Diferença entre Inversor x Microinversor

Mais
5 anos 5 meses atrás #2508 por ANDRE DO VALE
Bom dia. No tocante a esse tópico eu gostaria apenas de saber quais as DESVANTAGENS do microinversor em relação ao inversor de parede? Ouvi relatos de que eles, além de imporem uma elevação no preço final do sistema, ainda "queimam" com maior facilidade do que o inversor convencional. Grato

Please Acessar ou Registrar to join the conversation.

Mais
5 anos 5 meses atrás #2510 por Gabriel Araújo
Boa noite André!

As desvantagens dos microinversores são os pontos destacados como vantagens dos inversores string:

- Menor eficiência em relação aos inversores string
- Maior custo final do sistema (com exceção de sistemas muito pequenos)
- Maior custo dos cabos
- Maior perda de energia nos cabos
- Maior dificuldade de manutenção, por a instalação ser sobre o telhado, enquanto que inversores string são instalados em local visível e de fácil acesso

Sobre eles queimarem com mais facilidade, este já é um ponto que não sei informar. O argumento do vendedor realmente faz sentido (de que os microinversores estão expostos a maiores temperaturas), mas como possuem garantia mais longa e foram feitos para ficar sobre o telhado, imagino que este ponto já tenha sido considerado na vida útil. Porém, como não conheço instalações de mais de 10 anos para ver como se comportou, realmente não sei informar.

Espero ter ajudado!

Atenciosamente,
Gabriel Araujo

Please Acessar ou Registrar to join the conversation.

Mais
5 anos 2 meses atrás #2569 por Alex
Raphael Pintao, aprendi muito com você enquanto estudava para abrir minha empresa de engenharia e atuar na área de energia solar e continuo aprendendo. Muito obrigado por compartilhar seu conhecimento de forma simples e educada.

Sou formado em engenharia elétrica a 1 ano e abri minha empresa de engenharia elétrica, não de energia solar apenas. Já estamos com 23 sistema instalados e funcionando perfeitamente, todos com inversores string.

De uns 3 meses pra cá energia solar estourou na minha cidade, havia 2 empresas, hoje tem mais de 8 e varias e varias pessoas montando de forma autônoma, eletricistas e até mesmo agentes da concessionaria local (CEMIG). Até ai tudo bem, capitalismo, livre mercado. É até bom pois divulga mais e o crescimento mostra que realmente é bom.

Mas vamos ao assunto.

Há algumas empresas na cidade e região fazendo a cabeça das pessoas sobre micro inversor falando que é a melhor coisa e inversor "de parede" como eles chamam está ultrapassado. Eu sei que isso é tudo questão de venda e que nem tudo que eles alegam e verdade. Já li suas postagens até mesmo nesse tópico explicando muitíssimo bem sobre micro. O que me motivou a vir ao forum trocar essa ideia com você os os participantes é que a empresa Ecori, voltada em micros que não é uma empresa pequena, afirma no seu proprio site que MLPE produz até 25% mais energia que o sistema tradicional. Há sistemas grandes aqui na cidade montados com micro, da ordem de 30kWp (grande demais pra se usar micro a meu ponto de vista).

Você tem alguma opinião ou algo para compartilhar a respeito dessa informação da Ecori?
Vou deixar o link aonde ela compara micro vs string. Inclusive eles falam questão de segurança do string trabalhar em "alta tensão" -.-'
www.ecorienergiasolar.com.br/sistemas/apsystems

Abraço Raphael, aguardo sua resposta.

Please Acessar ou Registrar to join the conversation.

Mais
5 anos 2 meses atrás #2577 por armando
Boa Noite, acompanhando as discussões e as ótimas colocações a respeito da diferença entre Inversores e Microinversores me veio uma duvida...tenho um sistema de 2.65kwp instalado com Inversor Fronius Primo 3.0 e gostaria de aumentar meu sistema porém gostaria de utilizar nesse aumento o micro inversor, como fica a instalação nesse caso? eu conecto os micros normalmente na rede diretamente ou necessito conectá-lo com a string? e o projeto deverá ser refeito todinho ou somente do aumento? desde já agradeço a atenção.

Please Acessar ou Registrar to join the conversation.

Mais
5 anos 2 meses atrás #2578 por Alex
Boa noite. O fronius primo de 3kW tem 2 MPPT e vc pode instalar nele até 3,96 kWp (considerando placas de 330Wp). Te aconselho a aumentar as placas no inversor fronius, dessa forma vc irá melhor até o rendimento dele. Há estudos que mostram que um inversor trabalhando com um sobredimensionamento o sistema em si rende mais.

Mas se vc vai aumentar a potencia do sistema em mais de 1,3kW, então vc irá precisar de por micro. Meu conselho é aumente o sistema até o limite do inversor e se necessário acrescente o restante com micro inversor. Dependendo da quantidade do aumento, pode ser viável até outro inversor. Referente a conexão, o novo sistema com micro vai trabalhar independente do sistema atual, então vai conecta-lo a rede independente do sistema atual.

A parte da homologação, não sei te afirmar com certeza, pelo meu conhecimento, vc teria que mandar outro projeto contando o sistema inteiro, o antigo mais o novo.

Por favor, não esqueçam minha msg ali em cima ;D

Please Acessar ou Registrar to join the conversation.

Mais
5 anos 2 meses atrás - 5 anos 2 meses atrás #2579 por armando
ah sim entendi, obrigado pela resposta, mas no caso o meu sistema utiliza painéis de 265w tem algum problema se utilizar a potencia máxima do inversor com painéis de 330w? ou devo apenas observar a capacidade máxima em amperes? e no caso apenas do aumento do números de painéis até a potencia máxima do inversor é preciso refazer o projeto tbm?
Última Edição: 5 anos 2 meses atrás por armando.

Please Acessar ou Registrar to join the conversation.

Tempo para a criação da página:0.097 segundos
Powered by Fórum Kunena