EVENTO REUNIU ESPECIALISTAS E ESTUDIOSOS DO SETOR DE ENERGIA SOLAR

28 de junho de 2013
EVENTO REUNIU ESPECIALISTAS E ESTUDIOSOS DO SETOR DE ENERGIA SOLAR

Entre os dias 05 e 06 de março de 2013, aconteceu o III Workshop Inovação para o Estabelecimento do Setor de Energia Solar Fotovoltaica no Brasil. Durante o evento - que visa à consolidação de práticas positivas de iniciativas instituições públicas e privadas - empresas, agentes sociais e o poder público estiveram presentes para discutir e embasar novas ações que estimulem a utilização de energia solar.

Ao unir especialistas e profissionais que atuam nesse mercado, o 3º InovaFV deixou claro que o setor de energia fotovoltaica brasileiro encontra-se em um impasse, já que o meio acadêmico e todo o setor de serviços estão ávidos por políticas públicas e estratégias governamentais que estimulem práticas de consumo e entendimento de normas mais claras e objetivas. Já o governo federal aguarda para tomada de decisões, não conseguindo formular políticas em energia e para estimular práticas industriais, científicas e tecnológicas.

Com a resolução normativa 482, um largo passo na esfera federal foi dado para a utilização da microgeração e minigeração que possibilitam a compensação de energia elétrica, o que irá minimizar barreiras ainda existentes para a geração distribuída de pequeno porte, normalmente utilizada em residências.

Outra medida que está prestes a ser colocada em prática é a Agenda Setorial para o setor de energia solar, que visa, a priori, criar práticas políticas que fomentem a produção industrial dos itens utilizados para energia solar no Brasil.

O evento criado em 2011 já conseguiu, ao unir vários representantes do setor, avançar muito nas perspectivas de utilização de energia solar no Brasil, amparando inclusive medidas governamentais.

 
Comentários
Deixe seu comentário
Seu endereço de e-mail não será publicado