NeoSolar: Balanço 2023 e perspectivas para 2024 | Blog NeoSolar

Tela de um tablet com vários gráficos
14 de março de 2024
NeoSolar: Balanço 2023 e perspectivas para 2024 | Blog NeoSolar

Líder no segmento Off Grid, NeoSolar projeta aumento de 40% na receita em 2024 

Após crescimento de 30% em 2023, um ano difícil para o setor, distribuidora de produtos para energia solar deve diversificar para continuar crescendo em 2024

 

A geração de energia solar bateu inúmeros recordes em 2023, consolidando-se como a segunda fonte na matriz energética do Brasil e ultrapassando os 35 GW de capacidade instalada. A expectativa para 2024 é por um ano ainda mais positivo, considerando também os primeiros resultados obtidos com o início das alterações propostas pelo Marco Legal da Geração Distribuída, que influenciaram o setor desde o ano passado.


Para a NeoSolar, maior distribuidora de produtos para energia solar Off Grid do Brasil e referência no setor de transição energética há 13 anos, 2023 foi de comemoração pelo aumento de 30% no faturamento, em meio a um ano desafiador para o mercado. “Diante das mudanças regulatórias e alguns indicadores econômicos, a tendência do ano até poderia ser de queda de receita. Por isso valorizamos muito o crescimento que conseguimos, que foi resultado da diversificação de unidades de negócio que construímos ao longo de toda a nossa história”, comenta Raphael Pintão, sócio-fundador da NeoSolar. 


Entre os principais destaques do ano estão os projetos Off Grid ligados a programas de acesso à energia do governo federal, como o Luz Para Todos. Já entre as categorias de produtos, alguns dos crescimentos mais marcantes ocorreram nas vendas de kits híbridos  e baterias de lítio.


“Esse crescimento nas baterias de lítio nos animou, tanto pela questão comercial, quanto por ser uma área de nosso interesse, que terá um destaque também no crescimento de 2024, à medida em que essa tecnologia ganha cada vez mais força”, afirma Raphael Pintão.


“2023 foi importante, mas igualmente desafiador para a energia solar no Brasil. Houve uma longa retração nos primeiros meses, altas taxas de juros combinada com restrição de crédito, o que prejudicou consideravelmente algumas áreas como a geração distribuída. Sentimos uma melhora ao longo do segundo semestre de 2023 e estamos otimistas para um excelente ano, agora, em 2024”, comenta. 

Perspectivas para 2024 no mercado solar

Placas solares ao ar livre

Com tantos motivos para comemorar os resultados obtidos em 2023, a expectativa da NeoSolar para 2024 não poderia ser diferente:  as perspectivas são de um ano ainda mais promissor, com novos investimentos e ampliação dos negócios. Para isso, a empresa planeja aumentar o portfólio, e espera o crescimento sobretudo do mercado de baterias de lítio dentro da energia solar, além de uma maior participação em projetos governamentais de acesso à energia. 

“Será um ano importante para as baterias de lítio e queremos acompanhar a tendência dos sistemas híbridos, sem esquecer da nossa participação significativa em programas de acesso à energia do governo federal e forte presença no Off Grid. Além disso, é claro, também temos grandes expectativas na retomada do crescimento da Geração Distribuída, que oscilou bastante no ano passado”, projeta o executivo.

“Estamos acompanhando de perto não só as movimentações do mercado, mas também decisões mais amplas que influenciam todo o setor, como a revisão de questões tributárias e outros aspectos”, complementa.

NeoSolar - Levando energia a locais remotos

Explicação do funcionamento de um sistema solar off grid

Explicação do funcionamento de um sistema solar Off Grid

Dentro do segmento Off Grid, a NeoSolar tem ampliado nos últimos anos a participação em projetos do governo, como o Luz Para Todos, que leva eletricidade a regiões remotas. Em 5 anos, a empresa já participou da construção de 60 mil sistemas, com impacto direto na vida de 240 mil pessoas, principalmente populações ribeirinhas do Amazonas, Pará, Maranhão, Amapá e Piauí; a expectativa é atender a mais de 1 milhão de brasileiros nos próximos anos.

“Só na Ilha do Marajó, no Pará, foram cerca de 30 mil sistemas instalados. O impacto local é muito grande, de diversas maneiras. Não é só o fato de as pessoas poderem ter uma geladeira ou TV em casa. São postos de saúde e escolas que passam a funcionar a partir da chegada da energia. E ainda podemos registrar as vantagens para o meio ambiente, com a utilização de uma fonte limpa - no caso, a solar”, explica o sócio-fundador da NeoSolar, Pedro Pintão.


“Cabe destacar que a participação da NeoSolar nesses programas ocorre não apenas pela sua liderança no mercado Off Grid, mas também pelas soluções customizadas que desenvolvemos e, principalmente, pelo nosso conhecimento técnico e experiência nesse tipo de projeto”, orgulha-se.

ZTROON

Portfólio de produtos ZTROON

No ano passado, a NeoSolar apresentou ao mercado brasileiro de energia solar mais uma novidade da marca ZTROON: as bombas solares; soluções ideais para diversas aplicações Off Grid, como na agricultura, pecuária e abastecimento de água em regiões sem acesso à energia elétrica convencional. Este ano, o objetivo é alcançar a consolidação destes produtos no mercado.

Para isso, aposta na variedade da linha já que os equipamentos estão disponíveis em quatro tipos (centrífugas, helicoidais, híbridas e de superfície), com 12 diferentes modelos e a exemplo dos inversores de onda senoidal pura, também são distribuídos pela NeoSolar, que oferece ainda peças de reposição e assistência técnica especializada. 

Governança e ampliação do e-commerce

Certificação Triplo A ABSOLAR - NeoSolar

Em 2023, um marco importante para a NeoSolar foi a conquista da certificação nível AAA da Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica (Absolar), na categoria “Empresas importadoras/distribuidoras de produtos fotovoltaicos”.  A companhia foi a primeira do estado de São Paulo e uma das nove de todo o país a garantir o reconhecimento que atesta, por meio de requisitos e auditoria, a governança e a excelência para a execução de determinados serviços ou para o fornecimento de produtos.


“Investimos em digitalização e modernização da empresa. Este ano fizemos mudanças importantes no nosso e-commerce, lançamos um novo portal B2B para melhor atender aos clientes e consolidamos nossa operação de assistência técnica, muito importante para fornecedores e clientes. Ainda celebramos a retomada dos cursos presenciais e, mais uma vez, a participação na Intersolar South America, principal evento do setor de energia solar da América Latina”, afirma Raphael Pintão.


Ao longo do ano, um dos focos estratégicos da NeoSolar também foi direcionado a ações ligadas à governança, que resultou em conquistas importantes como o certificado emitido pela Great Place to Work (GPTW), consultoria global que reconhece os melhores ambientes de trabalho em mais de 90 países ao redor do mundo. Em pesquisa respondida pelos próprios colaboradores, de forma sigilosa, a NeoSolar obteve um índice acima da média nacional em temas como respeito, credibilidade, orgulho, imparcialidade e camaradagem. Dentro do mercado de energia, a empresa também foi destaque, classificada no top 20 nacional.

NeoCharge - Veículos elétricos

NeoCharge - Carro Elétrico

Seguindo o forte crescimento do setor brasileiro de mobilidade elétrica, a NeoCharge, unidade da NeoSolar dedicada a veículos elétricos e referência em soluções para recarga, também celebrou um ano de expansão em 2023, com destaque para o ritmo acelerado de crescimento no segundo semestre, quando o faturamento foi 65% superior ao do primeiro.


Para este ano, a expectativa é ainda mais promissora, por conta da previsão de alguns lançamentos como a linha de Smart Wallbox e de carregadores portáteis, que serão a grande novidade no mercado brasileiro. A empresa projeta um crescimento de 200% no faturamento e, para isso, vai investir na oferta de hardware, plataforma de gestão e na prestação de serviços.

Sobre a NeoSolar

A NeoSolar é a maior distribuidora de produtos para energia solar Off Grid do Brasil, focada em fazer da energia solar fotovoltaica uma solução viável e utilizada em todo o país. No mercado desde 2010 e uma das fundadoras da ABSOLAR, a NeoSolar oferece soluções para viabilizar a Transição Energética no país, com unidades de negócio especializadas em Energia Solar, Armazenamento de Energia e Infraestrutura de Recarga para Veículos Elétricos, com a marca NeoCharge. 

Related posts
Comentários
Deixe seu comentário
Seu endereço de e-mail não será publicado