BYD

Sobre a Marca

Especializada em soluções de energia limpa, a BYD é uma multinacional reconhecida pela pela inovação. São mais de  220 mil funcionários distribuídos em mais de 30 fábricas ao redor do globo (sendo 20 mil engenheiros pesquisadores que já desenvolveram acima de 24 mil patentes em diferentes linhas de produção relacionadas às fontes sustentáveis de energia). 

No Brasil, a BYD abriu sua primeira fábrica em 2015 para produção de chassis de ônibus elétricos e comercialização de veículos e empilhadeiras em Campinas, interior de São Paulo. Em abril de 2017, inaugurou sua segunda planta, para produção de módulos fotovoltaicos, consolidando-se como uma das líderes desse mercado no país.

O nome da empresa é a sigla de "Build Your Dreams" ("Construa Seus Sonhos" em tradução livre), um mote que reflete o espírito do grupo de investir na construção de um mundo melhor por meio da evolução das fontes de energia renovável.

Com a fábrica instalada em Campinas, a BYD do Brasil atingiu em 2019 a marca de mais de 1,3 GWp de módulos solares fornecidos, correspondendo a quase um terço do mercado nacional, que alcançou a marca de 3 GWp instalados (sendo 1,0 GWp somente em geração distribuída), conforme projeção da Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica (ABSOLAR) baseado em dados na Aneel.



Sistema de armazenamento de energia opera com usina fotovoltaica
A BYD está envolvida na operação do primeiro sistema de armazenamento de energia em larga escala do país junto a uma usina fotovoltaica, com potência máxima de 1,26 MVA e capacidade de armazenamento de 1,36 MWh, que já é realidade em Uberlândia, no Triângulo Mineiro. A iniciativa é fruto de uma parceria entre a Cemig e a Alsol Energia Renováveis, com baterias BYD.

Fabricação de baterias
Além de contar com a tecnologia de baterias de Fosfato de Ferro Lítio (LIFEPO4) a BYD é líder mundial na fabricação de baterias. A empresa disponibiliza diversos modelos de baterias para as diferentes necessidades do mercado, para o sistemas On Grid e Off Grid, sendo aplicadas nas áreas urbanas, rurais, indústrias, comércio em geral, residências, condomínios e usinas.