Problemas no Inversor KSTAR KSG 5KDM

Mais
5 anos 6 meses atrás #2458 por Deny
Então nesse ponto aqui.
2 - Minha tensão nominal é de 220V, sendo a mínima de 201V e a máxima de 231V, conforme consta na conta de energia.
Temos um problema , jamais deveria ter passado do 231V, na rede da concessionária.
Vc chegou a checar a tensão no padrão e no QDL , geralmente entre fases quanto fica ?

Abs

Please Acessar ou Registrar to join the conversation.

  • Leonardo Henrique de Brito Cavalcanti
  • Avatar de Leonardo Henrique de Brito Cavalcanti Autor do Tópico
  • Offline
  • Novato
  • Novato
Mais
5 anos 6 meses atrás #2459 por Leonardo Henrique de Brito Cavalcanti
Oi Deny!!!
O inversor no display mostra a Tensão CA, Corrente CA, Tensão e Corrente CC, frequência e etc... Já observei que a tensão CA que marca no inversor é a mesma que marca nas tomadas internas da casa e também é a mesma que marca no Disjuntor Geral que sai do medidor.
O que vc chama de padrão?? O disjuntor do medidor???- esse eu já medi e é igual ao inversor
O que é QDL??
Como marcar tensão entre fases, se sou monofásico??

Um abraço!!!

Please Acessar ou Registrar to join the conversation.

Mais
5 anos 6 meses atrás #2461 por Deny
Leonardo beleza,

Apesar de ser monofásico, o que quiz dizer , era quanto estava a tensão entre fases , Neutro, Fase (N,F) , ou Fase,Fase(F,F) - pelo que vc disse que já mediu está igual a do inversor 242V, que é o limite do inversor, mas não é o limite da sua instalação que é 231V, segundo sua conta da concessionária, correto?

Nesse caso, cheque junto com a concessionária se essa informação está correta, correspondente com sua conta, caso contrário abra um chamado com a concessionária para chegar o seu padrão de entrada (Caixa principal de entrada da edificação), recomendo ver junto ao vizinho se essa tensão 242V existe , nesse ponto terá argumentação para conversar junto a concessionária.

Se os pontos acima forem positivos, ajuste no inversor nesse momento não irá resolver o problema, pois se há a possibilidade de ser uma anomalia, quando esse quadro normalizar o problema voltará como fez menção o Pintão.

Agora, se confirmado que a faixa 242V é o normal, precisa checar com a concessionária em qual faixa mínima e máxima está sendo entregue na sua edificação, pois a apresentada, está fora do que está descriminado em sua conta.

Na dúvida é melhor esperar e levantar todas essas informações, para um bom funcionamento do sistema e evitar avaria em curto prazo.

Abs.

Please Acessar ou Registrar to join the conversation.

  • Leonardo Henrique de Brito Cavalcanti
  • Avatar de Leonardo Henrique de Brito Cavalcanti Autor do Tópico
  • Offline
  • Novato
  • Novato
Mais
5 anos 6 meses atrás #2462 por Leonardo Henrique de Brito Cavalcanti
Oi Deny, boa noite!!! Vou pontuar os tópicos;
Como informei anteriormente, fiz a medição tanto nas tomadas internas da casa e no disjuntor da entrada da rede que fica logo abaixo do medidor de energia e elas coincidem com a tensão que marca no display do inversor. A tensão da minha casa não fica direto em 242V, ela fica variando dependendo da intensidade do sol, ou seja, pela manhã por exemplo que o sol ainda está sem intensidade, quando a potencia acusa 800W muitas vezes ela está em 225,226,227,228,230, 231,enfim, varia muito. Quando a insolação está a todo vapor, por volta das11:30 até às 14:30, é quando por vezes seguidas a tensão alcança 242V e o inversor é obrigado a desconectar por conta da norma técnica. Ou seja, a tensão máxima permitida pela ANEEL para conexões de 220V é de 231V aí nesse caso ela passa 11V. Nesse momento(242V), o inversor desconecta e quando olho no display está em torno de 227, 228V(desconectado)

Ontem à noite às 20:50h medi a tensão e estava em 226V, ou seja, dentro da flutuação(201-231).Como já disse, solicitei uma medição gráfica da rede pra ver se realmente está com tensão elevada, pois ser noite, deveria está mais baixa em virtude da demanda do período noturno ser mais elevada, ou seja, mais luzes, ar condicionados, chuveiros elétricos, enfim, mais carga.

Agora, esperar a medição gráfica pra ver o que o relatório vai dizer!!! Depois mando um vídeo com os valores da tensão no display do inversor!!!

Grande abraço!!!

Please Acessar ou Registrar to join the conversation.

  • Leonardo Henrique de Brito Cavalcanti
  • Avatar de Leonardo Henrique de Brito Cavalcanti Autor do Tópico
  • Offline
  • Novato
  • Novato
Mais
5 anos 6 meses atrás #2464 por Leonardo Henrique de Brito Cavalcanti

Deny escreveu: Então nesse ponto aqui.
2 - Minha tensão nominal é de 220V, sendo a mínima de 201V e a máxima de 231V, conforme consta na conta de energia.
Temos um problema , jamais deveria ter passado do 231V, na rede da concessionária.
Vc chegou a checar a tensão no padrão e no QDL , geralmente entre fases quanto fica ?

Abs


Oi Deny, como tinha falado, estou te mandando estes dois arquivos. A tensão que eu medi na tomada da minha casa e a outra os limites de tensão da conta de energia.
Anexos:

Please Acessar ou Registrar to join the conversation.

  • Leonardo Henrique de Brito Cavalcanti
  • Avatar de Leonardo Henrique de Brito Cavalcanti Autor do Tópico
  • Offline
  • Novato
  • Novato
Mais
5 anos 6 meses atrás #2465 por Leonardo Henrique de Brito Cavalcanti

Raphael Pintao escreveu: Pessoal, td bem? vou tentar contribuir!

1) O inversor não "gera" exatamente a tensão. Ele imita (ou tenta imitar) a rede.
Por isso, em princípio, não há problemas para o inversor de trabalhar numa tensão maior ou menor se for uma tensão prevista pelo inversor

2) O inversor não vai causar um problema na rede, pelo menos nesse caso isso é muito improvável.
Estamos falando de apenas 5 kw. A menos que seja uma super ponta de rede acho muito dificil que a influência seja perceptível, mesmo em ponta de rede tb acho muito improvável. E se fosse ponta de rede provavelmente não estaria dando essa tensão.

3) Ajustar os parâmetros fora do padrão da rede é errado
Temos dois aspectos aqui:
a) pra fazer isso o correto seria comunicar a distribuidora, sem fazer isso estaria fora da norma
b) isso pode não ser muito inteligente pois se a rede voltar ao "normal" depois de algumas semanas, o que é bem comum, seu sistema voltará a apresentar problemas.
OBS: se esse for o problema, o correto seria exigir que a distribuidora ajuste a tensão da rede, ou que aprove a alteração dos parâmetros do inversor
De toda forma, não há um risco real para a rede, especialmente falando em 5kW que para rede é percebido como uma simples melhora na eficiência.

PITACO:
A- Acho que o procedimento correto é aquele indicado pelo Gabriel. Procurar o fabricante do inversor ou o vendedor/instalador. Se o instalador não resolveu tente falar com o fabricante. Pela nossa experiência com centenas de projetos, a probabilidade maior é de problema na instalação ou configuração;

B- Verifique se os cabos estão corretamente dimensionados. E isso deve respeitar as instruções do fabricante do inversor também, não apenas uma tabela de bitola de cabos convencional. O inversor procurar entregar na ponta a tensão da rede. Pra fazer isso, ele eleva a tensão na saida do inversor para compensar a queda nos cabos. Se a queda não for aquela esperada a tensão no inversor subirá muito e ele vai dar mensagem de tensão AC elevada.
Ou seja, mesmo sendo essa a mensagem, eventualmente o problema nem é na rede AC, mas na instalação ou dimensionamento dos cabos...

De toda forma minha recomendação real é o pitaco A.

Espero ter ajudado!!

abs


Raphael, boa noite!!!

Quando há injeção de tensão na rede, produzida pelas placas solares, não há alteração na rede da concessionária não??

O cabos que saem das placas, passam pelas strings e se conectam no inversor e chegam na rede da concessionária, são cabos solares com duplo isolamento de 6mm para tensões de 1000V.

Onde poderia ser o problema da instalação??

Pode ser nas conexões das placas solares no telhado?? São dois conjuntos de 8 placas cada.

A empresa que instalou esse meu sistema, tem mais de 20 SFCR trabalhando com essa marca de inversor e todos funcionam como devem. Inclusive, já trocamos até o inversor por outro, pra eliminar a suspeita de problemas no inversor, pois os dois apresentam os mesmos problemas!!! Já não sei mais o que fazer pra solucionar o problema da elevação da tensão.

Please Acessar ou Registrar to join the conversation.

Tempo para a criação da página:0.100 segundos
Powered by Fórum Kunena