Fonte chaveada

  • FABIO LUIZ ROCHA
  • Avatar de FABIO LUIZ ROCHA Autor do Tópico
  • Offline
  • Novato
  • Novato
Mais
5 anos 2 semanas atrás - 5 anos 2 semanas atrás #2648 por FABIO LUIZ ROCHA
Olá a todos os membros do fórum, estou iniciando meu primeiro projeto, é para uso em minha residência, tenho uma Fonte chaveada 12v 50 Ampéres, um controlador pwm 30 Ampéres, uma bateria Freedom Df3000 é um inversor que comprei nesses sites chineses.
O inversor eu já testei com a bateria do carro e suporta bem o que eu quero 1 TV de 58" , 1 decodificador net , 1 roteador Wi-Fi e 3 lâmpadas led segurou muito bem,
Minha dúvida é se posso usar a Fonte chaveada no lugar do painel solar ? Pois de início quero apenas um backup em falta de energia, já liguei tudo mas percebi que a Bateria não está sendo carregada mesmo chegando 13 volts nos polos , pôde ser configuração do controlador pwm?
Anexos:
Última Edição: 5 anos 2 semanas atrás por FABIO LUIZ ROCHA. Razão: Anexos de ma qualidade

Please Acessar ou Registrar to join the conversation.

Mais
5 anos 2 semanas atrás #2649 por Luis Filho
bom dia Fábio tudo bem?
interessante esse seu projeto, porém,
por que de se utilizar controlador de carga sendo que a fonte já fornece o nível de tensão constante?

Please Acessar ou Registrar to join the conversation.

  • FABIO LUIZ ROCHA
  • Avatar de FABIO LUIZ ROCHA Autor do Tópico
  • Offline
  • Novato
  • Novato
Mais
5 anos 2 semanas atrás - 5 anos 2 semanas atrás #2650 por FABIO LUIZ ROCHA
Por isso mesmo , a Fonte é constante e não controla a carga, apenas fornece o valor de tensão, e o controlador faz flutuação de carregamento, porém não estou acertando a configuração do controlador
Última Edição: 5 anos 2 semanas atrás por FABIO LUIZ ROCHA.

Please Acessar ou Registrar to join the conversation.

Mais
5 anos 2 semanas atrás #2652 por Gabriel Araújo
Bom dia Fabio,

Provavelmente, o problema está na tensão da fonte. Como regra geral em Controladores de Carga PWM, considera-se que o painel fotovoltaico deve fornecer 1,5x a tensão nominal das baterias para poder efetivamente carregá-las. Portanto, num sistema 12V usa-se painéis solares que forneçam 18V em condições de operação - normalmente, painéis de 36 células. Em sistemas 24V, os painéis precisam fornecer 36V (2 painéis de 36 células em série ou 1 painel de 72 células), e por aí vai. É com esta faixa de tensão que os controladores PWM trabalham. Tente colocar a fonte em 18V, e veja se o sistema funciona.

Espero ter ajudado!

Atenciosamente,
Gabriel Araujo

Please Acessar ou Registrar to join the conversation.

  • FABIO LUIZ ROCHA
  • Avatar de FABIO LUIZ ROCHA Autor do Tópico
  • Offline
  • Novato
  • Novato
Mais
5 anos 2 semanas atrás - 5 anos 2 semanas atrás #2653 por FABIO LUIZ ROCHA
Ok desde já agradeço pela atenção.
A fonte fornece até 15.5v até 50 Amp. configurei para esse máximo é percebi que a Bateria esquentou e começou a ferver, reduzi novamente para 13V. acredito que deve ser alguma configuração do controlador ou mesmo a Bateria que já não está mais aguentando,
Última Edição: 5 anos 2 semanas atrás por FABIO LUIZ ROCHA.

Please Acessar ou Registrar to join the conversation.

Mais
5 anos 2 semanas atrás #2654 por Gabriel Araújo
Neste caso, é provável que seja o controlador mesmo. Os controladores PWM deveriam suportar esta faixa de tensão. Os controladores 12V da EPEVER, por exemplo, suportam até 30V de tensão de circuito aberto nos painéis.

Atenciosamente,
Gabriel Araujo

Please Acessar ou Registrar to join the conversation.

Tempo para a criação da página:0.153 segundos
Powered by Fórum Kunena