Ligação do Inversor

  • Gustavo
  • Avatar de Gustavo Autor do Tópico
  • Offline
  • Novato
  • Novato
Mais
10 anos 4 meses atrás #143 por Gustavo
No caso da ligação de um inversor 220. Como isso seria feito a rede? Segundo o manual de instalação tenho, fase, neutro e terra.
Mas a nossa conexão 220v é feita nas duas fases. Eu ligaria o neutro do inversor em uma das fases?
Anexos:

Please Acessar ou Registrar to join the conversation.

Mais
10 anos 4 meses atrás - 10 anos 4 meses atrás #144 por Anderson
[code][color=#000000][color=#0000bb]fabel,

Tudo bom? Eu não sou profissional da área, apenas curioso. Mas creio que você não deve ligar o NEUTRO do inversor em uma das suas fases. Assim como meu micro-inversor, o seu é monofásico, ou seja, ele alimentará apenas uma das suas fases.
Escolha a que for mais apropriada para seu caso.
Na minha casa, escolhi a fase que tem equipamentos sempre ligados.
Então sua ligação será Fase para Fase(escolha uma das suas fases), Neutro para Neutro, e Terra para Terra.
Espero ter ajudado.

[]´s
Anderson[/color][color=#0000bb]fabel,[/color]
[/code]

Tudo bom? Eu não sou profissional da área, apenas curioso. Mas creio que você não deve ligar o NEUTRO do inversor em uma das suas fases. Assim como meu micro-inversor, o seu é monofásico, ou seja, ele alimentará apenas uma das suas fases.
Escolha a que for mais apropriada para seu caso.
Na minha casa, escolhi a fase que tem equipamentos sempre ligados.
Então sua ligação será Fase para Fase(escolha uma das suas fases), Neutro para Neutro, e Terra para Terra.
Espero ter ajudado.

[]´s
Anderson[/color]
Última Edição: 10 anos 4 meses atrás por Diego Rios.
The following user(s) said Thank You: Diego Rios, Raphael Pintao, Gustavo

Please Acessar ou Registrar to join the conversation.

  • Gustavo
  • Avatar de Gustavo Autor do Tópico
  • Offline
  • Novato
  • Novato
Mais
10 anos 4 meses atrás - 10 anos 4 meses atrás #147 por Gustavo
mas aluis, eu sei que parece estranho, mas esse aparelho é 220v, como faço para obter 220v??

Aqui na minha regiao, cada fase tem 127v (se eu ligar fase neutro eu estaria jogando 220v em 127v).

Até onde eu sei o modo para ligar os aparelhos 220v (como chuveiros) é este

Teria alguma pessoa da área para esclarecer a ligação desse aparelho em questão??
Anexos:
Última Edição: 10 anos 4 meses atrás por Gustavo.
The following user(s) said Thank You: Raphael Pintao

Please Acessar ou Registrar to join the conversation.

Mais
10 anos 4 meses atrás #151 por Raphael Pintao
aluis, postamos novamente sua mensagem pois não aparecia, estamos investigando o porquê.

Please Acessar ou Registrar to join the conversation.

Mais
10 anos 4 meses atrás #152 por Raphael Pintao
A resposta depende do modelo do inversor.
Como regra geral, se um inversor Fase-Neutro possui transformador ele pode ser ligado tanto Fase-Neutro quanto Fase-Fase, desde que a tensão seja aquela do inversor. Isso acontece pois com o transformador há isolamento e as fases não serão um problema. Neste caso, portanto, seja 220-Neutro(=220) como 127-127(=220), ambos funcionarão.

Já para um inversor sem transformado esta regra muda e ele poderá se perder com as fases e a relação deve ser respeitada, seja Fase-Neutro como Fase-Fase.

No entanto, como em toda regra, há exceções e os manuais e/ou o fabricante devem ser consultados.

Da SMA, por exemplo, os modelos antigos seguem esta regra, mas alguns dos mais novos já podem ser ligados em Fase-Fase, mesmo sem transformador (ainda que seja originalmente Fase-Neutro)

Já os inversores da Fronius, mesmo com transformador, tem recomendação do fabricante de não desrespeitar a configuração Fase-Neutro, quando for este o caso.

abs,
Raphael
The following user(s) said Thank You: Marcus Vinícius Koerich

Please Acessar ou Registrar to join the conversation.

  • Marcus Vinícius Koerich
  • Avatar de Marcus Vinícius Koerich
  • Offline
  • Novato
  • Novato
Mais
9 anos 11 meses atrás #264 por Marcus Vinícius Koerich
Raphael,

E nesse caso do inversor da Fronius que não recomenda ligar fase - fase o que fazer?

Estando com 3 sistemas cuja tensão da rede é 127V, como ligar 3 inversores monofásicos de 220V? Fase-Fase AB AC e BC? Neste caso haveria alguma proteção entre as fases? Ouvi dizer que deveria haver 1 x disjuntor AC por par de fases de saída do inversor. Como dimensionar?

Abraço e agradeço pelas suas respostas

Please Acessar ou Registrar to join the conversation.

Tempo para a criação da página:0.149 segundos
Powered by Fórum Kunena