mínimo especialmente. Precisa ver se 6 painéis, com descontos de temperatura, serão suficientes pra startar e manter o fucnionamento.

Quanto à corrente, sem preocupação pois o máximo que o painel atinge é o curto circuito, nunca vai passar de 9A, a menos que ligue em paralelo (que não é o seu caso, tudo fica em série). Não entendi o que é o seu fator de segurança, mas não vejo problemas com corrente se mantiver os 9A de Isc

Ficou claro?

Espero ter ajudado!
The following user(s) said Thank You: Rafael

Please Acessar ou Registrar to join the conversation.

  • Rafael
  • Avatar de Rafael Autor do Tópico
  • Offline
  • Novato
  • Novato
Mais
9 anos 3 semanas atrás #533 por Rafael
Cara, muito obrigado pela resposta.

Na verdade, eu entrei em contato direto com a ABB e obtive minha resposta. Vou deixar aqui, inclusive, para intuito de conhecimento da galera ou se alguém tiver a mesma dúvida futuramente.
O inversor possui entrada MPPT de 2000W, mas não tem nenhum problema em colocar os 3000W que ele aceita em uma única entrada, pois, internamente, o equipamento possui um jumper que paralela as duas entradas. Isto significa que, no final das contas, tanto faz se passar dos 2000W (desde que não ultrapasse o limite total), já que as entradas serão conectadas internamente.
Eu só não entendo para que colocar essa informação no datasheet e no manual do equipamento se, no final das contas, não faz a mínima diferença. vai entender essas fabricantes! Ao invés de facilitar...

Mas é isso aí. Sanei a dúvida diretamente com a equipe técnica da ABB, por isso acho que a resposta é bem confiável.
Valeu!!

Please Acessar ou Registrar to join the conversation.

Mais
8 anos 11 meses atrás #578 por Raphael Pintao
Chará, tdo bem?

Obrigado por compartilhar a resposta da ABB.

Honestamente, me parece bem estranho... Eu no seu lugar checaria mais a fundo, mesmo tendo questionado o próprio fabricante, ou pediria por escrito, caso venha a ter problemas.

Alguém teve que pensar no que colocar no datasheet e decidiu colocar isso.. em principio confio mais nessa pessoa do que no que te falaram!! hehehe

Ok isso de jumpear, é o que comentei sobre dividir e que eventualmente ele faz esse jumpo ou união internamente. Mas se isso é antes do MPPT (se for único) e há um limite.. o limite deveria ser respeitado..

Nos conte depois se tiver novidades ou instalar!!

abs

Please Acessar ou Registrar to join the conversation.

Tempo para a criação da página:0.111 segundos
Powered by Fórum Kunena