Painel solar desligando no sol alto

  • Thiago
  • Avatar de Thiago Autor do Tópico
  • Offline
  • Novato
  • Novato
Mais
11 meses 1 semana atrás #3139 por Thiago
Olá!
Tenho um painel 155w monocristalino num controlador MPPT 20A da PowMr.
Até umas 10 da manhã ele consta como carregando a bateria certinho (18-20v), mas no sol alto (entre 11 e 14 horas) não há voltagem e o controlador fica com um ícone de lua (dando a entender que está de noite, sem geração).
Estou usando cabos de 2,5mm do painel até o controlador, numa distância de uns 5 metros.

Seria o superaquecimento ou outro fator?
Grato desde já.

Please Acessar ou Registrar to join the conversation.

Mais
11 meses 1 semana atrás #3141 por Raphael Pintao
Thiago,td bem?

Os cabos parecem subdimensionados, mas não deveria causar esse efeito, em principio.

Por precaução, eu checaria o painel desconectado, só pra ter certeza que não tem um problema nele (provavelmente não tem). Mede o Voc e o Isc e veja se faz sentido.

O controlador parece ok, 20A dá tranquilo. Mas o controlador de carga PowMr. não é muito bom se comparado com Morningstar, Epever ou Victron, por exemplo....

O que me veio a cabeça é se não tem algum problema com timer. (que regula ligar/desligar para algumas aplicações)
Não sei se esse controlador tem essa funcionalidade, mas poderia ter problema nessa configuração.

abs
The following user(s) said Thank You: Thiago

Please Acessar ou Registrar to join the conversation.

  • Thiago
  • Avatar de Thiago Autor do Tópico
  • Offline
  • Novato
  • Novato
Mais
11 meses 1 semana atrás #3143 por Thiago
Descobri o problema.
Visto que os cabos são de 2,5mm (e não de 4mm, como recomendado), o conector MC4 fêmea do polo negativo ficava com folga e ocasionava no mal contato como macho do negativo. Estranhamente isso acontecia só no sol alto. Talvez o vento fazia isso.
De qualquer forma, obrigado pelas sugestões!

Please Acessar ou Registrar to join the conversation.

Mais
11 meses 1 semana atrás #3144 por Raphael Pintao
excelente Thiago!
Se tiver mais dúvidas vai mandando por aqui!
abs

Please Acessar ou Registrar to join the conversation.

Tempo para a criação da página:0.196 segundos
Powered by Fórum Kunena