Duvida Sistema OnGrid sem Bateria

  • Fernando Ramos
  • Avatar de Fernando Ramos Autor do Tópico
  • Offline
  • Novato
  • Novato
Mais
6 anos 3 meses atrás #2273 por Fernando Ramos
Olá Pessoal, estou analisando a implantação de um sistema de geração de energia solar e minhas dúvidas são a seguinte:

1º - Posso montar um sistema que gere energia e injete direto na rede da concessionária , e efetuasse somente a troca de creditos pelos kwh consumidos? Neste caso com a troca do medidor quem paga o custo eu ou a concessionária?

2º - É possível montar um sistema solar que funcione em paralelo com a rede da concessionária, tipo consumiria toda a energia gerada e utilizaria o restante da concessionaria para atender minha demanda. exemplo tipo tenho um computador que consome 500w poderia pegar 200 solar e 300w da concessionária, tipo ao mesmo tempo.

Meu objetivo seria economizar por não utilizar nenhuma bateria, que são realmente muito caras.

Obrigado pela atenção.

Please Acessar ou Registrar to join the conversation.

Mais
6 anos 3 meses atrás - 6 anos 3 meses atrás #2290 por Bruno Palos
Olá Fernando,

Respondendo suas perguntas:

1. Sim, você pode montar um sistema que gere energia e faça a injeção da energia gerada na rede da concessionária. No entanto, para montar um sistema é necessário que sua carga instalada seja menor que a potência disponibilizada pela concessionária.
Sobre o medidor, a distribuidora é responsável por adquirir e instalar o sistema de medição, sem custos para o acessante no caso de microgeração distribuída, ou seja, central geradora de energia elétrica com potência instalada menor ou igual a 75 kW.

2. Sim, é possível montar um sistema solar fotovoltaico paralelo a rede da concessionária. Você pode conhecer mais sobre este assunto neste link: Sistemas Conectados à Rede

Caso tenha interesse, no site da NeoSolar é possível fazer uma simulação de geração de energia por sistema solar fotovoltaico. Este tipo de sistema é a melhor forma de economizar na sua conta de energia elétrica.
Neste link você pode simular a geração: Simulador Solar

Espero ter ajudado.
Abs
Última Edição: 6 anos 3 meses atrás por Bruno Palos.

Please Acessar ou Registrar to join the conversation.

Tempo para a criação da página:0.114 segundos
Powered by Fórum Kunena