Painel solar

  • Otoniel
  • Avatar de Otoniel Autor do Tópico
  • Offline
  • Novato
  • Novato
Mais
5 anos 9 meses atrás #2361 por Otoniel
Olá, sou o Otoniel , técnico em eletrônica.
Realizei uma troca com um amigo em um painel solar de 189W e um sistema de carregamento com uma bateria de 17Ah.
Gostaria saber sobre esse equipamento se alguém conhece, sei que é chines, a Placa fotovoltaica é policristalino e gera um tensão de 20V em média no sol do meio dia.
Ela esta sem a etiqueta de especificações , mais pelo que verifiquei por aqui em lojas do ramo , creio que a corrente gerada é em torno de 5.8Ah.
Quando peguei o sistema , vi que possuia 2 diodos retificadores opostos, de 10A para polarizar , no fio que vinha do painel solar,segundo informações que obtive, era para proteção do circuito, mais no meu ponto de vista são opositores a corrente elétrica, gostaria de saber se está correta a afirmação.
Tenho algumas duvidas sobre o sistema off grid, o qual gostaria de instalar na minha residencia, com lampadas de 12v, sem uso de inversores, apenas para iluminação.
Usarei em torno de 15 lampadas de 12v/8W marca G Light Led , Gostaria de saber se apenas essa placa que possuo será o suficiente, e o numero de baterias, para usar no sistema, no caso o consumo total não ultrapassará de 150W.
Segue as fotos do regulador e do painel.
obrigado a todos.

Please Acessar ou Registrar to join the conversation.

  • Otoniel
  • Avatar de Otoniel Autor do Tópico
  • Offline
  • Novato
  • Novato
Mais
5 anos 9 meses atrás #2362 por Otoniel
Segue fotos do controlador e do painel.
Medidas do painel : 1,70m x 0,70m
Painel em silício policristalino.
Potencia: 189W / 200W
Volts: 22v em sol quente em aberto.
Obrigado,
Anexos:

Please Acessar ou Registrar to join the conversation.

Mais
5 anos 9 meses atrás #2363 por Raphael Pintao
Otoniel,

Me parece que o seu dimensionamento está bastante equivocado, mas não dá pra dizer sem saber as horas de uso de cada equipamento.
A potencia da placa e dos equipamentos não tem nenhuma relação direta. Você deve balancear a energia produzida com a energia consumida.
Já a bateria precisa ter pelo menos 4x a energia consumida em média por dia. Ex: consumo = 30Ah/dia, precisa de uma bateria de 120Ah/dia. Isso garante um nível adequado de descargas diárias.

Você pode fazer algumas simulações no site da neosolar, pra ter uma melhor ideia
segue o link
www.neosolar.com.br/simulador-solar-off-...uladora-fotovoltaica

Please Acessar ou Registrar to join the conversation.

Tempo para a criação da página:0.077 segundos
Powered by Fórum Kunena