Placas Solares - Vmax e Imax do sistema

  • Rafael Augusto
  • Avatar de Rafael Augusto Autor do Tópico
  • Offline
  • Novato
  • Novato
Mais
8 anos 11 meses atrás #567 por Rafael Augusto
Bom dia,

Tenho uma dúvida referente aos valores máximos de tensão e corrente das placas solares.
Tomando como base o produto Painel Solar Fotovoltaico Yingli YL250P 29b (250Wp), cujo mesmo possui as características abaixo:
Voltagem de Máxima Potência (Vm) : 30,4Volts
Corrente de Máxima Potência (Im): 8.24 Amps
Voltagem Máxima do Sistema: 1000 Volts
Corrente Máxima do Sistema: 15 Amps

efetuando associações série/paralelo, a associação não pode ultrapassar 1000V nas séries e 15A nos paralelos ?
sendo assim, não é possível realizar um paralelo das placas, pois se o fizer excede os 15A(8,24+8,24=16,48A)?

Espero que possam me ajudar, Obrigado

Please Acessar ou Registrar to join the conversation.

Mais
8 anos 11 meses atrás #575 por Raphael Pintao
Rafael, tudo bem?

Com relação aos 1000V, é isso, não pode ultrapassar 1000V. Nos EUA seria 600V geralmente, porque muda a normativa e o mesmo painel pode ir até um limite ou outro.

Com relação à corrente, acho que você se confundiu. Não 15A de corrente máxima no sistema, é 15A de corrente máxima reversa ou máxima nominal do fusível, justamente pra proteger contra esse retorno. Seria dizer que o painel suporta uma corrente reversa +- igual a uma série do mesmo painel (visto que 15A não dá pra duas séries. Se houver alguma falha em uma série única, não terá problemas, se forem várias séries em paralelo, eventualmente poderá ter problemas ou queimará o fusível se houver um curto ou algo do tipo. Não costuma ser uma preocupação se tiver cuidado com as proteções e instalação.

O limite da série também não costuma ser problema pois os próprios inversores já são feitos considerando este limite e você fica limitado a um máximo de painéis em série. (que por fim é <1000V)

Abraço,
Raphael

Please Acessar ou Registrar to join the conversation.

Tempo para a criação da página:0.134 segundos
Powered by Fórum Kunena